Brand equity de destinos turísticos : o caso da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, João Sérgio Duarte
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10749
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_5a35d8fc2d17a3e6551862391fe77141
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10749
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brand equity de destinos turísticos : o caso da MadeiraGestão de marcasbrand equitydestinos turísticosimagemlealdadequalidade percebidanotoriedadeBrand managementtourism destinationsimageloyaltyperceived qualityawarenessMestrado em MarketingO poder das marcas é largamente reconhecido. Cada vez mais os destinos turísticos procuram apresentam-se sob essa forma, pelo que, a transferência de diversos dos princípios de branding a estes tem vindo a merecer atenção. Dando seguimento a trabalhos prévios sobre o tema, com a presente dissertação propôs--se estudar a aplicabilidade do conceito de brand equity aos destinos turísticos, sendo que a Madeira foi a marca sob investigação. Seguiu-se uma metodologia quantitativa. A amostra foi não probabilística por conveniência e fez-se compor por 321 turistas, que responderam ao questionário proposto aquando do final da sua estadia. A recolha dos dados foi feita em sete hotéis do destino. Verificou-se, através da análise de equações estruturais, que todas dimensões propostas - notoriedade, imagem, qualidade percebida e lealdade ? apresentam-se como importantes para compreender o brand equity do destino, sendo que, a imagem assume--se como dimensão central. Constatou-se também que a avaliação que é feita à marca difere entre mercados. Concluiu-se então que que o valor que é atribuído a um destino não se cinge à percepção sobre os seus atributos mas comporta também outras dimensões, o qual pode ser entendido sob o nome de brand equity e que sob o qual deve ser trabalhado.The power of brands is widely known. Considering that fact, tourism destinations try increasingly to present themselves in that way, therefore, the transference of the main principals of branding for them has been also receiving attention. Following previous studies about the subject, the present dissertation aimed to study the applicability of brand equity concept into tourism destinations, being Madeira the brand taken in consideration. A quantitative research method was followed. It was used a non-probability convenience sampling, comprised by 321 tourists, who have answered a questionnaire at the end of their stay. The data was collected in seven hotels. Through structural equation modeling, it was verified that all the proposed dimensions awareness, image, perceived quality and loyalty are important in order to understand the brand equity of the destination. The image was presented as the core dimension. It was also verified that the evaluation done to the brand differs from market to market. It was concluded that the value attributed to a destination is not limited to the perception about its attributes but it also carries other dimensions, which may be understood as brand equity and, under this concept, should be considered and tracked.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaJardim, João Sérgio Duarte2016-01-25T11:15:07Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10749porJardim, João Sérgio Duarte (2012). "Brand equity de destinos turísticos : o caso da Madeira". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:09.663339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brand equity de destinos turísticos : o caso da Madeira
title Brand equity de destinos turísticos : o caso da Madeira
spellingShingle Brand equity de destinos turísticos : o caso da Madeira
Jardim, João Sérgio Duarte
Gestão de marcas
brand equity
destinos turísticos
imagem
lealdade
qualidade percebida
notoriedade
Brand management
tourism destinations
image
loyalty
perceived quality
awareness
title_short Brand equity de destinos turísticos : o caso da Madeira
title_full Brand equity de destinos turísticos : o caso da Madeira
title_fullStr Brand equity de destinos turísticos : o caso da Madeira
title_full_unstemmed Brand equity de destinos turísticos : o caso da Madeira
title_sort Brand equity de destinos turísticos : o caso da Madeira
author Jardim, João Sérgio Duarte
author_facet Jardim, João Sérgio Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim, João Sérgio Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de marcas
brand equity
destinos turísticos
imagem
lealdade
qualidade percebida
notoriedade
Brand management
tourism destinations
image
loyalty
perceived quality
awareness
topic Gestão de marcas
brand equity
destinos turísticos
imagem
lealdade
qualidade percebida
notoriedade
Brand management
tourism destinations
image
loyalty
perceived quality
awareness
description Mestrado em Marketing
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2016-01-25T11:15:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10749
url http://hdl.handle.net/10400.5/10749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jardim, João Sérgio Duarte (2012). "Brand equity de destinos turísticos : o caso da Madeira". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131054443855872