Etiqueta Chinesa nos negócios: Qual é a sua importância e como pode o “negociador ocidental” navegá-la?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Susana Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19844
Resumo: O crescente interesse e investimento em negócios na e com a China não tem significado que as empresas que assim o fazem, fazem com sucesso. Estes recuos podem ser atribuídos a más aplicações de gestão ao mercado chinês. É neste sentido que o modelo Gesteland se enquadra cada vez mais e melhor nas abordagens cross-cultural business aos negócios internacionais. Compreender a cultura chinesa, as suas perspectivas históricas, o orgulho nacional, a crença “que o resulta não necessita de mudança”; compreender que um chinês prioriza os valores e objectivos socialistas em detrimento da eficiência ou até mesmo do lucro é crucial para o sucesso nos negócios com a China. A etiqueta é apontada como um dos principais factores de sucesso nos negócios com a China. Os Estrangeiros devem estar atentos à não-observância do que é um comportamento próprio, que não causa desconforto ou discórdia e não ameaça o “todo”. As correctas práticas nos negócios podem ser a alavanca necessária à competitividade.
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