A participação e audição das crianças/jovens nos processos de aplicação das medidas de promoção e proteção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Inês Loureiro dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23012
Resumo: A participação e audição das crianças/jovens está implícita em documentos teóricos e legais, no entanto, não está a ser visível qual o seu impacto na prática. Os seus benefícios são significativos (Markogiannaki, 2016), mas os obstáculos que se impõem são ainda inúmeros (Markogiannaki, 2016; Tomás, 2007) e, por isso, torna-se imperativo prestar atenção aos indicadores estruturais e processuais da audição das crianças/jovens. No Serviço Social, o modelo atual da intervenção sustenta-se numa parceria, onde a criança/jovem é incluída como parceiro ativo e participativo na ação do profissional. Os objetivos gerais deste estudo são: sistematizar dimensões da participação das crianças/jovens nos processos de tomada de decisão dos seus projetos de vida e propor linhas de orientação para a prática profissional dos assistentes sociais. Ao longo dos anos, diversos autores criaram várias teorias e modelos da participação, desde o diagrama de Escada de Participação até ao Modelo P7 (Cahill & Dadvand, 2018), que foi o escolhido como parte do quadro teórico/analítico para a dissertação. O presente estudo apenas se baseia em quatro das sete dimensões, sendo estas: o processo, as perspetivas, o posicionamento e o lugar e foram realizadas entrevistas a nove assistentes sociais de CPCJ, CAFAP E CAT. Apesar das limitações, conseguimos: identificar os métodos existentes, categorizar as perspetivas e vozes que são incluídas e excluídas, conhecer os espaços onde a participação tem lugar e compreender o posicionamento dos assistentes sociais e das crianças/jovens, dando resposta aos objetivos iniciais.
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