Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26901 |
Resumo: | O exercício da prática clínica veterinária exige constante atualização dos conhecimentos e aprendizagem ao longo da vida. Perante casos clínicos complexos, o médico veterinário deverá ser capaz de analisar a informação disponível, colhida através da anamnese e exame físico e estabelecer um plano de abordagem diagnóstica, recorrendo a meios de diagnóstico complementares, que deve selecionar de forma criteriosa, tantas vezes limitado por restrições económicas dos tutores. Uma vez estabelecido um diagnóstico definitivo, deve assegurar que o paciente recebe o tratamento mais indicado. Todos estes passos se devem enquadrar numa prática clínica baseada na evidência, combinando perícia, a mais relevante e melhor evidência científica e fatores ligados ao paciente e ao tutor. Assim, deve o médico veterinário ser capaz de procurar, selecionar e analisar a literatura científica disponível, em cada momento, de forma independente e autónoma. No presente trabalho apresentamos a perceção, recolhida por questionário anónimo online, dos estudantes finalistas do curso de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária face à substituição de uma aula teórico-prática tradicional, expositiva, por uma sessão de duas horas em que foram distribuídos artigos científicos em inglês. |
id |
RCAP_5a324a632c0e198a0afce5a0059d096c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/26901 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhialiteracia científicaclínica de animais de companhiamétodoaprendizagem ativaO exercício da prática clínica veterinária exige constante atualização dos conhecimentos e aprendizagem ao longo da vida. Perante casos clínicos complexos, o médico veterinário deverá ser capaz de analisar a informação disponível, colhida através da anamnese e exame físico e estabelecer um plano de abordagem diagnóstica, recorrendo a meios de diagnóstico complementares, que deve selecionar de forma criteriosa, tantas vezes limitado por restrições económicas dos tutores. Uma vez estabelecido um diagnóstico definitivo, deve assegurar que o paciente recebe o tratamento mais indicado. Todos estes passos se devem enquadrar numa prática clínica baseada na evidência, combinando perícia, a mais relevante e melhor evidência científica e fatores ligados ao paciente e ao tutor. Assim, deve o médico veterinário ser capaz de procurar, selecionar e analisar a literatura científica disponível, em cada momento, de forma independente e autónoma. No presente trabalho apresentamos a perceção, recolhida por questionário anónimo online, dos estudantes finalistas do curso de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária face à substituição de uma aula teórico-prática tradicional, expositiva, por uma sessão de duas horas em que foram distribuídos artigos científicos em inglês.Instituto Politécnico de Santarém2020-02-11T11:07:22Z2020-02-112019-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/26901http://hdl.handle.net/10174/26901porReis J & Carreira Payan R (2019). Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia. 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 11 e 12 de julho de 2019, Instituto Politécnico de Santarém, Santarém, Portugal.https://cnappes.org/jmfcr@uevora.ptrtpayan@uevora.pt672Reis, JoanaPayan Carreira, Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:37Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:56.218547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia |
title |
Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia |
spellingShingle |
Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia Reis, Joana literacia científica clínica de animais de companhia método aprendizagem ativa |
title_short |
Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia |
title_full |
Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia |
title_fullStr |
Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia |
title_full_unstemmed |
Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia |
title_sort |
Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia |
author |
Reis, Joana |
author_facet |
Reis, Joana Payan Carreira, Rita |
author_role |
author |
author2 |
Payan Carreira, Rita |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Joana Payan Carreira, Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literacia científica clínica de animais de companhia método aprendizagem ativa |
topic |
literacia científica clínica de animais de companhia método aprendizagem ativa |
description |
O exercício da prática clínica veterinária exige constante atualização dos conhecimentos e aprendizagem ao longo da vida. Perante casos clínicos complexos, o médico veterinário deverá ser capaz de analisar a informação disponível, colhida através da anamnese e exame físico e estabelecer um plano de abordagem diagnóstica, recorrendo a meios de diagnóstico complementares, que deve selecionar de forma criteriosa, tantas vezes limitado por restrições económicas dos tutores. Uma vez estabelecido um diagnóstico definitivo, deve assegurar que o paciente recebe o tratamento mais indicado. Todos estes passos se devem enquadrar numa prática clínica baseada na evidência, combinando perícia, a mais relevante e melhor evidência científica e fatores ligados ao paciente e ao tutor. Assim, deve o médico veterinário ser capaz de procurar, selecionar e analisar a literatura científica disponível, em cada momento, de forma independente e autónoma. No presente trabalho apresentamos a perceção, recolhida por questionário anónimo online, dos estudantes finalistas do curso de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária face à substituição de uma aula teórico-prática tradicional, expositiva, por uma sessão de duas horas em que foram distribuídos artigos científicos em inglês. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01T00:00:00Z 2020-02-11T11:07:22Z 2020-02-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/26901 http://hdl.handle.net/10174/26901 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/26901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Reis J & Carreira Payan R (2019). Literacia científica e autonomia na aprendizagem aplicadas à clínica de animais de companhia. 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 11 e 12 de julho de 2019, Instituto Politécnico de Santarém, Santarém, Portugal. https://cnappes.org/ jmfcr@uevora.pt rtpayan@uevora.pt 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136651433213952 |