A relação entre a cultura organizacional e o desempenho individual no setor imobiliário: o papel mediador do clima de serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Liliane Melen Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19052
Resumo: A sociedade atual depara-se com uma crescente globalização a nível económico e social, com um aumento exponencial da concorrência, diferentes gerações no mercado de trabalho, mudança de paradigmas, resultando numa elevada complexidade vivida no mundo das organizações. A adaptação a estas mudanças, e o alcance do sucesso das organizações, dependem de variados fatores, nomeadamente da cultura organizacional, do desempenho laboral, e da retenção de clientes. Nesse sentido, tornou-se pertinente estudar um modelo que envolva estes três fatores, de maneira a entender se a Cultura Organizacional (CO) influencia o Desempenho Individual (DI) dos trabalhadores, motivando-os e elevando o seu potencial. E se a mesma (CO) proporciona as condições necessárias à presença de um Clima de Serviço (CS), que por sua vez também potencie o desempenho. O estudo realizou-se no setor imobiliário, com uma amostra de 277 trabalhadores de uma empresa internacional de mediação imobiliária estabelecida em Portugal. Tanto quanto se sabe, os temas foram já estudados nas áreas da saúde, restauração e hotelaria, sendo um dos contributos deste trabalho, testar o modelo de investigação num setor diferente. Além disso, até ao momento, não existem estudos com as três variáveis presentes no mesmo modelo. Os principais resultados demonstraram que as perceções de cultura de objetivos, de apoio e de regras (variável preditora) influenciam o clima de serviço (variável mediadora), e que este influencia positivamente o desempenho individual dos inquiridos (variável dependente), confirmando as hipóteses de mediação estatística. Assim, a presente dissertação poderá constituir um contributo relevante para a literatura existente sobre a relação da Cultura Organizacional e o Desempenho Individual, mediado pelo Clima de Serviço.
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