Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Joana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Payan Carreira, Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26901
Resumo: O exercício da prática clínica veterinária exige constante atualização dos conhecimentos e aprendizagem ao longo da vida. Perante casos clínicos complexos, o médico veterinário deverá ser capaz de analisar a informação disponível, colhida através da anamnese e exame físico e estabelecer um plano de abordagem diagnóstica, recorrendo a meios de diagnóstico complementares, que deve selecionar de forma criteriosa, tantas vezes limitado por restrições económicas dos tutores. Uma vez estabelecido um diagnóstico definitivo, deve assegurar que o paciente recebe o tratamento mais indicado. Todos estes passos se devem enquadrar numa prática clínica baseada na evidência, combinando perícia, a mais relevante e melhor evidência científica e fatores ligados ao paciente e ao tutor. Assim, deve o médico veterinário ser capaz de procurar, selecionar e analisar a literatura científica disponível, em cada momento, de forma independente e autónoma. No presente trabalho apresentamos a perceção, recolhida por questionário anónimo online, dos estudantes finalistas do curso de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária face à substituição de uma aula teórico-prática tradicional, expositiva, por uma sessão de duas horas em que foram distribuídos artigos científicos em inglês.
id RCAP_5a324a632c0e198a0afce5a0059d096c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26901
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhialiteracia científicaclínica de animais de companhiamétodoaprendizagem ativaO exercício da prática clínica veterinária exige constante atualização dos conhecimentos e aprendizagem ao longo da vida. Perante casos clínicos complexos, o médico veterinário deverá ser capaz de analisar a informação disponível, colhida através da anamnese e exame físico e estabelecer um plano de abordagem diagnóstica, recorrendo a meios de diagnóstico complementares, que deve selecionar de forma criteriosa, tantas vezes limitado por restrições económicas dos tutores. Uma vez estabelecido um diagnóstico definitivo, deve assegurar que o paciente recebe o tratamento mais indicado. Todos estes passos se devem enquadrar numa prática clínica baseada na evidência, combinando perícia, a mais relevante e melhor evidência científica e fatores ligados ao paciente e ao tutor. Assim, deve o médico veterinário ser capaz de procurar, selecionar e analisar a literatura científica disponível, em cada momento, de forma independente e autónoma. No presente trabalho apresentamos a perceção, recolhida por questionário anónimo online, dos estudantes finalistas do curso de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária face à substituição de uma aula teórico-prática tradicional, expositiva, por uma sessão de duas horas em que foram distribuídos artigos científicos em inglês.Instituto Politécnico de Santarém2020-02-11T11:07:22Z2020-02-112019-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/26901http://hdl.handle.net/10174/26901porReis J & Carreira Payan R (2019). Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia. 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 11 e 12 de julho de 2019, Instituto Politécnico de Santarém, Santarém, Portugal.https://cnappes.org/jmfcr@uevora.ptrtpayan@uevora.pt672Reis, JoanaPayan Carreira, Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:37Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:56.218547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia
title Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia
spellingShingle Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia
Reis, Joana
literacia científica
clínica de animais de companhia
método
aprendizagem ativa
title_short Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia
title_full Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia
title_fullStr Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia
title_full_unstemmed Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia
title_sort Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia
author Reis, Joana
author_facet Reis, Joana
Payan Carreira, Rita
author_role author
author2 Payan Carreira, Rita
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Joana
Payan Carreira, Rita
dc.subject.por.fl_str_mv literacia científica
clínica de animais de companhia
método
aprendizagem ativa
topic literacia científica
clínica de animais de companhia
método
aprendizagem ativa
description O exercício da prática clínica veterinária exige constante atualização dos conhecimentos e aprendizagem ao longo da vida. Perante casos clínicos complexos, o médico veterinário deverá ser capaz de analisar a informação disponível, colhida através da anamnese e exame físico e estabelecer um plano de abordagem diagnóstica, recorrendo a meios de diagnóstico complementares, que deve selecionar de forma criteriosa, tantas vezes limitado por restrições económicas dos tutores. Uma vez estabelecido um diagnóstico definitivo, deve assegurar que o paciente recebe o tratamento mais indicado. Todos estes passos se devem enquadrar numa prática clínica baseada na evidência, combinando perícia, a mais relevante e melhor evidência científica e fatores ligados ao paciente e ao tutor. Assim, deve o médico veterinário ser capaz de procurar, selecionar e analisar a literatura científica disponível, em cada momento, de forma independente e autónoma. No presente trabalho apresentamos a perceção, recolhida por questionário anónimo online, dos estudantes finalistas do curso de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária face à substituição de uma aula teórico-prática tradicional, expositiva, por uma sessão de duas horas em que foram distribuídos artigos científicos em inglês.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01T00:00:00Z
2020-02-11T11:07:22Z
2020-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26901
http://hdl.handle.net/10174/26901
url http://hdl.handle.net/10174/26901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis J & Carreira Payan R (2019). Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia. 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 11 e 12 de julho de 2019, Instituto Politécnico de Santarém, Santarém, Portugal.
https://cnappes.org/
jmfcr@uevora.pt
rtpayan@uevora.pt
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136651433213952