Geomorfologia do Parque Natural de Montesinho: controlo estrutural e superfícies de aplanamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paulo
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Pereira, D. I., Alves, M. I. Caetano, Meireles, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/1360
Resumo: É apresentada uma observação geomorfológica de conjunto da área do Parque Natural de Montesinho (PNM), no que diz respeito aos controlos litológicos e tectónicos das grandes linhas da paisagem e às principais superfícies de aplanamento. O PNM, situado no nordeste de Portugal, encontra-se na transição entre o Planalto Transmontano e as Montanhas GalaicoLeonesas, apresentando por isso características de ambos os domínios paisagísticos. A tectónica alpina e a grande diversidade litológica associada a uma tectónica mais antiga são as principais condicionantes da geomorfologia da região. Por outro lado, a reactivação alpina de falhas antigas foi determinante na morfologia do sector oriental do parque. A paisagem do PNM reflecte ainda etapas de aplanamento, identificando-se quatro superfícies principais: 1300-1400 metros, na Serra de Montesinho; 1050-1150 metros, nas regiões de Guadramil, Soutelo e de Vinhais-Coroa; 900-950 metros, nas regiões da Alta Lombada, Aveleda (com depósitos fini-terciários), Espinhosela, Moimenta, Lomba e Pinheiros; 650-750 metros, na região de Bragança-Quintanilha, com presença de depósitos mio-pliocénicos. A superfície de Onor (850-900 metros) tem expressão local, no contexto da depressão tectónica de Baçal. O nível dos 900-950 metros é o mais representativo na área do PNM.
id RCAP_59ef73bb133c209c865e8aa6989690d4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/1360
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Geomorfologia do Parque Natural de Montesinho: controlo estrutural e superfícies de aplanamentoGeomorfologiaParque Natural de MontesinhoControlo estruturalSuperfícies de aplanamentoÉ apresentada uma observação geomorfológica de conjunto da área do Parque Natural de Montesinho (PNM), no que diz respeito aos controlos litológicos e tectónicos das grandes linhas da paisagem e às principais superfícies de aplanamento. O PNM, situado no nordeste de Portugal, encontra-se na transição entre o Planalto Transmontano e as Montanhas GalaicoLeonesas, apresentando por isso características de ambos os domínios paisagísticos. A tectónica alpina e a grande diversidade litológica associada a uma tectónica mais antiga são as principais condicionantes da geomorfologia da região. Por outro lado, a reactivação alpina de falhas antigas foi determinante na morfologia do sector oriental do parque. A paisagem do PNM reflecte ainda etapas de aplanamento, identificando-se quatro superfícies principais: 1300-1400 metros, na Serra de Montesinho; 1050-1150 metros, nas regiões de Guadramil, Soutelo e de Vinhais-Coroa; 900-950 metros, nas regiões da Alta Lombada, Aveleda (com depósitos fini-terciários), Espinhosela, Moimenta, Lomba e Pinheiros; 650-750 metros, na região de Bragança-Quintanilha, com presença de depósitos mio-pliocénicos. A superfície de Onor (850-900 metros) tem expressão local, no contexto da depressão tectónica de Baçal. O nível dos 900-950 metros é o mais representativo na área do PNM.Universidade Nova de Lisboa. Centro de Estudos GeológicosUniversidade do MinhoPereira, PauloPereira, D. I.Alves, M. I. CaetanoMeireles, Carlos20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/1360porPEREIRA, P. [et al.] - Geomorfologia do Parque Natural de Montesinho : controlo estrutural e superfícies de aplanamento. “Ciências da Terra” [CD-ROM]. nº especial V (2003) C61-C64. ISSN 0254-055X.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/1360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:34.404800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Geomorfologia do Parque Natural de Montesinho: controlo estrutural e superfícies de aplanamento
title Geomorfologia do Parque Natural de Montesinho: controlo estrutural e superfícies de aplanamento
spellingShingle Geomorfologia do Parque Natural de Montesinho: controlo estrutural e superfícies de aplanamento
Pereira, Paulo
Geomorfologia
Parque Natural de Montesinho
Controlo estrutural
Superfícies de aplanamento
title_short Geomorfologia do Parque Natural de Montesinho: controlo estrutural e superfícies de aplanamento
title_full Geomorfologia do Parque Natural de Montesinho: controlo estrutural e superfícies de aplanamento
title_fullStr Geomorfologia do Parque Natural de Montesinho: controlo estrutural e superfícies de aplanamento
title_full_unstemmed Geomorfologia do Parque Natural de Montesinho: controlo estrutural e superfícies de aplanamento
title_sort Geomorfologia do Parque Natural de Montesinho: controlo estrutural e superfícies de aplanamento
author Pereira, Paulo
author_facet Pereira, Paulo
Pereira, D. I.
Alves, M. I. Caetano
Meireles, Carlos
author_role author
author2 Pereira, D. I.
Alves, M. I. Caetano
Meireles, Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Paulo
Pereira, D. I.
Alves, M. I. Caetano
Meireles, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Geomorfologia
Parque Natural de Montesinho
Controlo estrutural
Superfícies de aplanamento
topic Geomorfologia
Parque Natural de Montesinho
Controlo estrutural
Superfícies de aplanamento
description É apresentada uma observação geomorfológica de conjunto da área do Parque Natural de Montesinho (PNM), no que diz respeito aos controlos litológicos e tectónicos das grandes linhas da paisagem e às principais superfícies de aplanamento. O PNM, situado no nordeste de Portugal, encontra-se na transição entre o Planalto Transmontano e as Montanhas GalaicoLeonesas, apresentando por isso características de ambos os domínios paisagísticos. A tectónica alpina e a grande diversidade litológica associada a uma tectónica mais antiga são as principais condicionantes da geomorfologia da região. Por outro lado, a reactivação alpina de falhas antigas foi determinante na morfologia do sector oriental do parque. A paisagem do PNM reflecte ainda etapas de aplanamento, identificando-se quatro superfícies principais: 1300-1400 metros, na Serra de Montesinho; 1050-1150 metros, nas regiões de Guadramil, Soutelo e de Vinhais-Coroa; 900-950 metros, nas regiões da Alta Lombada, Aveleda (com depósitos fini-terciários), Espinhosela, Moimenta, Lomba e Pinheiros; 650-750 metros, na região de Bragança-Quintanilha, com presença de depósitos mio-pliocénicos. A superfície de Onor (850-900 metros) tem expressão local, no contexto da depressão tectónica de Baçal. O nível dos 900-950 metros é o mais representativo na área do PNM.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/1360
url http://hdl.handle.net/1822/1360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PEREIRA, P. [et al.] - Geomorfologia do Parque Natural de Montesinho : controlo estrutural e superfícies de aplanamento. “Ciências da Terra” [CD-ROM]. nº especial V (2003) C61-C64. ISSN 0254-055X.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa. Centro de Estudos Geológicos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa. Centro de Estudos Geológicos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132507919089664