A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Filipa Emanuel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1307
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do mestrado em Educação Pré-Escolar. A instituição, onde foi realizado o estágio, direciona o seu trabalho de forma a dar importância e valorização às crianças, aos pais e à importância de tornar o jardim-de-infância um espaço, cada vez mais, aberto à participação de todos. Para compreender melhor a relação que se estabelece entre pais e jardim-de-infância recorreu-se a uma metodologia de investigação para perceber “Em que medida a participação das famílias nos projetos lúdicos vividos no Jardim-de- Infância pode ser uma mais-valia para o desenvolvimento das crianças?” Deste modo, partindo desta estratégia de intervenção dos pais no jardim-de- infância será descrita a prática desenvolvida com um grupo de crianças de quatro anos. Este documento confronta a prática e a fundamentação teórica de diversos autores. ABSTRACT This report appears as a result of the professional internship of the Masters in Pre-school Education. The institution, where the internship was held, directs its work in order to give value and relevance to the children, the parents and the importance of becoming the kindergarten a space, increasingly open to the participation and involvement of all parts. To better understand the relation established between parents and kindergarten, it was used a research methodology to understand “In what manner the participation of the families in the playful projects carried out at the kindergarten may be an asset for the children’s development?” Therefore, starting from this strategy of the parents intervention at the kindergarten it will be described the practice developed with a group of four years old children. This document confronts the practice and the theoretical foundations of several authors.
id RCAP_59f5031d007e2864bd7740d4f171acef
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1307
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicosEducação pré-escolarEnvolvimento parentalO presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do mestrado em Educação Pré-Escolar. A instituição, onde foi realizado o estágio, direciona o seu trabalho de forma a dar importância e valorização às crianças, aos pais e à importância de tornar o jardim-de-infância um espaço, cada vez mais, aberto à participação de todos. Para compreender melhor a relação que se estabelece entre pais e jardim-de-infância recorreu-se a uma metodologia de investigação para perceber “Em que medida a participação das famílias nos projetos lúdicos vividos no Jardim-de- Infância pode ser uma mais-valia para o desenvolvimento das crianças?” Deste modo, partindo desta estratégia de intervenção dos pais no jardim-de- infância será descrita a prática desenvolvida com um grupo de crianças de quatro anos. Este documento confronta a prática e a fundamentação teórica de diversos autores. ABSTRACT This report appears as a result of the professional internship of the Masters in Pre-school Education. The institution, where the internship was held, directs its work in order to give value and relevance to the children, the parents and the importance of becoming the kindergarten a space, increasingly open to the participation and involvement of all parts. To better understand the relation established between parents and kindergarten, it was used a research methodology to understand “In what manner the participation of the families in the playful projects carried out at the kindergarten may be an asset for the children’s development?” Therefore, starting from this strategy of the parents intervention at the kindergarten it will be described the practice developed with a group of four years old children. This document confronts the practice and the theoretical foundations of several authors.2013-11-13T11:01:37Z2013-10-04T00:00:00Z2013-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1307TID:201470411porCarvalho, Filipa Emanuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:47.152629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos
title A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos
spellingShingle A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos
Carvalho, Filipa Emanuel
Educação pré-escolar
Envolvimento parental
title_short A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos
title_full A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos
title_fullStr A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos
title_full_unstemmed A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos
title_sort A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos
author Carvalho, Filipa Emanuel
author_facet Carvalho, Filipa Emanuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Filipa Emanuel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Envolvimento parental
topic Educação pré-escolar
Envolvimento parental
description O presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do mestrado em Educação Pré-Escolar. A instituição, onde foi realizado o estágio, direciona o seu trabalho de forma a dar importância e valorização às crianças, aos pais e à importância de tornar o jardim-de-infância um espaço, cada vez mais, aberto à participação de todos. Para compreender melhor a relação que se estabelece entre pais e jardim-de-infância recorreu-se a uma metodologia de investigação para perceber “Em que medida a participação das famílias nos projetos lúdicos vividos no Jardim-de- Infância pode ser uma mais-valia para o desenvolvimento das crianças?” Deste modo, partindo desta estratégia de intervenção dos pais no jardim-de- infância será descrita a prática desenvolvida com um grupo de crianças de quatro anos. Este documento confronta a prática e a fundamentação teórica de diversos autores. ABSTRACT This report appears as a result of the professional internship of the Masters in Pre-school Education. The institution, where the internship was held, directs its work in order to give value and relevance to the children, the parents and the importance of becoming the kindergarten a space, increasingly open to the participation and involvement of all parts. To better understand the relation established between parents and kindergarten, it was used a research methodology to understand “In what manner the participation of the families in the playful projects carried out at the kindergarten may be an asset for the children’s development?” Therefore, starting from this strategy of the parents intervention at the kindergarten it will be described the practice developed with a group of four years old children. This document confronts the practice and the theoretical foundations of several authors.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-13T11:01:37Z
2013-10-04T00:00:00Z
2013-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1307
TID:201470411
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1307
identifier_str_mv TID:201470411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621906972672