Escola a tempo inteiro e formação docente: qual o contributo no desenvolvimento de competências das crianças em idade pré-escolar da Região Autónoma da Madeira (RAM)?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Maria do Carmo Fernandes Góis
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1602
Resumo: A Educação Pré-escolar é um pilar fundamental no desenvolvimento de competências das crianças, sejam elas científicas, sociais ou pessoais. Neste contexto, surge a escola como entidade que pressupõe uma complexa organização, com responsabilidades educativas e sociais. Dentro desta linha de pensamento, foram criadas, na Região Autónoma da Madeira, as Escolas a Tempo Inteiro, numa tentativa de inovar o modelo de escola de primeiro ciclo até então existente, e com o objectivo responder às necessidades das famílias e combater as assimetrias sociais. Esta nova realidade pressupõe, por parte de toda a comunidade educativa e em particular dos docentes, uma adaptação pessoal e profissional. Assim, constitui objectivo principal deste estudo abordar a organização e o funcionamento da Educação Pré-escolar no contexto da Escola a Tempo Inteiro (ETI) na Região Autónoma da Madeira (RAM), bem como a formação inicial e contínua dos docentes que leccionam nessas escolas, por forma a reflectir sobre o contributo destes factores no desenvolvimento de competências dos alunos. O plano metodológico para a realização deste estudo passou por um enquadramento teórico, onde se procurou entender a problemática proposta, no âmbito da ETI, da formação docente e das competências a desenvolver na Educação Pré-escolar. Do ponto de vista metodológico, esta investigação foi desenvolvida numa metodologia qualitativa com características etnográficas e teve como objectivo compreender a perspectiva dos docentes em relação a esta temática. O estudo empírico centrou-se numa Escola a Tempo Inteiro do Concelho do Funchal, e foram utilizados como instrumento de recolha de dados oito entrevistas e observação participante numa sala de Educação Préescolar. Os resultados da investigação sugerem que a Escola a Tempo Inteiro propicia condições facilitadoras para o desenvolvimento de competências das crianças em idade Pré-escolar. Contudo, destacam a necessidade de se repensar o tempo excessivo que as crianças passam na escola. Quanto à formação docente - inicial e contínua - conclui-se que os docentes nem sempre sentem que as competências profissionais resultantes dessa formação revertem em saberes que se adequam às necessidades da ETI e das crianças da Educação Pré-escolar. Nesse sentido, sugerem um repensar das práticas a partir de uma reflexão conjunta dentro da própria escola.
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Dentro desta linha de pensamento, foram criadas, na Região Autónoma da Madeira, as Escolas a Tempo Inteiro, numa tentativa de inovar o modelo de escola de primeiro ciclo até então existente, e com o objectivo responder às necessidades das famílias e combater as assimetrias sociais. Esta nova realidade pressupõe, por parte de toda a comunidade educativa e em particular dos docentes, uma adaptação pessoal e profissional. Assim, constitui objectivo principal deste estudo abordar a organização e o funcionamento da Educação Pré-escolar no contexto da Escola a Tempo Inteiro (ETI) na Região Autónoma da Madeira (RAM), bem como a formação inicial e contínua dos docentes que leccionam nessas escolas, por forma a reflectir sobre o contributo destes factores no desenvolvimento de competências dos alunos. O plano metodológico para a realização deste estudo passou por um enquadramento teórico, onde se procurou entender a problemática proposta, no âmbito da ETI, da formação docente e das competências a desenvolver na Educação Pré-escolar. Do ponto de vista metodológico, esta investigação foi desenvolvida numa metodologia qualitativa com características etnográficas e teve como objectivo compreender a perspectiva dos docentes em relação a esta temática. O estudo empírico centrou-se numa Escola a Tempo Inteiro do Concelho do Funchal, e foram utilizados como instrumento de recolha de dados oito entrevistas e observação participante numa sala de Educação Préescolar. Os resultados da investigação sugerem que a Escola a Tempo Inteiro propicia condições facilitadoras para o desenvolvimento de competências das crianças em idade Pré-escolar. Contudo, destacam a necessidade de se repensar o tempo excessivo que as crianças passam na escola. Quanto à formação docente - inicial e contínua - conclui-se que os docentes nem sempre sentem que as competências profissionais resultantes dessa formação revertem em saberes que se adequam às necessidades da ETI e das crianças da Educação Pré-escolar. Nesse sentido, sugerem um repensar das práticas a partir de uma reflexão conjunta dentro da própria escola.The Pre-School Education is a cornerstone in the development of children’s scientific, social or personal skills. In this context, the school plays the role of an entity that requires a complex organization, with both educational and social responsibilities. Following this viewpoint, in Região Autónoma da Madeira were created the Full-Time Schools in an effort to reinvent the first cycle school model, in order to meet the needs of families and to combat any social inequalities. This new reality requires, by the whole school community, especially teachers, a personal and professional adjustment. Therefore, the main objective of this study is to approach the organization and functioning of Pre-School Education in the context of the Full-Time School in Região Autónoma da Madeira, as well as the training and further education of teachers of these schools, and therefore reflect on the impact and importance these factors have in the development of student’s skills. The methodological plan for this study has gone through a theoretical framework, where we tried to understand the problem proposed at the Full-Time School, teacher training and the development of skills in the Pre-School Education. This research was developed through a qualitative methodology with ethnographic characteristics, and focused mainly on understanding teacher’s perspective regarding this issue. The empirical study focused on a Full-Time School in Funchal. The instruments used for data collection were: eight interviews and participant observation in a Pre-School Education classroom. Research results suggest that Full-Time School provides better conditions for the development of children skill’s in Pre-School age. However, the results also show the need to rethink the excessive time spent in school by children. Regarding teacher’s training, both initial and continuous, it is concluded that professional skills of teachers do not always translate into knowledge in order to suit the needs of Full-Time Schools and children in Pre-School age. As a result, it is suggested that such practices get re-analyzed, and reflected upon, within each school.Sousa, Jesus Maria Angélica FernandesDigitUMaNunes, Maria do Carmo Fernandes Góis2017-07-25T13:45:19Z2011-12-07T00:00:00Z2011-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1602porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:18Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:19.108657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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