Saúde, bem-estar subjetivo e apego ao ambiente escolar em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,Keila
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Boeira,João, Sá,Jeferson, Macuch,Regiane, Yaegashi,Solange, Grossi-Milani,Rute
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000200567
Resumo: Resumo O Programa de Saúde na Escola vem contribuir para um olhar interdisciplinar sobre o bem-estar do adolescente. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre fatores de saúde, bem-estar subjetivo e apego ao ambiente escolar em adolescentes. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa; do tipo descritivo transversal. A amostra foi formada por 43 adolescentes entre 14 e 18 anos matriculados em uma escola particular no noroeste do Paraná. Para avaliar o bem-estar subjetivo e apego à escola utilizou-se a Escala de Afetos e a Escala de Apego ao Lugar. Na Escala de Afetos o escore mediano dos itens negativos foi de 1,93, ao passo que para os itens positivos, a mediana observada foi de 3,14. Observou-se a prevalência dos afetos positivos: feliz (60%) e divertido (58%), já em relação aos afetos negativos, a prevalência foi: preocupado (37%) e impaciente (30%). Os locais de maior apego na escola foram a árvore de sete copas e o ginásio, o que mostra a relevância dos espaços naturais, de socialização e lazer. Conclui-se que o ambiente escolar pode ser gerador de qualidade de vida e afetos aos adolescentes. Incentivos a ações interdisciplinares nesse contexto podem propiciar uma boa percepção de lugar, de saúde e bem-estar subjetivo em adolescentes escolares.
id RCAP_5a270226a13adbbdd0c6be08102b49a4
oai_identifier_str oai:scielo:S1645-00862021000200567
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Saúde, bem-estar subjetivo e apego ao ambiente escolar em adolescentesApego escolaradolescentepromoção da saúde na escolarelação pessoa-ambienteResumo O Programa de Saúde na Escola vem contribuir para um olhar interdisciplinar sobre o bem-estar do adolescente. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre fatores de saúde, bem-estar subjetivo e apego ao ambiente escolar em adolescentes. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa; do tipo descritivo transversal. A amostra foi formada por 43 adolescentes entre 14 e 18 anos matriculados em uma escola particular no noroeste do Paraná. Para avaliar o bem-estar subjetivo e apego à escola utilizou-se a Escala de Afetos e a Escala de Apego ao Lugar. Na Escala de Afetos o escore mediano dos itens negativos foi de 1,93, ao passo que para os itens positivos, a mediana observada foi de 3,14. Observou-se a prevalência dos afetos positivos: feliz (60%) e divertido (58%), já em relação aos afetos negativos, a prevalência foi: preocupado (37%) e impaciente (30%). Os locais de maior apego na escola foram a árvore de sete copas e o ginásio, o que mostra a relevância dos espaços naturais, de socialização e lazer. Conclui-se que o ambiente escolar pode ser gerador de qualidade de vida e afetos aos adolescentes. Incentivos a ações interdisciplinares nesse contexto podem propiciar uma boa percepção de lugar, de saúde e bem-estar subjetivo em adolescentes escolares.Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde2021-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000200567Psicologia, Saúde & Doenças v.22 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000200567Alves,KeilaBoeira,JoãoSá,JefersonMacuch,RegianeYaegashi,SolangeGrossi-Milani,Ruteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:16:16Zoai:scielo:S1645-00862021000200567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:25:20.126212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Saúde, bem-estar subjetivo e apego ao ambiente escolar em adolescentes
title Saúde, bem-estar subjetivo e apego ao ambiente escolar em adolescentes
spellingShingle Saúde, bem-estar subjetivo e apego ao ambiente escolar em adolescentes
Alves,Keila
Apego escolar
adolescente
promoção da saúde na escola
relação pessoa-ambiente
title_short Saúde, bem-estar subjetivo e apego ao ambiente escolar em adolescentes
title_full Saúde, bem-estar subjetivo e apego ao ambiente escolar em adolescentes
title_fullStr Saúde, bem-estar subjetivo e apego ao ambiente escolar em adolescentes
title_full_unstemmed Saúde, bem-estar subjetivo e apego ao ambiente escolar em adolescentes
title_sort Saúde, bem-estar subjetivo e apego ao ambiente escolar em adolescentes
author Alves,Keila
author_facet Alves,Keila
Boeira,João
Sá,Jeferson
Macuch,Regiane
Yaegashi,Solange
Grossi-Milani,Rute
author_role author
author2 Boeira,João
Sá,Jeferson
Macuch,Regiane
Yaegashi,Solange
Grossi-Milani,Rute
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,Keila
Boeira,João
Sá,Jeferson
Macuch,Regiane
Yaegashi,Solange
Grossi-Milani,Rute
dc.subject.por.fl_str_mv Apego escolar
adolescente
promoção da saúde na escola
relação pessoa-ambiente
topic Apego escolar
adolescente
promoção da saúde na escola
relação pessoa-ambiente
description Resumo O Programa de Saúde na Escola vem contribuir para um olhar interdisciplinar sobre o bem-estar do adolescente. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre fatores de saúde, bem-estar subjetivo e apego ao ambiente escolar em adolescentes. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa; do tipo descritivo transversal. A amostra foi formada por 43 adolescentes entre 14 e 18 anos matriculados em uma escola particular no noroeste do Paraná. Para avaliar o bem-estar subjetivo e apego à escola utilizou-se a Escala de Afetos e a Escala de Apego ao Lugar. Na Escala de Afetos o escore mediano dos itens negativos foi de 1,93, ao passo que para os itens positivos, a mediana observada foi de 3,14. Observou-se a prevalência dos afetos positivos: feliz (60%) e divertido (58%), já em relação aos afetos negativos, a prevalência foi: preocupado (37%) e impaciente (30%). Os locais de maior apego na escola foram a árvore de sete copas e o ginásio, o que mostra a relevância dos espaços naturais, de socialização e lazer. Conclui-se que o ambiente escolar pode ser gerador de qualidade de vida e afetos aos adolescentes. Incentivos a ações interdisciplinares nesse contexto podem propiciar uma boa percepção de lugar, de saúde e bem-estar subjetivo em adolescentes escolares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000200567
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000200567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000200567
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia, Saúde & Doenças v.22 n.2 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137329403658240