Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/20943 |
Resumo: | O presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, procura desconstruir ideias preconcebidas relativas à aprendizagem do desenho, e propõe abandonar vícios inerentes à sua construção, com base em experiências proporcionadas aos alunos que os despertem para a importância de (re) aprender a ver convocando todos os sentidos. O estudo propõe estratégias pedagógicas conducentes a uma nova forma de ver e conhecer pelo desenho, ao abandono de uma visão e expressão estereotipadas, e ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Este texto apresenta, na primeira parte, um desenvolvimento teórico de abordagem conceitual, onde, através da análise da obra de vários autores, se analisam os conceitos de desenho, perceção e educação artística, e se fundamenta a nossa prática pedagógica. A segunda parte desenvolve algumas propostas didáticas de aclaramento de estratégias de ensino/aprendizagem, aplicadas à disciplina de Desenho e Comunicação Visual, na Escola Secundária D. Maria II, de Braga, na turma com a qual realizámos o nosso estágio pedagógico. Estas tiveram por objetivo estimular nos alunos as suas capacidades de observação e de representação, ver bem para desenhar melhor. No final, apresenta-se uma reflexão sobre os resultados da experiência desenvolvida, bem como propostas de desenvolvimento futuro. |
id |
RCAP_5a215be0f7e2c8f093572527a7bff0df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20943 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenhoDesenhoPerceçãoObservaçãoEnsino/aprendizagemDrawingPerceptionObservationTeaching/learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, procura desconstruir ideias preconcebidas relativas à aprendizagem do desenho, e propõe abandonar vícios inerentes à sua construção, com base em experiências proporcionadas aos alunos que os despertem para a importância de (re) aprender a ver convocando todos os sentidos. O estudo propõe estratégias pedagógicas conducentes a uma nova forma de ver e conhecer pelo desenho, ao abandono de uma visão e expressão estereotipadas, e ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Este texto apresenta, na primeira parte, um desenvolvimento teórico de abordagem conceitual, onde, através da análise da obra de vários autores, se analisam os conceitos de desenho, perceção e educação artística, e se fundamenta a nossa prática pedagógica. A segunda parte desenvolve algumas propostas didáticas de aclaramento de estratégias de ensino/aprendizagem, aplicadas à disciplina de Desenho e Comunicação Visual, na Escola Secundária D. Maria II, de Braga, na turma com a qual realizámos o nosso estágio pedagógico. Estas tiveram por objetivo estimular nos alunos as suas capacidades de observação e de representação, ver bem para desenhar melhor. No final, apresenta-se uma reflexão sobre os resultados da experiência desenvolvida, bem como propostas de desenvolvimento futuro.This work report was prepared as part of the Master in Visual Arts Education in the 3rd cycle of basic education and secondary education, seeks to deconstruct preconceived ideas as to drawing learning, and proposes leave some vices inherent in his construction, based on experiences created for students that awaken to the importance of (re) learn to see summoning every way. The study proposes some educational strategies leading to a new way of see and know the drawing, the leaving of a vision and expression stereotyped, and the development of critical and creative thinking. This report presents, in the first part, a theoretical development of conceptual approach analyzing the work of several authors, analyzing the concepts of design, perception and artistic education, and forms the basis for our teaching practice. The second part develops some didactic proposals for clearance of teaching / learning strategies, applied the on the area of Drawing and Visual Communication in Secondary School D. Maria II, Braga, in the class with which did our teaching training. These aimed to encourage students in their observation and representation capabilities, see clearly to draw better. At the end, presents a reflection on the results of this experience, as well as some proposals of future development.Palhinha, Maria Helena CardosoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCamelo, Natércia Maria Vieira2016-11-08T16:03:53Z2015-06-0320152015-06-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20943TID:201672138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-12T01:37:50Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:20.563053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho |
title |
Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho |
spellingShingle |
Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho Camelo, Natércia Maria Vieira Desenho Perceção Observação Ensino/aprendizagem Drawing Perception Observation Teaching/learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho |
title_full |
Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho |
title_fullStr |
Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho |
title_full_unstemmed |
Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho |
title_sort |
Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho |
author |
Camelo, Natércia Maria Vieira |
author_facet |
Camelo, Natércia Maria Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palhinha, Maria Helena Cardoso Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camelo, Natércia Maria Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Perceção Observação Ensino/aprendizagem Drawing Perception Observation Teaching/learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Desenho Perceção Observação Ensino/aprendizagem Drawing Perception Observation Teaching/learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, procura desconstruir ideias preconcebidas relativas à aprendizagem do desenho, e propõe abandonar vícios inerentes à sua construção, com base em experiências proporcionadas aos alunos que os despertem para a importância de (re) aprender a ver convocando todos os sentidos. O estudo propõe estratégias pedagógicas conducentes a uma nova forma de ver e conhecer pelo desenho, ao abandono de uma visão e expressão estereotipadas, e ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Este texto apresenta, na primeira parte, um desenvolvimento teórico de abordagem conceitual, onde, através da análise da obra de vários autores, se analisam os conceitos de desenho, perceção e educação artística, e se fundamenta a nossa prática pedagógica. A segunda parte desenvolve algumas propostas didáticas de aclaramento de estratégias de ensino/aprendizagem, aplicadas à disciplina de Desenho e Comunicação Visual, na Escola Secundária D. Maria II, de Braga, na turma com a qual realizámos o nosso estágio pedagógico. Estas tiveram por objetivo estimular nos alunos as suas capacidades de observação e de representação, ver bem para desenhar melhor. No final, apresenta-se uma reflexão sobre os resultados da experiência desenvolvida, bem como propostas de desenvolvimento futuro. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-03 2015 2015-06-03T00:00:00Z 2016-11-08T16:03:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/20943 TID:201672138 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/20943 |
identifier_str_mv |
TID:201672138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131860353155072 |