Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camelo, Natércia Maria Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20943
Resumo: O presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, procura desconstruir ideias preconcebidas relativas à aprendizagem do desenho, e propõe abandonar vícios inerentes à sua construção, com base em experiências proporcionadas aos alunos que os despertem para a importância de (re) aprender a ver convocando todos os sentidos. O estudo propõe estratégias pedagógicas conducentes a uma nova forma de ver e conhecer pelo desenho, ao abandono de uma visão e expressão estereotipadas, e ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Este texto apresenta, na primeira parte, um desenvolvimento teórico de abordagem conceitual, onde, através da análise da obra de vários autores, se analisam os conceitos de desenho, perceção e educação artística, e se fundamenta a nossa prática pedagógica. A segunda parte desenvolve algumas propostas didáticas de aclaramento de estratégias de ensino/aprendizagem, aplicadas à disciplina de Desenho e Comunicação Visual, na Escola Secundária D. Maria II, de Braga, na turma com a qual realizámos o nosso estágio pedagógico. Estas tiveram por objetivo estimular nos alunos as suas capacidades de observação e de representação, ver bem para desenhar melhor. No final, apresenta-se uma reflexão sobre os resultados da experiência desenvolvida, bem como propostas de desenvolvimento futuro.
id RCAP_5a215be0f7e2c8f093572527a7bff0df
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20943
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenhoDesenhoPerceçãoObservaçãoEnsino/aprendizagemDrawingPerceptionObservationTeaching/learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, procura desconstruir ideias preconcebidas relativas à aprendizagem do desenho, e propõe abandonar vícios inerentes à sua construção, com base em experiências proporcionadas aos alunos que os despertem para a importância de (re) aprender a ver convocando todos os sentidos. O estudo propõe estratégias pedagógicas conducentes a uma nova forma de ver e conhecer pelo desenho, ao abandono de uma visão e expressão estereotipadas, e ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Este texto apresenta, na primeira parte, um desenvolvimento teórico de abordagem conceitual, onde, através da análise da obra de vários autores, se analisam os conceitos de desenho, perceção e educação artística, e se fundamenta a nossa prática pedagógica. A segunda parte desenvolve algumas propostas didáticas de aclaramento de estratégias de ensino/aprendizagem, aplicadas à disciplina de Desenho e Comunicação Visual, na Escola Secundária D. Maria II, de Braga, na turma com a qual realizámos o nosso estágio pedagógico. Estas tiveram por objetivo estimular nos alunos as suas capacidades de observação e de representação, ver bem para desenhar melhor. No final, apresenta-se uma reflexão sobre os resultados da experiência desenvolvida, bem como propostas de desenvolvimento futuro.This work report was prepared as part of the Master in Visual Arts Education in the 3rd cycle of basic education and secondary education, seeks to deconstruct preconceived ideas as to drawing learning, and proposes leave some vices inherent in his construction, based on experiences created for students that awaken to the importance of (re) learn to see summoning every way. The study proposes some educational strategies leading to a new way of see and know the drawing, the leaving of a vision and expression stereotyped, and the development of critical and creative thinking. This report presents, in the first part, a theoretical development of conceptual approach analyzing the work of several authors, analyzing the concepts of design, perception and artistic education, and forms the basis for our teaching practice. The second part develops some didactic proposals for clearance of teaching / learning strategies, applied the on the area of Drawing and Visual Communication in Secondary School D. Maria II, Braga, in the class with which did our teaching training. These aimed to encourage students in their observation and representation capabilities, see clearly to draw better. At the end, presents a reflection on the results of this experience, as well as some proposals of future development.Palhinha, Maria Helena CardosoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCamelo, Natércia Maria Vieira2016-11-08T16:03:53Z2015-06-0320152015-06-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20943TID:201672138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-12T01:37:50Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:20.563053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho
title Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho
spellingShingle Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho
Camelo, Natércia Maria Vieira
Desenho
Perceção
Observação
Ensino/aprendizagem
Drawing
Perception
Observation
Teaching/learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho
title_full Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho
title_fullStr Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho
title_full_unstemmed Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho
title_sort Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho
author Camelo, Natércia Maria Vieira
author_facet Camelo, Natércia Maria Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palhinha, Maria Helena Cardoso
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Camelo, Natércia Maria Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Perceção
Observação
Ensino/aprendizagem
Drawing
Perception
Observation
Teaching/learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenho
Perceção
Observação
Ensino/aprendizagem
Drawing
Perception
Observation
Teaching/learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, procura desconstruir ideias preconcebidas relativas à aprendizagem do desenho, e propõe abandonar vícios inerentes à sua construção, com base em experiências proporcionadas aos alunos que os despertem para a importância de (re) aprender a ver convocando todos os sentidos. O estudo propõe estratégias pedagógicas conducentes a uma nova forma de ver e conhecer pelo desenho, ao abandono de uma visão e expressão estereotipadas, e ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Este texto apresenta, na primeira parte, um desenvolvimento teórico de abordagem conceitual, onde, através da análise da obra de vários autores, se analisam os conceitos de desenho, perceção e educação artística, e se fundamenta a nossa prática pedagógica. A segunda parte desenvolve algumas propostas didáticas de aclaramento de estratégias de ensino/aprendizagem, aplicadas à disciplina de Desenho e Comunicação Visual, na Escola Secundária D. Maria II, de Braga, na turma com a qual realizámos o nosso estágio pedagógico. Estas tiveram por objetivo estimular nos alunos as suas capacidades de observação e de representação, ver bem para desenhar melhor. No final, apresenta-se uma reflexão sobre os resultados da experiência desenvolvida, bem como propostas de desenvolvimento futuro.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-03
2015
2015-06-03T00:00:00Z
2016-11-08T16:03:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/20943
TID:201672138
url http://hdl.handle.net/10400.14/20943
identifier_str_mv TID:201672138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131860353155072