Proposta de plataforma de comunicação centralizada para candidatura a residência universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castelo, Tânia Isilda Grilo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49073
Resumo: A dificuldade crescente que os estudantes do ensino superior deslocados têm na obtenção de alojamento tem um impacto elevado no seu bem estar e saúde mental. Esta problemática ultrapassa, contudo, a esfera individual do estudante sendo um dos fatores que ameaça a ocupação de vagas no ensino superior, que conduz ao aumento das taxas de abandono e que por consequência pode levar à redução do financiamento das Universidades. Uma das formas de se conseguir melhorar as condições, por vezes, precárias a que os estudantes universitários se sujeitam para estudar em Lisboa passa pelo aumento da oferta, pela melhoria da divulgação associada às opções de alojamento existentes para estudantes deslocados e das condições de financiamento existentes para o suportarem. No presente trabalho propõe-se a criação de uma plataforma online, com foco exclusivo no alojamento para estudantes deslocados do ensino superior, que centraliza informação de várias fontes. Com uma abordagem que direciona a ferramenta para o público-alvo, pretende-se que, de uma forma intuitiva, os estudantes deslocados consigam encontrar toda a informação necessária para que remotamente tenham acesso aos apoios a que poderão ter direito, às opções de alojamento disponíveis e em última instância conseguirem candidatar-se e confirmar a reserva numa opção de alojamento universitário. Para garantir que a plataforma iria de encontro às reais necessidades destes estudantes, utilizou-se uma metodologia empática na conceção e desenvolvimento do projeto, focada nas motivações, desejos e limitações destes estudantes, tendo o processo sido realizado em diferentes etapas que visaram conhecer o utilizador, compreender o seu contexto e todos elementos do problema através da revisão da literatura e da realização de entrevistas; identificar claramente o problema e interpretar os dados obtidos de forma a procurar encontrar a melhor solução; transformar a ideia numa solução real para o problema apresentado, com a criação de um protótipo; realizar testes de usabilidade de forma a aferir a aceitação da solução proposta junto do público-alvo e realizar melhorias e ajustes na solução proposta com base nos resultados obtidos na fase de testes.
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No presente trabalho propõe-se a criação de uma plataforma online, com foco exclusivo no alojamento para estudantes deslocados do ensino superior, que centraliza informação de várias fontes. Com uma abordagem que direciona a ferramenta para o público-alvo, pretende-se que, de uma forma intuitiva, os estudantes deslocados consigam encontrar toda a informação necessária para que remotamente tenham acesso aos apoios a que poderão ter direito, às opções de alojamento disponíveis e em última instância conseguirem candidatar-se e confirmar a reserva numa opção de alojamento universitário. Para garantir que a plataforma iria de encontro às reais necessidades destes estudantes, utilizou-se uma metodologia empática na conceção e desenvolvimento do projeto, focada nas motivações, desejos e limitações destes estudantes, tendo o processo sido realizado em diferentes etapas que visaram conhecer o utilizador, compreender o seu contexto e todos elementos do problema através da revisão da literatura e da realização de entrevistas; identificar claramente o problema e interpretar os dados obtidos de forma a procurar encontrar a melhor solução; transformar a ideia numa solução real para o problema apresentado, com a criação de um protótipo; realizar testes de usabilidade de forma a aferir a aceitação da solução proposta junto do público-alvo e realizar melhorias e ajustes na solução proposta com base nos resultados obtidos na fase de testes.The increasing difficulty displaced higher education students have in obtaining accommodation has a major impact on their well-being and mental health. However, this problem goes beyond the student's individual sphere and is one of the factors threatening the take-up of places in higher education, leading to an increase in drop-out rates and, consequently, a reduction in university funding. One of the ways to improve the sometimes precarious conditions that university students are subjected to in order to study in Lisbon is to increase the supply, improve the publicity associated with the existing accommodation options for displaced students and the existing financing conditions to support them. This work proposes the creation of an online platform, focusing exclusively on accommodation for displaced higher education students, which centralizes information from various sources. With an approach that directs the tool towards the target audience, the aim is for displaced students to be able to find all the necessary information in an intuitive way, so that they can remotely access the support they may be entitled to, the accommodation options available and ultimately be able to apply for and confirm a reservation in a university accommodation option. To ensure that the platform would meet the real needs of these students, an empathetic methodology was used in the design and development of the project, focused on the motivations, desires and limitations of these students, and the process was carried out in different stages aimed at getting to know the user, understanding their context and all the elements of the problem through a literature review and interviews; clearly identifying the problem and interpreting the data obtained in order to find the best solution; transforming the idea into a real solution to the problem presented by creating a prototype; carrying out usability tests in order to gauge the acceptance of the proposed solution among the target audience and making improvements and adjustments to the proposed solution based on the results obtained in the testing phase.Maneira, António CarvalhoRepositório ComumCastelo, Tânia Isilda Grilo2024-01-17T17:51:47Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49073TID:203470257pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-18T17:22:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:02.521283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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