[Recensão a] Mary Talbot (2007) Media Discourse. Representation and Interaction, Edinburgh: Edinburgh University Press, ix, +198 pp.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/59894 |
Resumo: | [Excerto] Mary Talbot, ex-professora na Universidade de Sunderland, escritora independente e consultora desde 2009, reúne na sua vasta obra uma série de livros onde explora as relações entre a linguagem e o poder social, nos contextos dos média e da cultura de consumo, sendo particularmente reconhecido o trabalho que desenvolveu sobre linguagem e género (Language and Gender, 2ª ed. Polity 2010). Podemos dizer que nesta publicação de 2007 a autora se mantém fiel a estes interesses, e propõe que nos centremos na dimensão interaccional do discurso dos média, um assunto ainda muito pouco explorado nos estudos dos média e nos estudos culturais, habitualmente focados na questão da representação (e da ideologia). Para esse efeito, usa um leque de conceitos que vai buscar sobretudo aos estudos culturais (Stuart Hall, 1997), à antropologia dos média (Spitulnik, 2000) e à análise crítica do discurso (Fairclough 1995). Tal significa que a ênfase no discurso-como-interacção não implica o abandono da inscrição do discurso dos média nas práticas sociais e em processos sociais e culturais, como acontece, por exemplo, nos estudos do discurso dos média feitos à luz da análise conversacional. |
id |
RCAP_59f5c861d0c5ce57e3c17e73e659f1d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59894 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
[Recensão a] Mary Talbot (2007) Media Discourse. Representation and Interaction, Edinburgh: Edinburgh University Press, ix, +198 pp.Discurso dos médiaRepresentaçãoInteraçãoMedia DiscourseRepresentationInteractionCiências Sociais::Ciências da Comunicação[Excerto] Mary Talbot, ex-professora na Universidade de Sunderland, escritora independente e consultora desde 2009, reúne na sua vasta obra uma série de livros onde explora as relações entre a linguagem e o poder social, nos contextos dos média e da cultura de consumo, sendo particularmente reconhecido o trabalho que desenvolveu sobre linguagem e género (Language and Gender, 2ª ed. Polity 2010). Podemos dizer que nesta publicação de 2007 a autora se mantém fiel a estes interesses, e propõe que nos centremos na dimensão interaccional do discurso dos média, um assunto ainda muito pouco explorado nos estudos dos média e nos estudos culturais, habitualmente focados na questão da representação (e da ideologia). Para esse efeito, usa um leque de conceitos que vai buscar sobretudo aos estudos culturais (Stuart Hall, 1997), à antropologia dos média (Spitulnik, 2000) e à análise crítica do discurso (Fairclough 1995). Tal significa que a ênfase no discurso-como-interacção não implica o abandono da inscrição do discurso dos média nas práticas sociais e em processos sociais e culturais, como acontece, por exemplo, nos estudos do discurso dos média feitos à luz da análise conversacional.PEst – OE/COM/UI0736/2011info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoPinto-Coelho, Zara20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59894porPinto-Coelho, Z. (2012). Recensão do livro Media Discourse. Representation and Interaction, de M. Talbot. Comunicação e Sociedade, 21, 253 – 255.1645-20892183-357510.17231/comsoc.21(2012).714http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/issue/view/61/showTocinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:02.233485Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
[Recensão a] Mary Talbot (2007) Media Discourse. Representation and Interaction, Edinburgh: Edinburgh University Press, ix, +198 pp. |
title |
[Recensão a] Mary Talbot (2007) Media Discourse. Representation and Interaction, Edinburgh: Edinburgh University Press, ix, +198 pp. |
spellingShingle |
[Recensão a] Mary Talbot (2007) Media Discourse. Representation and Interaction, Edinburgh: Edinburgh University Press, ix, +198 pp. Pinto-Coelho, Zara Discurso dos média Representação Interação Media Discourse Representation Interaction Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
[Recensão a] Mary Talbot (2007) Media Discourse. Representation and Interaction, Edinburgh: Edinburgh University Press, ix, +198 pp. |
title_full |
[Recensão a] Mary Talbot (2007) Media Discourse. Representation and Interaction, Edinburgh: Edinburgh University Press, ix, +198 pp. |
title_fullStr |
[Recensão a] Mary Talbot (2007) Media Discourse. Representation and Interaction, Edinburgh: Edinburgh University Press, ix, +198 pp. |
title_full_unstemmed |
[Recensão a] Mary Talbot (2007) Media Discourse. Representation and Interaction, Edinburgh: Edinburgh University Press, ix, +198 pp. |
title_sort |
[Recensão a] Mary Talbot (2007) Media Discourse. Representation and Interaction, Edinburgh: Edinburgh University Press, ix, +198 pp. |
author |
Pinto-Coelho, Zara |
author_facet |
Pinto-Coelho, Zara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto-Coelho, Zara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso dos média Representação Interação Media Discourse Representation Interaction Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Discurso dos média Representação Interação Media Discourse Representation Interaction Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
[Excerto] Mary Talbot, ex-professora na Universidade de Sunderland, escritora independente e consultora desde 2009, reúne na sua vasta obra uma série de livros onde explora as relações entre a linguagem e o poder social, nos contextos dos média e da cultura de consumo, sendo particularmente reconhecido o trabalho que desenvolveu sobre linguagem e género (Language and Gender, 2ª ed. Polity 2010). Podemos dizer que nesta publicação de 2007 a autora se mantém fiel a estes interesses, e propõe que nos centremos na dimensão interaccional do discurso dos média, um assunto ainda muito pouco explorado nos estudos dos média e nos estudos culturais, habitualmente focados na questão da representação (e da ideologia). Para esse efeito, usa um leque de conceitos que vai buscar sobretudo aos estudos culturais (Stuart Hall, 1997), à antropologia dos média (Spitulnik, 2000) e à análise crítica do discurso (Fairclough 1995). Tal significa que a ênfase no discurso-como-interacção não implica o abandono da inscrição do discurso dos média nas práticas sociais e em processos sociais e culturais, como acontece, por exemplo, nos estudos do discurso dos média feitos à luz da análise conversacional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/59894 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/59894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pinto-Coelho, Z. (2012). Recensão do livro Media Discourse. Representation and Interaction, de M. Talbot. Comunicação e Sociedade, 21, 253 – 255. 1645-2089 2183-3575 10.17231/comsoc.21(2012).714 http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/issue/view/61/showToc |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132732519874560 |