Justiça restaurativa, liderança moral e clima escolar: Perceções de profissionais de educação em posições de liderança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belletti, Talita de Freitas Mondini
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24118
Resumo: A justiça restaurativa pode ser uma alternativa promissora ao sistema punitivo, que se mostra presente em escolas no mundo todo. No entanto, a implementação dessa abordagem não é sustentável, se não houver um alinhamento por parte dos líderes e comunidade escolar com a ideologia da justiça restaurativa. O presente estudo teve como objetivo investigar as percepções de profissionais que ocupam cargos de liderança em escolas em Portugal, quanto aos princípios da justiça restaurativa, bem como as associações entre estes princípios e as características individuais dos líderes (e.g., liderança moral, experiência) e as características da escola (e.g., clima, localização, dimensão). Participaram neste estudo 99 profissionais de educação que ocupavam cargos de liderança no contexto escolar português, sendo 62.6% do sexo feminino e 37.4% do sexo masculino, com idades que variaram entre 31 e 67 anos (DP = 8.17). Os resultados demonstraram que os líderes revelaram uma concordância com os princípios da justiça restaurativa. São necessárias pesquisas adicionais que possam examinar as condições de implementação e a eficácia de abordagens baseadas na justiça restaurativa e que permitam identificar barreiras na aplicação desta abordagem nas escolas em Portugal, bem como formas de as ultrapassar.
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