Cimbres em obras de arte de grandes dimensões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Filipe Claro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7117
Resumo: As pontes têm desde sempre um papel preponderante no desenvolvimento das sociedades e das economias, tendo em conta as necessidades crescentes de mobilidade por parte de pessoas e de bens. Neste sentido, o presente trabalho de investigação contribui para um maior aprofundamento sobre os métodos utilizados na construção de pontes de betão armado e/ou pré-esforçado betonados “in situ”, segundo uma perspectiva mais prática da utilização dos mesmos. Na fase inicial deste trabalho identificam-se e descrevem-se de forma teórica os diferentes métodos construtivos mais correntes de tabuleiros de pontes e as respectivas estruturas provisórias do tipo cimbres, nomeadamente o cimbre ao solo, o cimbre autolançável, o cimbre de avanços sucessivos e o cimbre relativo ao processo construtivo de deslocamentos sucessivos. De seguida, aprofunda-se o estudo sobre os cimbres autolançáveis e sobre os cimbres de avanços sucessivos (carros de avanço), para a construção de pontes tramo-a-tramo e para a construção de pontes segundo o método de avanços sucessivos, respectivamente. Este estudo visa alcançar uma melhor compreensão sobre os cimbres e sobre os métodos utilizados na construção de tabuleiros de pontes, para posterior acompanhamento das diferentes fases construtivas em obra. Por fim é efectuada uma descrição detalhada das diferentes fases construtivas dos tabuleiros de duas pontes correspondentes aos casos de estudo desta dissertação de mestrado. Uma das pontes é construída tramo-a-tramo com recurso a um cimbre autolançável superior, e a outra ponte é construída segundo o método dos avanços sucessivos e com recurso a carros de avanço. Este acompanhamento em obra da construção das pontes permitiu uma melhor compreensão do funcionamento dos cimbres, da sua interacção com a obra de arte e ao mesmo tempo das diferentes fases construtivas dos tabuleiros das pontes.
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