A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darder, Antonia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cronin, Sharon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.21814/rpe.14805
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.14805
Resumo: O artigo analisa o modo como o uso de uma pedagogia bicultural crítica da dança com as comunidades oprimidas dos Estados Unidos pode apoiar o desenvolvimento da literacia cultural das crianças, das suas famílias e das comunidades. No centro desta análise específica está a prática afro-porto-riquenha da Bomba pelo Grupo Bayano numa comunidade em Seattle, onde a dança serve como meio pedagógico para aprender a ler o mundo. Como tal, uma pedagogia bicultural crítica da dança funciona para apoiar o processo de bi-aculturação das crianças pequenas, através do uso do corpo de modos culturalmente diferenciados e transformadores. Palavras-chave: Pedagogia crítica; Literacia crítica; O corpo; Biculturalismo; Pedagogia da dança
id RCAP_5a51c331127c8dc0152e7ab8f1b3b601
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14805
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacyA critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacyA critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacyA critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacyArtigosO artigo analisa o modo como o uso de uma pedagogia bicultural crítica da dança com as comunidades oprimidas dos Estados Unidos pode apoiar o desenvolvimento da literacia cultural das crianças, das suas famílias e das comunidades. No centro desta análise específica está a prática afro-porto-riquenha da Bomba pelo Grupo Bayano numa comunidade em Seattle, onde a dança serve como meio pedagógico para aprender a ler o mundo. Como tal, uma pedagogia bicultural crítica da dança funciona para apoiar o processo de bi-aculturação das crianças pequenas, através do uso do corpo de modos culturalmente diferenciados e transformadores. Palavras-chave: Pedagogia crítica; Literacia crítica; O corpo; Biculturalismo; Pedagogia da dançaThe article examines the manner in which the use of a critical bicultural pedagogy of dance within oppressed communities in the United States can support the cultural literacy development of children, their families, and communities. At the heart of this particular examination is the Afro-Puerto Rican practice of Bomba by Grupo Bayano in a Seattle community, where dance praxis serves as a pedagogical means for learning to read the world. As such, a critical bicultural pedagogy of dance functions to support the biculturation process of young children through the use of the body in culturally distinct and transformative ways. Keywords: Critical pedagogy; Cultural literacy; The body; Biculturalism; Dance educationEl artículo analiza cómo el uso de una pedagogía bicultural crítica de la danza con las comunidades oprimidas de los Estados Unidos puede apoyar el desarrollo de la alfabetización cultural de los niños, de sus familias y de las comunidades. En el centro de este análisis específico está la práctica afro-puertorriqueña de la Bomba por el Grupo Bayano en una comunidad en Seattle, donde la danza sirve como medio pedagógico para aprender a leer el mundo. Como tal, una pedagogía bicultural crítica de la danza funciona para apoyar el proceso de bi-aculturación de los niños pequeños, a través del uso del cuerpo de modos culturalmente diferenciados y transformadores.   Palabras-clave: Pedagogía crítica; Literacía crítica; El cuerpo; Biculturalismo; Pedagogía de la danza  Instituto de Educação - Universidade do Minho2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.14805por2183-04520871-9187Darder, AntoniaCronin, Sharoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-15T18:05:15Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-15T18:05:15Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy
A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy
A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy
A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy
title A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy
spellingShingle A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy
A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy
Darder, Antonia
Artigos
Darder, Antonia
Artigos
title_short A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy
title_full A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy
title_fullStr A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy
A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy
title_full_unstemmed A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy
A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy
title_sort A critical bicultural pedagogy of dance: Embodying cultural literacy
author Darder, Antonia
author_facet Darder, Antonia
Darder, Antonia
Cronin, Sharon
Cronin, Sharon
author_role author
author2 Cronin, Sharon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Darder, Antonia
Cronin, Sharon
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O artigo analisa o modo como o uso de uma pedagogia bicultural crítica da dança com as comunidades oprimidas dos Estados Unidos pode apoiar o desenvolvimento da literacia cultural das crianças, das suas famílias e das comunidades. No centro desta análise específica está a prática afro-porto-riquenha da Bomba pelo Grupo Bayano numa comunidade em Seattle, onde a dança serve como meio pedagógico para aprender a ler o mundo. Como tal, uma pedagogia bicultural crítica da dança funciona para apoiar o processo de bi-aculturação das crianças pequenas, através do uso do corpo de modos culturalmente diferenciados e transformadores. Palavras-chave: Pedagogia crítica; Literacia crítica; O corpo; Biculturalismo; Pedagogia da dança
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.14805
url https://doi.org/10.21814/rpe.14805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1822181891612082176
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21814/rpe.14805