Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Maria Elisabete Constantino
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/6668
Resumo: Este relatório é a narrativa das reflexões e vivências durante o período de estágio, exercido numa instituição que promove condições para a qualidade da educação e da formação de jovens que revelam uma padronização de abandono ou insucesso escolar. Esta padronização deve-se a diversas problemáticas como a existência de comportamentos antissociais em contexto escolar manifestados através da indisciplina e de comportamentos desviantes relacionados com agressões, delinquência e consumo de drogas. As dificuldades de aprendizagem são igualmente um fator predominante caracterizado pela manifestação de problemas psicossociais, sentimentos de inferioridade, baixa autoestima, problemas emocionais ou de comportamento. A concretização do estágio permitiu adquirir competências diversificadas a nível profissional e pessoal devido às práticas elaboradas com os jovens, nomeadamente, as sessões de atividades de grupo, as avaliações psicológicas e o acompanhamento psicológico.
id RCAP_5a1c45bb1709c0b34ec6247d2c3edc71
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/6668
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativoavaliação e acompanhamento psicológicocomportamentos desviantesabandono e insucesso escolareducação e formação de jovensEste relatório é a narrativa das reflexões e vivências durante o período de estágio, exercido numa instituição que promove condições para a qualidade da educação e da formação de jovens que revelam uma padronização de abandono ou insucesso escolar. Esta padronização deve-se a diversas problemáticas como a existência de comportamentos antissociais em contexto escolar manifestados através da indisciplina e de comportamentos desviantes relacionados com agressões, delinquência e consumo de drogas. As dificuldades de aprendizagem são igualmente um fator predominante caracterizado pela manifestação de problemas psicossociais, sentimentos de inferioridade, baixa autoestima, problemas emocionais ou de comportamento. A concretização do estágio permitiu adquirir competências diversificadas a nível profissional e pessoal devido às práticas elaboradas com os jovens, nomeadamente, as sessões de atividades de grupo, as avaliações psicológicas e o acompanhamento psicológico.2023-11-20T15:55:15Z2023-11-06T00:00:00Z2023-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/6668TID:203407822porMonteiro, Maria Elisabete Constantinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-25T01:45:32Zoai:repositorio.ual.pt:11144/6668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:05.218208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo
title Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo
spellingShingle Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo
Monteiro, Maria Elisabete Constantino
avaliação e acompanhamento psicológico
comportamentos desviantes
abandono e insucesso escolar
educação e formação de jovens
title_short Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo
title_full Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo
title_fullStr Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo
title_full_unstemmed Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo
title_sort Projeto de intervenção psicopedagógica em contexto educativo
author Monteiro, Maria Elisabete Constantino
author_facet Monteiro, Maria Elisabete Constantino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Maria Elisabete Constantino
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação e acompanhamento psicológico
comportamentos desviantes
abandono e insucesso escolar
educação e formação de jovens
topic avaliação e acompanhamento psicológico
comportamentos desviantes
abandono e insucesso escolar
educação e formação de jovens
description Este relatório é a narrativa das reflexões e vivências durante o período de estágio, exercido numa instituição que promove condições para a qualidade da educação e da formação de jovens que revelam uma padronização de abandono ou insucesso escolar. Esta padronização deve-se a diversas problemáticas como a existência de comportamentos antissociais em contexto escolar manifestados através da indisciplina e de comportamentos desviantes relacionados com agressões, delinquência e consumo de drogas. As dificuldades de aprendizagem são igualmente um fator predominante caracterizado pela manifestação de problemas psicossociais, sentimentos de inferioridade, baixa autoestima, problemas emocionais ou de comportamento. A concretização do estágio permitiu adquirir competências diversificadas a nível profissional e pessoal devido às práticas elaboradas com os jovens, nomeadamente, as sessões de atividades de grupo, as avaliações psicológicas e o acompanhamento psicológico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-20T15:55:15Z
2023-11-06T00:00:00Z
2023-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/6668
TID:203407822
url http://hdl.handle.net/11144/6668
identifier_str_mv TID:203407822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136827225931776