De figura simbólica a emblema da educação: cruzando olhares sobre o labirinto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/29024 |
Resumo: | A figura simbólica do labirinto revela-se um complexo mítico-simbólico extremamente pregnante do imaginário mítico e do imaginário educacional. Este artigo dialoga com autores que estudaram a sua simbólica e construção e indaga sobre as implicações educacionais que decorrem da figura simbólica do labirinto. Tomando o labirinto como emblema da educação entendida como transmutação espiritual, constata que toda a educação iniciática, deve seguir os ensinamentos que dele derivam e criar condições para que o iniciado entre no seu interior, se descubra a si próprio e compreenda o sentido da sua profundidade. Trata-se de um processo mais da ordem da experiência, da descoberta e da aprendizagem do que do ensino, onde o protagonista é o próprio aprendente. |
id |
RCAP_59bb7c5b417bec772565d33f905ac398 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29024 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
De figura simbólica a emblema da educação: cruzando olhares sobre o labirintoFrom a symbolic figure to the emblem of education: crossing glances over the labyrinthLabirintoEducação iniciáticaAprendizagemInterioridadeLabyrinthInitiatic educationLearningInteriorityA figura simbólica do labirinto revela-se um complexo mítico-simbólico extremamente pregnante do imaginário mítico e do imaginário educacional. Este artigo dialoga com autores que estudaram a sua simbólica e construção e indaga sobre as implicações educacionais que decorrem da figura simbólica do labirinto. Tomando o labirinto como emblema da educação entendida como transmutação espiritual, constata que toda a educação iniciática, deve seguir os ensinamentos que dele derivam e criar condições para que o iniciado entre no seu interior, se descubra a si próprio e compreenda o sentido da sua profundidade. Trata-se de um processo mais da ordem da experiência, da descoberta e da aprendizagem do que do ensino, onde o protagonista é o próprio aprendente.The symbolic figure of the maze proves to be an extremely pregnant mythic-symbolic complex of the mythical and educational imaginary. In this article the author establishes a dialogue with authors who have studied the symbolic and construction of such maze and questions the educational implications that derive from the symbolic figure of this symbolic maze. Taking the labyrinth as an emblem of education understood as spiritual transmutation, he finds that all initiatory education must follow the teachings that derive from it and create conditions for the initiate to enter within, to discover himself/herself and to understand the meaning of its depth. It is a experiential process, a process of discovery and learning rather than of teaching, where the protagonist is the learner himself.Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Letras e LinguísticaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, Alberto FilipeAraújo, Joaquim Machado de2019-12-23T09:50:58Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29024porAraújo, A. F., Araújo, J. M. (2019). De figura simbólica a emblema da educação: cruzando olhares sobre o labirinto. Téssera, 2(1), 30-502595-892510.14393/TES-v2n1-2019-51187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:32Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:16.657059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
De figura simbólica a emblema da educação: cruzando olhares sobre o labirinto From a symbolic figure to the emblem of education: crossing glances over the labyrinth |
title |
De figura simbólica a emblema da educação: cruzando olhares sobre o labirinto |
spellingShingle |
De figura simbólica a emblema da educação: cruzando olhares sobre o labirinto Araújo, Alberto Filipe Labirinto Educação iniciática Aprendizagem Interioridade Labyrinth Initiatic education Learning Interiority |
title_short |
De figura simbólica a emblema da educação: cruzando olhares sobre o labirinto |
title_full |
De figura simbólica a emblema da educação: cruzando olhares sobre o labirinto |
title_fullStr |
De figura simbólica a emblema da educação: cruzando olhares sobre o labirinto |
title_full_unstemmed |
De figura simbólica a emblema da educação: cruzando olhares sobre o labirinto |
title_sort |
De figura simbólica a emblema da educação: cruzando olhares sobre o labirinto |
author |
Araújo, Alberto Filipe |
author_facet |
Araújo, Alberto Filipe Araújo, Joaquim Machado de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Joaquim Machado de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Alberto Filipe Araújo, Joaquim Machado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Labirinto Educação iniciática Aprendizagem Interioridade Labyrinth Initiatic education Learning Interiority |
topic |
Labirinto Educação iniciática Aprendizagem Interioridade Labyrinth Initiatic education Learning Interiority |
description |
A figura simbólica do labirinto revela-se um complexo mítico-simbólico extremamente pregnante do imaginário mítico e do imaginário educacional. Este artigo dialoga com autores que estudaram a sua simbólica e construção e indaga sobre as implicações educacionais que decorrem da figura simbólica do labirinto. Tomando o labirinto como emblema da educação entendida como transmutação espiritual, constata que toda a educação iniciática, deve seguir os ensinamentos que dele derivam e criar condições para que o iniciado entre no seu interior, se descubra a si próprio e compreenda o sentido da sua profundidade. Trata-se de um processo mais da ordem da experiência, da descoberta e da aprendizagem do que do ensino, onde o protagonista é o próprio aprendente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-23T09:50:58Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/29024 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/29024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Araújo, A. F., Araújo, J. M. (2019). De figura simbólica a emblema da educação: cruzando olhares sobre o labirinto. Téssera, 2(1), 30-50 2595-8925 10.14393/TES-v2n1-2019-51187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Letras e Linguística |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Letras e Linguística |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131940259889152 |