Gestão do capital intelectual: A nova vantagem competitiva das organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, F.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Lopes, A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/28853
Resumo: No contexto do novo paradigma da gestão do conhecimento, o capital intelectual, parece assumir, de forma crescente, a função de principal activo de uma empresa, pois é ele, efectivamente, que permite que a informação se transforme em conhecimento. Ora, considerando este contexto actual, em que os mercados se tornam mais competitivos e forçam as empresas a entrar numa dinâmica de inovação permanente, a gestão estratégica do capital intelectual parece constituir o activo mais valioso, residindo nele, normalmente, as fontes de vantagem competitiva. Diversos são os trabalhos de investigação que têm procurado abordar este tema e que apontam para a necessidade de se adoptar uma postura mais estratégica, pensando também no médio e longo prazo, valorizando mais os activos intelectuais na posse dos colaboradores de cada empresa, integrando-os nos processos de criação, manutenção e utilização do conhecimento. Este artigo irá apresentar as conclusões obtidas numa investigação realizada com o objectivo de identificar os parâmetros que poderão permitir avaliar, no campo empresarial, a gestão do capital intelectual. Esta pesquisa compreende a aplicação de um modelo de auditoria, que se revelou pertinente, numa amostra de pequenas empresas portuguesas. Os resultados obtidos apontam para o facto de as pequenas empresas apresentarem melhor performance no campo económico e social, quando equilibram os vários factores do modelo usado.
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