Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/6668 |
Resumo: | Este relatório é a narrativa das reflexões e vivências durante o período de estágio, exercido numa instituição que promove condições para a qualidade da educação e da formação de jovens que revelam uma padronização de abandono ou insucesso escolar. Esta padronização deve-se a diversas problemáticas como a existência de comportamentos antissociais em contexto escolar manifestados através da indisciplina e de comportamentos desviantes relacionados com agressões, delinquência e consumo de drogas. As dificuldades de aprendizagem são igualmente um fator predominante caracterizado pela manifestação de problemas psicossociais, sentimentos de inferioridade, baixa autoestima, problemas emocionais ou de comportamento. A concretização do estágio permitiu adquirir competências diversificadas a nível profissional e pessoal devido às práticas elaboradas com os jovens, nomeadamente, as sessões de atividades de grupo, as avaliações psicológicas e o acompanhamento psicológico. |
id |
RCAP_5a1c45bb1709c0b34ec6247d2c3edc71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ual.pt:11144/6668 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativoavaliação e acompanhamento psicológicocomportamentos desviantesabandono e insucesso escolareducação e formação de jovensEste relatório é a narrativa das reflexões e vivências durante o período de estágio, exercido numa instituição que promove condições para a qualidade da educação e da formação de jovens que revelam uma padronização de abandono ou insucesso escolar. Esta padronização deve-se a diversas problemáticas como a existência de comportamentos antissociais em contexto escolar manifestados através da indisciplina e de comportamentos desviantes relacionados com agressões, delinquência e consumo de drogas. As dificuldades de aprendizagem são igualmente um fator predominante caracterizado pela manifestação de problemas psicossociais, sentimentos de inferioridade, baixa autoestima, problemas emocionais ou de comportamento. A concretização do estágio permitiu adquirir competências diversificadas a nível profissional e pessoal devido às práticas elaboradas com os jovens, nomeadamente, as sessões de atividades de grupo, as avaliações psicológicas e o acompanhamento psicológico.2023-11-20T15:55:15Z2023-11-06T00:00:00Z2023-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/6668TID:203407822porMonteiro, Maria Elisabete Constantinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-25T01:45:32Zoai:repositorio.ual.pt:11144/6668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:05.218208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo |
title |
Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo |
spellingShingle |
Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo Monteiro, Maria Elisabete Constantino avaliação e acompanhamento psicológico comportamentos desviantes abandono e insucesso escolar educação e formação de jovens |
title_short |
Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo |
title_full |
Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo |
title_fullStr |
Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo |
title_full_unstemmed |
Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo |
title_sort |
Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo |
author |
Monteiro, Maria Elisabete Constantino |
author_facet |
Monteiro, Maria Elisabete Constantino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Maria Elisabete Constantino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação e acompanhamento psicológico comportamentos desviantes abandono e insucesso escolar educação e formação de jovens |
topic |
avaliação e acompanhamento psicológico comportamentos desviantes abandono e insucesso escolar educação e formação de jovens |
description |
Este relatório é a narrativa das reflexões e vivências durante o período de estágio, exercido numa instituição que promove condições para a qualidade da educação e da formação de jovens que revelam uma padronização de abandono ou insucesso escolar. Esta padronização deve-se a diversas problemáticas como a existência de comportamentos antissociais em contexto escolar manifestados através da indisciplina e de comportamentos desviantes relacionados com agressões, delinquência e consumo de drogas. As dificuldades de aprendizagem são igualmente um fator predominante caracterizado pela manifestação de problemas psicossociais, sentimentos de inferioridade, baixa autoestima, problemas emocionais ou de comportamento. A concretização do estágio permitiu adquirir competências diversificadas a nível profissional e pessoal devido às práticas elaboradas com os jovens, nomeadamente, as sessões de atividades de grupo, as avaliações psicológicas e o acompanhamento psicológico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-20T15:55:15Z 2023-11-06T00:00:00Z 2023-11-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11144/6668 TID:203407822 |
url |
http://hdl.handle.net/11144/6668 |
identifier_str_mv |
TID:203407822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136827225931776 |