O uso do Second Life no ensino da religião: um estudo de caso no ensino das religiões monoteístas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Fernando José Cassola
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/522
Resumo: Nos dias de hoje, com o advento das tecnologias e pela forma como estas têm modificado a nossa sociedade, verificamos que no processo de ensino e aprendizagem é necessário cada vez mais, um distanciamento entre um modelo tradicional de ensino e a adaptação dos curricula e práticas a uma nova geração de alunos, que já se encontram perfeitamente inseridos neste mundo digital. Indo de encontro a este pressuposto, as investigações que estão direcionadas para as práticas formativas utilizando jogos educativos, ambientes e plataformas 3D, fazem antever um potencial enorme, na medida em que, os ambientes virtuais imersivos 3D tornar-se-ão o meio mais habitual de nos encontrarmos à distância, seja em educação ou em negócios. Como tal, usámos uma das plataformas 3D utilizada em contexto educativo, o Second Life (SL), para realizar um estudo sobre o seu uso no ensino da religião. Foram definidos os seguintes objetivos: verificar se o SL pode ser usado em contexto educativo; identificar vantagens e desvantagens do uso do SL no ensino; analisar se o uso do SL para realizar uma breve abordagem ao ensino das religiões monoteístas é vantajoso. Como forma de atingir os objetivos apresentados, realizámos um estudo de caso durante 3 aulas, a 4 turmas de escolaridades diferentes (2 turmas do 9º ano, 1 turma do 10º ano e mais 1 turma do 11º ano), matriculadas na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC. Numa primeira aula foi realizado uma introdução e ambientação ao SL, nomeadamente através de uma sessão teórica, tendo de seguida a respetiva componente prática de aplicação dos conteúdos observados. Na segunda aula, os alunos já realizaram um trabalho de grupo onde, através da distribuição de diferentes locais religiosos, tinham que realizar uma visita de estudo aos diversos espaços virtuais e posteriormente responder a um questionário formativo sobre as diferentes religiões visitadas (Budismo; Islamismo; Judaísmo; Cristianismo; Hinduísmo). Por último, na terceira aula, também em grupos, os alunos escolheram uma das cinco religiões em causa e realizaram um estudo aprofundado sobre a mesma, tendo que, no final apresentar aos restantes colegas de turma a religião estudada usando o Second Life. Após a realização do estudo e da observação dos resultados, podemos afirmar que estes foram bastante promissores e que abrem caminho a novas abordagens no uso do Second Life no ensino da religião. Claramente, o campo está aberto para que se desenvolvam outro tipo de atividades usando o Second Life, dado que o estudo que desenvolvemos é ínfimo, tendo em conta as potencialidades que a plataforma de mundos virtuais permite realizar. In the era of technology along with all the social changes brought by, also in the teaching/learning processes we can see nowadays how useful it is to break with the old school model and to adapt the traditional curricula to a brand new generation of students, who are perfectly aware of this digital world. According to this statement/idea, some research that is being made in the educational field using didactic games, 3D platforms and settings can predict a powerful tool, since these virtual immersive 3D settings will become the most common way to meet one another, both in distance learning and business. Therefore, we used one of the most common 3D platforms, the Second Life (SL), to study its use for religious teaching. The following goals were defined: verify if the SL can be used in the educational context; identify the advantages and disadvantages in using the SL for teaching purposes; analyze how useful it is for a brief overview in the monotheist religions teaching. For this purpose we carried out a case study, during 3 different lessons and involving 4 different grade classes (two of them from the 9th grade/14 year old students; one of the 10th grade/15 year old students; finally one of the 11th grade/16 year old students), registered in the Moral and Catholic Religion Education subject. In the first lesson a general introduction to the SL was made, starting with a theoretical session, followed by some practice on the SL contents. In the next lesson students were involved in a group work; they were distributed some different religious places, and they were asked to go for a virtual visit; the activity would be finished after a questioning about the different religions visited (Buddhism; Islamism; Judaism; Christians; Hinduism). Finally, in the third lesson, working in groups once again, each group chose one of the five religions above, and was asked to develop a deeper study about the issue. At the end each group had to present its work using the SL.
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Como tal, usámos uma das plataformas 3D utilizada em contexto educativo, o Second Life (SL), para realizar um estudo sobre o seu uso no ensino da religião. Foram definidos os seguintes objetivos: verificar se o SL pode ser usado em contexto educativo; identificar vantagens e desvantagens do uso do SL no ensino; analisar se o uso do SL para realizar uma breve abordagem ao ensino das religiões monoteístas é vantajoso. Como forma de atingir os objetivos apresentados, realizámos um estudo de caso durante 3 aulas, a 4 turmas de escolaridades diferentes (2 turmas do 9º ano, 1 turma do 10º ano e mais 1 turma do 11º ano), matriculadas na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC. Numa primeira aula foi realizado uma introdução e ambientação ao SL, nomeadamente através de uma sessão teórica, tendo de seguida a respetiva componente prática de aplicação dos conteúdos observados. 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Claramente, o campo está aberto para que se desenvolvam outro tipo de atividades usando o Second Life, dado que o estudo que desenvolvemos é ínfimo, tendo em conta as potencialidades que a plataforma de mundos virtuais permite realizar. In the era of technology along with all the social changes brought by, also in the teaching/learning processes we can see nowadays how useful it is to break with the old school model and to adapt the traditional curricula to a brand new generation of students, who are perfectly aware of this digital world. According to this statement/idea, some research that is being made in the educational field using didactic games, 3D platforms and settings can predict a powerful tool, since these virtual immersive 3D settings will become the most common way to meet one another, both in distance learning and business. Therefore, we used one of the most common 3D platforms, the Second Life (SL), to study its use for religious teaching. 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