A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.21814/rpe.14805 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.14805 |
Resumo: | O artigo analisa o modo como o uso de uma pedagogia bicultural crítica da dança com as comunidades oprimidas dos Estados Unidos pode apoiar o desenvolvimento da literacia cultural das crianças, das suas famílias e das comunidades. No centro desta análise específica está a prática afro-porto-riquenha da Bomba pelo Grupo Bayano numa comunidade em Seattle, onde a dança serve como meio pedagógico para aprender a ler o mundo. Como tal, uma pedagogia bicultural crítica da dança funciona para apoiar o processo de bi-aculturação das crianças pequenas, através do uso do corpo de modos culturalmente diferenciados e transformadores. Palavras-chave: Pedagogia crítica; Literacia crítica; O corpo; Biculturalismo; Pedagogia da dança |
id |
RCAP_5a51c331127c8dc0152e7ab8f1b3b601 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14805 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacyA critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacyA critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacyA critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacyArtigosO artigo analisa o modo como o uso de uma pedagogia bicultural crítica da dança com as comunidades oprimidas dos Estados Unidos pode apoiar o desenvolvimento da literacia cultural das crianças, das suas famílias e das comunidades. No centro desta análise específica está a prática afro-porto-riquenha da Bomba pelo Grupo Bayano numa comunidade em Seattle, onde a dança serve como meio pedagógico para aprender a ler o mundo. Como tal, uma pedagogia bicultural crítica da dança funciona para apoiar o processo de bi-aculturação das crianças pequenas, através do uso do corpo de modos culturalmente diferenciados e transformadores. Palavras-chave: Pedagogia crítica; Literacia crítica; O corpo; Biculturalismo; Pedagogia da dançaThe article examines the manner in which the use of a critical bicultural pedagogy of dance within oppressed communities in the United States can support the cultural literacy development of children, their families, and communities. At the heart of this particular examination is the Afro-Puerto Rican practice of Bomba by Grupo Bayano in a Seattle community, where dance praxis serves as a pedagogical means for learning to read the world. As such, a critical bicultural pedagogy of dance functions to support the biculturation process of young children through the use of the body in culturally distinct and transformative ways. Keywords: Critical pedagogy; Cultural literacy; The body; Biculturalism; Dance educationEl artículo analiza cómo el uso de una pedagogía bicultural crítica de la danza con las comunidades oprimidas de los Estados Unidos puede apoyar el desarrollo de la alfabetización cultural de los niños, de sus familias y de las comunidades. En el centro de este análisis específico está la práctica afro-puertorriqueña de la Bomba por el Grupo Bayano en una comunidad en Seattle, donde la danza sirve como medio pedagógico para aprender a leer el mundo. Como tal, una pedagogía bicultural crítica de la danza funciona para apoyar el proceso de bi-aculturación de los niños pequeños, a través del uso del cuerpo de modos culturalmente diferenciados y transformadores. Palabras-clave: Pedagogía crítica; Literacía crítica; El cuerpo; Biculturalismo; Pedagogía de la danza Instituto de Educação - Universidade do Minho2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.14805por2183-04520871-9187Darder, AntoniaCronin, Sharoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-15T18:05:15Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-15T18:05:15Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy |
title |
A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy |
spellingShingle |
A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy Darder, Antonia Artigos Darder, Antonia Artigos |
title_short |
A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy |
title_full |
A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy |
title_fullStr |
A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy |
title_full_unstemmed |
A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy |
title_sort |
A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy |
author |
Darder, Antonia |
author_facet |
Darder, Antonia Darder, Antonia Cronin, Sharon Cronin, Sharon |
author_role |
author |
author2 |
Cronin, Sharon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Darder, Antonia Cronin, Sharon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O artigo analisa o modo como o uso de uma pedagogia bicultural crítica da dança com as comunidades oprimidas dos Estados Unidos pode apoiar o desenvolvimento da literacia cultural das crianças, das suas famílias e das comunidades. No centro desta análise específica está a prática afro-porto-riquenha da Bomba pelo Grupo Bayano numa comunidade em Seattle, onde a dança serve como meio pedagógico para aprender a ler o mundo. Como tal, uma pedagogia bicultural crítica da dança funciona para apoiar o processo de bi-aculturação das crianças pequenas, através do uso do corpo de modos culturalmente diferenciados e transformadores. Palavras-chave: Pedagogia crítica; Literacia crítica; O corpo; Biculturalismo; Pedagogia da dança |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.14805 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.14805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1822181891612082176 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21814/rpe.14805 |