Didática da história no ensino superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência

Bibliographic Details
Main Author: Trindade, Sara Dias
Publication Date: 2020
Other Authors: Moreira, J. António
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.2/13384
Summary: Ao longo deste século, e resultado, sobretudo, das mudanças que têm ocorrido na sociedade, que cada vez mais está imersa numa cultura e realidade digital em rede, tem-se tornado cada vez mais necessário repensar os processos de ensino e aprendizagem. As instituições educativas, nomeadamente do Ensino Superior, enfrentam, hoje, o desafio não só de criar cenários de aprendizagem que promovam a aquisição de conhecimentos, mas também de cenários para o desenvolvimento de competências. Neste sentido a utilização do cinema no Ensino Superior pode afirmar-se como uma estratégia muito adequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, a criação de cenários pedagógicos enriquecidos com a presença do cinema e da sua linguagem que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito de competência de vinte estudantes de graduação, a partir da análise qualitativa das suas percepções e narrativas. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado neste modelo e na utilização de tecnologias audiovisuais, pode ter efeitos muito positivos no autoconceito de competência dos estudantes de graduação, a nível das diferentes dimensões consideradas: Cognitiva, Social e Criatividade. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.
id RCAP_5a527f1beeb7a07da699b7ebd24a895f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13384
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Didática da história no ensino superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competênciaDidactics of history in higher education enriched with audiovisual technologies and its impact on the promotion of competence self-conceptCinemaTecnologias audiovisuaisEnsino superiorAudiovisual technologiesHigher educationSelf-concept of competenceAo longo deste século, e resultado, sobretudo, das mudanças que têm ocorrido na sociedade, que cada vez mais está imersa numa cultura e realidade digital em rede, tem-se tornado cada vez mais necessário repensar os processos de ensino e aprendizagem. As instituições educativas, nomeadamente do Ensino Superior, enfrentam, hoje, o desafio não só de criar cenários de aprendizagem que promovam a aquisição de conhecimentos, mas também de cenários para o desenvolvimento de competências. Neste sentido a utilização do cinema no Ensino Superior pode afirmar-se como uma estratégia muito adequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, a criação de cenários pedagógicos enriquecidos com a presença do cinema e da sua linguagem que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito de competência de vinte estudantes de graduação, a partir da análise qualitativa das suas percepções e narrativas. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado neste modelo e na utilização de tecnologias audiovisuais, pode ter efeitos muito positivos no autoconceito de competência dos estudantes de graduação, a nível das diferentes dimensões consideradas: Cognitiva, Social e Criatividade. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.Throughout this century, and as a result, above all, of the changes that have taken place in society, which is increasingly immersed in a culture and digital network reality, it has become increasingly necessary to rethink the teaching and learning processes. Educational institutions, namely in Higher Education, today face the challenge not only of creating learning scenarios that promote the acquisition of knowledge, but also of scenarios for the development of skills. In this sense, the use of cinema in Higher Education can assert itself as a very adequate strategy to revitalize the educational experience, and it is precisely the creation of pedagogical scenarios enriched with the presence of cinema and its language that we intend to analyse, describing its impact on the self-concept of competence of twenty undergraduate students, based on the qualitative analysis of their perceptions and narratives. The results show that the design of the environment, anchored in this model and in the use of audiovisual technologies, can have very positive effects on the self-concept of competence of undergraduate students, in terms of the different dimensions considered: Cognitive, Social and Creativity. The implications of the results found are discussed, both from the point of view of practical intervention and in terms of future investigations.Repositório AbertoTrindade, Sara DiasMoreira, J. António2023-02-13T12:54:13Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13384porDIAS-TRINDADE, Sara, & MOREIRA, J. António (2020). Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência. Educar em Revista, Curitiba 36, 1-19.0104-4060http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.76122info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:04Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:25.275581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Didática da história no ensino superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
Didactics of history in higher education enriched with audiovisual technologies and its impact on the promotion of competence self-concept
title Didática da história no ensino superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
spellingShingle Didática da história no ensino superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
Trindade, Sara Dias
Cinema
Tecnologias audiovisuais
Ensino superior
Audiovisual technologies
Higher education
Self-concept of competence
title_short Didática da história no ensino superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
title_full Didática da história no ensino superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
title_fullStr Didática da história no ensino superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
title_full_unstemmed Didática da história no ensino superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
title_sort Didática da história no ensino superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
author Trindade, Sara Dias
author_facet Trindade, Sara Dias
Moreira, J. António
author_role author
author2 Moreira, J. António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Sara Dias
Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Tecnologias audiovisuais
Ensino superior
Audiovisual technologies
Higher education
Self-concept of competence
topic Cinema
Tecnologias audiovisuais
Ensino superior
Audiovisual technologies
Higher education
Self-concept of competence
description Ao longo deste século, e resultado, sobretudo, das mudanças que têm ocorrido na sociedade, que cada vez mais está imersa numa cultura e realidade digital em rede, tem-se tornado cada vez mais necessário repensar os processos de ensino e aprendizagem. As instituições educativas, nomeadamente do Ensino Superior, enfrentam, hoje, o desafio não só de criar cenários de aprendizagem que promovam a aquisição de conhecimentos, mas também de cenários para o desenvolvimento de competências. Neste sentido a utilização do cinema no Ensino Superior pode afirmar-se como uma estratégia muito adequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, a criação de cenários pedagógicos enriquecidos com a presença do cinema e da sua linguagem que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito de competência de vinte estudantes de graduação, a partir da análise qualitativa das suas percepções e narrativas. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado neste modelo e na utilização de tecnologias audiovisuais, pode ter efeitos muito positivos no autoconceito de competência dos estudantes de graduação, a nível das diferentes dimensões consideradas: Cognitiva, Social e Criatividade. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2023-02-13T12:54:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13384
url http://hdl.handle.net/10400.2/13384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DIAS-TRINDADE, Sara, & MOREIRA, J. António (2020). Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência. Educar em Revista, Curitiba 36, 1-19.
0104-4060
http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.76122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135116725846016