Perfeccionismo adaptativo e desadaptativo: diferentes estratégias de regulação emocional cognitiva numa amostra de estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Marta Isabel Ventura
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17792
Resumo: O perfecionismo é descrito por uma procura constante pela total ausência de erros e/ou falhas, pelo estabelecimento de padrões de desempenho elevados e excessiva autocrítica. Este construto tem sido associado a diversas perturbações físicas e psicológicas. Apesar de todo o suporte teórico e conceptual acerca do mesmo, a investigação face à relação da regulação emocional cognitiva (REC) e das cognições perfecionistas com o perfecionismo adaptativo e desadaptativo é ainda pouco conclusiva. Uma melhor compreensão do perfeccionismo pode facilitar o diagnóstico, a prevenção e o seu tratamento. O presente estudo procura clarificar a relação entre o perfeccionismo adaptativo e desadaptativo com as diferentes estratégias de regulação emocional cognitiva e ainda compreender a influencia das cognições perfeccionistas nessa relação. Participaram 70 estudantes universitários que responderam a um Questionário de Caracterização Sociodemográfica, às subescalas Perfeccionismo Auto-Orientado e Perfeccionismo Socialmente Prescrito da Escala Multidimensional de Perfecionismo (HMPS), ao Inventário de Cognições Perfecionistas (PCI), e ao Questionário de Regulação Emocional Cognitiva (CERQ). Os resultados obtidos permitiram observar que o perfeccionismo adaptativo e desadaptativo tendem a correlacionar-se com as estratégias de regulação emocional cognitivas desadaptativas e não com as adaptativas. As cognições perfecionistas demonstram ter um papel importante na manutenção do perfeccionismo, pois medeiam o efeito do perfeccionismo adaptativo e desadaptativo nas estratégias de regulação emocional cognitiva. Estes resultados sugerem que as cognições perfeccionistas desempenham um papel fundamental na regulação emocional nos estudantes universitários. Os perfeccionistas procuram manter cognições desadaptativas como a preocupação e/ou ruminação para evitar cometer falhas no futuro. Dada a relevância que o perfeccionismo tem na vida dos indivíduos é premente o desenvolvimento de intervenções que visem a redução das suas características desadaptativas.
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