Matemática em articulação com outros domínios de conhecimento a partir do livro Maria Keil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Cristina Isabel Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/20087
Resumo: Este relatório de prática de ensino supervisionada emerge da necessidade de compreender de que forma as crianças, em idade pré-escolar, se relacionam com a matemática e são capazes de aplicar o seu raciocínio em diversas situações do dia a dia. Desta forma, de modo a articular a matemática com outras áreas de conhecimento, recorreu-se à utilização do livro Maria Keil, de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço, desenvolvendo tarefas, matemáticas e de outras áreas, e dando destaque à região algarvia, à arquitetura local, aos produtos regionais e às produções realizadas pela artista plástica. Este estudo surge também em reação à constante dificuldade que senti ao longo da minha vida escolar, no domínio da matemática, sendo esta uma razão forte para querer implementar uma educação matemática de qualidade junto das crianças de jardim de infância. A natureza deste estudo assenta numa metodologia de cariz qualitativo, sendo que se privilegia o desenvolvimento da criança ao longo de todo o processo educativo. Este estudo foi desenvolvido com um grupo de vinte e cinco crianças, com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos. Para a sua realização, foram elaboradas sete tarefas, que se interligaram de forma continua, ao longo da prática. Deste modo, recolheram-se dados essenciais para compreender o envolvimento e o conhecimento revelado pelas crianças, nas tarefas matemática propostas, recorrendo à observação direta das mesmas, aos registos fotográficos, a notas de campo e à gravação áudio das interações entre as crianças e entre estas e as educadoras. Analisaram-se os dados recolhidos e dos resultados emerge uma ligação importante entre as diferentes áreas de conhecimento, em que foi percetível a importância que a matemática tem na vida quotidiana das crianças e como estas a encaram nos diferentes momentos da sua rotina diária, articulando-a com outros conhecimentos.
id RCAP_59ecab62e94a751f314e9b520f06b8e5
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/20087
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Matemática em articulação com outros domínios de conhecimento a partir do livro Maria KeilPré-escolarConhecimento matemáticoInterdisciplinaridadeMaria KeilDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste relatório de prática de ensino supervisionada emerge da necessidade de compreender de que forma as crianças, em idade pré-escolar, se relacionam com a matemática e são capazes de aplicar o seu raciocínio em diversas situações do dia a dia. Desta forma, de modo a articular a matemática com outras áreas de conhecimento, recorreu-se à utilização do livro Maria Keil, de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço, desenvolvendo tarefas, matemáticas e de outras áreas, e dando destaque à região algarvia, à arquitetura local, aos produtos regionais e às produções realizadas pela artista plástica. Este estudo surge também em reação à constante dificuldade que senti ao longo da minha vida escolar, no domínio da matemática, sendo esta uma razão forte para querer implementar uma educação matemática de qualidade junto das crianças de jardim de infância. A natureza deste estudo assenta numa metodologia de cariz qualitativo, sendo que se privilegia o desenvolvimento da criança ao longo de todo o processo educativo. Este estudo foi desenvolvido com um grupo de vinte e cinco crianças, com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos. Para a sua realização, foram elaboradas sete tarefas, que se interligaram de forma continua, ao longo da prática. Deste modo, recolheram-se dados essenciais para compreender o envolvimento e o conhecimento revelado pelas crianças, nas tarefas matemática propostas, recorrendo à observação direta das mesmas, aos registos fotográficos, a notas de campo e à gravação áudio das interações entre as crianças e entre estas e as educadoras. Analisaram-se os dados recolhidos e dos resultados emerge uma ligação importante entre as diferentes áreas de conhecimento, em que foi percetível a importância que a matemática tem na vida quotidiana das crianças e como estas a encaram nos diferentes momentos da sua rotina diária, articulando-a com outros conhecimentos.This supervised teaching practice report emerges from the need to understand how pre school children relate to mathematics and can apply their reasoning in various everyday situations. Thus, to articulate mathematics with other areas of knowledge, the book Maria Keil, by Mafalda Brito and Rui Pedro Lourenço, was used, de veloping tasks, mathematical and from other areas, and highlighting the Algarve region, the local architecture, the regional products, and the productions made by the artist. This study also arises in reaction to the constant difficulty I have felt through out my school life, in the field of mathematics, this being a strong reason for wanting to implement a quality mathematics education with kindergarten children. The nature of this study is based on a qualitative methodology, with a focus on the development of the child throughout the educational process. This study was developed with a group of twenty five children, aged between five and six years old. To carry it out, seven tasks were elaborated, which were continuously interconnected throughout the practi ce. In this way, essential data was collected to understand the involvement and knowledge revealed by the children in the proposed mathematical tasks, through direct observation, photographic records, field notes and audio recording of the interactions amo ng the children and between them and the educators. The data collected was analysed and from the results emerges an important connection between the different areas of knowledge, in which the importance that mathematics has in the children's daily life was perceptible and how they face it in the different moments of their daily routine, articulating it with another knowledge.Guerreiro, AntónioSapientiaGonçalves, Cristina Isabel Fernandes2023-10-25T10:22:38Z2023-06-292023-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/20087TID:203343417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T02:00:36Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/20087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:15.416999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Matemática em articulação com outros domínios de conhecimento a partir do livro Maria Keil
title Matemática em articulação com outros domínios de conhecimento a partir do livro Maria Keil
spellingShingle Matemática em articulação com outros domínios de conhecimento a partir do livro Maria Keil
Gonçalves, Cristina Isabel Fernandes
Pré-escolar
Conhecimento matemático
Interdisciplinaridade
Maria Keil
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Matemática em articulação com outros domínios de conhecimento a partir do livro Maria Keil
title_full Matemática em articulação com outros domínios de conhecimento a partir do livro Maria Keil
title_fullStr Matemática em articulação com outros domínios de conhecimento a partir do livro Maria Keil
title_full_unstemmed Matemática em articulação com outros domínios de conhecimento a partir do livro Maria Keil
title_sort Matemática em articulação com outros domínios de conhecimento a partir do livro Maria Keil
author Gonçalves, Cristina Isabel Fernandes
author_facet Gonçalves, Cristina Isabel Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, António
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Cristina Isabel Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolar
Conhecimento matemático
Interdisciplinaridade
Maria Keil
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Pré-escolar
Conhecimento matemático
Interdisciplinaridade
Maria Keil
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Este relatório de prática de ensino supervisionada emerge da necessidade de compreender de que forma as crianças, em idade pré-escolar, se relacionam com a matemática e são capazes de aplicar o seu raciocínio em diversas situações do dia a dia. Desta forma, de modo a articular a matemática com outras áreas de conhecimento, recorreu-se à utilização do livro Maria Keil, de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço, desenvolvendo tarefas, matemáticas e de outras áreas, e dando destaque à região algarvia, à arquitetura local, aos produtos regionais e às produções realizadas pela artista plástica. Este estudo surge também em reação à constante dificuldade que senti ao longo da minha vida escolar, no domínio da matemática, sendo esta uma razão forte para querer implementar uma educação matemática de qualidade junto das crianças de jardim de infância. A natureza deste estudo assenta numa metodologia de cariz qualitativo, sendo que se privilegia o desenvolvimento da criança ao longo de todo o processo educativo. Este estudo foi desenvolvido com um grupo de vinte e cinco crianças, com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos. Para a sua realização, foram elaboradas sete tarefas, que se interligaram de forma continua, ao longo da prática. Deste modo, recolheram-se dados essenciais para compreender o envolvimento e o conhecimento revelado pelas crianças, nas tarefas matemática propostas, recorrendo à observação direta das mesmas, aos registos fotográficos, a notas de campo e à gravação áudio das interações entre as crianças e entre estas e as educadoras. Analisaram-se os dados recolhidos e dos resultados emerge uma ligação importante entre as diferentes áreas de conhecimento, em que foi percetível a importância que a matemática tem na vida quotidiana das crianças e como estas a encaram nos diferentes momentos da sua rotina diária, articulando-a com outros conhecimentos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-25T10:22:38Z
2023-06-29
2023-06-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/20087
TID:203343417
url http://hdl.handle.net/10400.1/20087
identifier_str_mv TID:203343417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134144630882304