A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1307 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do mestrado em Educação Pré-Escolar. A instituição, onde foi realizado o estágio, direciona o seu trabalho de forma a dar importância e valorização às crianças, aos pais e à importância de tornar o jardim-de-infância um espaço, cada vez mais, aberto à participação de todos. Para compreender melhor a relação que se estabelece entre pais e jardim-de-infância recorreu-se a uma metodologia de investigação para perceber “Em que medida a participação das famílias nos projetos lúdicos vividos no Jardim-de- Infância pode ser uma mais-valia para o desenvolvimento das crianças?” Deste modo, partindo desta estratégia de intervenção dos pais no jardim-de- infância será descrita a prática desenvolvida com um grupo de crianças de quatro anos. Este documento confronta a prática e a fundamentação teórica de diversos autores. ABSTRACT This report appears as a result of the professional internship of the Masters in Pre-school Education. The institution, where the internship was held, directs its work in order to give value and relevance to the children, the parents and the importance of becoming the kindergarten a space, increasingly open to the participation and involvement of all parts. To better understand the relation established between parents and kindergarten, it was used a research methodology to understand “In what manner the participation of the families in the playful projects carried out at the kindergarten may be an asset for the children’s development?” Therefore, starting from this strategy of the parents intervention at the kindergarten it will be described the practice developed with a group of four years old children. This document confronts the practice and the theoretical foundations of several authors. |
id |
RCAP_59f5031d007e2864bd7740d4f171acef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1307 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicosEducação pré-escolarEnvolvimento parentalO presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do mestrado em Educação Pré-Escolar. A instituição, onde foi realizado o estágio, direciona o seu trabalho de forma a dar importância e valorização às crianças, aos pais e à importância de tornar o jardim-de-infância um espaço, cada vez mais, aberto à participação de todos. Para compreender melhor a relação que se estabelece entre pais e jardim-de-infância recorreu-se a uma metodologia de investigação para perceber “Em que medida a participação das famílias nos projetos lúdicos vividos no Jardim-de- Infância pode ser uma mais-valia para o desenvolvimento das crianças?” Deste modo, partindo desta estratégia de intervenção dos pais no jardim-de- infância será descrita a prática desenvolvida com um grupo de crianças de quatro anos. Este documento confronta a prática e a fundamentação teórica de diversos autores. ABSTRACT This report appears as a result of the professional internship of the Masters in Pre-school Education. The institution, where the internship was held, directs its work in order to give value and relevance to the children, the parents and the importance of becoming the kindergarten a space, increasingly open to the participation and involvement of all parts. To better understand the relation established between parents and kindergarten, it was used a research methodology to understand “In what manner the participation of the families in the playful projects carried out at the kindergarten may be an asset for the children’s development?” Therefore, starting from this strategy of the parents intervention at the kindergarten it will be described the practice developed with a group of four years old children. This document confronts the practice and the theoretical foundations of several authors.2013-11-13T11:01:37Z2013-10-04T00:00:00Z2013-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1307TID:201470411porCarvalho, Filipa Emanuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:47.152629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos |
title |
A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos |
spellingShingle |
A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos Carvalho, Filipa Emanuel Educação pré-escolar Envolvimento parental |
title_short |
A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos |
title_full |
A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos |
title_fullStr |
A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos |
title_full_unstemmed |
A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos |
title_sort |
A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos |
author |
Carvalho, Filipa Emanuel |
author_facet |
Carvalho, Filipa Emanuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Filipa Emanuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Envolvimento parental |
topic |
Educação pré-escolar Envolvimento parental |
description |
O presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do mestrado em Educação Pré-Escolar. A instituição, onde foi realizado o estágio, direciona o seu trabalho de forma a dar importância e valorização às crianças, aos pais e à importância de tornar o jardim-de-infância um espaço, cada vez mais, aberto à participação de todos. Para compreender melhor a relação que se estabelece entre pais e jardim-de-infância recorreu-se a uma metodologia de investigação para perceber “Em que medida a participação das famílias nos projetos lúdicos vividos no Jardim-de- Infância pode ser uma mais-valia para o desenvolvimento das crianças?” Deste modo, partindo desta estratégia de intervenção dos pais no jardim-de- infância será descrita a prática desenvolvida com um grupo de crianças de quatro anos. Este documento confronta a prática e a fundamentação teórica de diversos autores. ABSTRACT This report appears as a result of the professional internship of the Masters in Pre-school Education. The institution, where the internship was held, directs its work in order to give value and relevance to the children, the parents and the importance of becoming the kindergarten a space, increasingly open to the participation and involvement of all parts. To better understand the relation established between parents and kindergarten, it was used a research methodology to understand “In what manner the participation of the families in the playful projects carried out at the kindergarten may be an asset for the children’s development?” Therefore, starting from this strategy of the parents intervention at the kindergarten it will be described the practice developed with a group of four years old children. This document confronts the practice and the theoretical foundations of several authors. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-13T11:01:37Z 2013-10-04T00:00:00Z 2013-10-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1307 TID:201470411 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1307 |
identifier_str_mv |
TID:201470411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621906972672 |