Historia de la enseñanza del periodismo en España y Portugal: una línea de tiempo con paralelismos y contrastes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Sandra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sánchez-García, Pilar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68899
Resumo: A formação dos jornalistas pelo mundo é parte de um debate permanente sobre como criar planos de estudo que proporcionem tanto pensamento crítico como adaptação às mudanças tecnológicas progressivas. Para melhor percebermos o que há a fazer no futuro, é importante olhar para o caminho que tem sido feito, numa tentativa de compreender o que ficou para trás e o que diferentes países podem aprender pela partilha de experiências. Tendo em vista a importância em articular a investigação internacional, este artigo oferece uma revisão bibliográfica comparativa sobre a evolução do ensino do Jornalismo em Portugal e em Espanha ao longo do último século, e poderão ser tomado por referência para futuros estudos comparativos pelos países de expressão portuguesa e espanhola da América Latina. Através de uma revisão documental qualitativa, este artigo atualiza o estado da arte e propõe uma cronologia de marcos do ensino do Jornalismo, organizados em quatro etapas, replicáveis em investigações noutros países: pré-científica/ política-ditatorial/ universitária/ transição tecnológica. Alguns dos resultados mais relevantes apontam para os paralelismos em ambos os países, fruto dos seus contextos políticos e sociais, e do interesse de determinados de grupos do poder em influenciar o ensino do Jornalismo. Entre as diferenças que se destacam, há uma maior influência da Igreja na Espanha e os sindicatos desempenham um papel muito relevante em Portugal, a par de uma melhor adaptação tecnológica dos planos de estudo em Portugal, nos primeiros anos do século XXI.
id RCAP_5a94c5418bfb1c2027d86ac60aa1baee
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68899
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Historia de la enseñanza del periodismo en España y Portugal: una línea de tiempo con paralelismos y contrastesHistory of journalism training in Spain and Portugal: a timeline with parallels and contrastsHistória do ensino do jornalismo em Espanha e Portugal: uma cronologia com paralelismos e contrastesEnsino do JornalismoHistóriaUniversidadeEspanhaPortugalJournalism educationHistoryUniversitySpainEnseñanza del periodismoHistoriaUniversidadEspañaCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoSocial SciencesEducação de qualidadeA formação dos jornalistas pelo mundo é parte de um debate permanente sobre como criar planos de estudo que proporcionem tanto pensamento crítico como adaptação às mudanças tecnológicas progressivas. Para melhor percebermos o que há a fazer no futuro, é importante olhar para o caminho que tem sido feito, numa tentativa de compreender o que ficou para trás e o que diferentes países podem aprender pela partilha de experiências. Tendo em vista a importância em articular a investigação internacional, este artigo oferece uma revisão bibliográfica comparativa sobre a evolução do ensino do Jornalismo em Portugal e em Espanha ao longo do último século, e poderão ser tomado por referência para futuros estudos comparativos pelos países de expressão portuguesa e espanhola da América Latina. Através de uma revisão documental qualitativa, este artigo atualiza o estado da arte e propõe uma cronologia de marcos do ensino do Jornalismo, organizados em quatro etapas, replicáveis em investigações noutros países: pré-científica/ política-ditatorial/ universitária/ transição tecnológica. Alguns dos resultados mais relevantes apontam para os paralelismos em ambos os países, fruto dos seus contextos políticos e sociais, e do interesse de determinados de grupos do poder em influenciar o ensino do Jornalismo. Entre as diferenças que se destacam, há uma maior influência da Igreja na Espanha e os sindicatos desempenham um papel muito relevante em Portugal, a par de uma melhor adaptação tecnológica dos planos de estudo em Portugal, nos primeiros anos do século XXI.La formación de los periodistas en el mundo forma parte de un debate abierto en torno a las necesidades del currículum que requiere pensamiento crítico y adaptación a los cambios tecnológicos progresivos. Para conocer hacia dónde va esta formación de periodistas es conveniente revisar de dónde venimos en este quehacer y comprender qué nos dejamos en el camino, así como qué referencias podemos aprender unos países de los otros. Considerando la importancia de conectar las investigaciones con proyección internacional, este artículo ofrece una revisión bibliográfica comparativa de la evolución del último siglo de la enseñanza del Periodismo en España y Portugal, unidos geográficamente en la Península Ibérica, y como posible referente para los países de habla española y portuguesa de Latinoamérica para futuros estudios comparados. Mediante una metodología cualitativa de revisión documental, aporta una actualización del estado de la cuestión y una línea del tiempo de los hitos formativos agrupados en cuatro etapas replicables en estudios de otros países: precientífica / política-dictatorial / universitaria / transición tecnológica. Entre los resultados más destacados se constata el paralelismo formativo en ambos países, por sus contextos políticos y sociales, y el interés de determinados grupos de poder por influir en la enseñanza periodística. Entre las diferencias destacables, se aprecia una mayor influencia eclesiástica en España y sindical en Portugal, junto a una mejor adaptación tecnológica en los programas lusos que en los españoles durante los primeros años del siglo XXI.Global journalism training is part of an ongoing debate on how to create journalism curricula that provides both critical thinking and adaptation to technological changes. To better understand what is ahead of us, we find it important to review the path behind us, in this endeavour to understand what was left behind and how much countries can learn from each other. Considering the importance of connecting international research, this paper offers a comparative bibliographic review of the evolution of journalism training in Spain and Portugal in the last century, both countries geographically united in the Iberian Peninsula, and could be taken as reference for the Spanish and Portuguese speaking countries of Latin America when it comes to future comparative studies. Through a qualitative documentary review methodology, it provides an update on the state of this subject and a timeline for training milestones grouped into four stages, replicable in studies from other countries: prescientific / political-dictatorial / university / technological transition. Some of the most noteworthy results are the parallelisms in both countries, due to their political and social contexts, and the interest of certain power groups to influence journalistic teaching. Among the notorious differences, there is a greater ecclesiastical influence in Spain and unions play a much relevant role in Portugal, along with a better technological adaptation of Portuguese programs in the first years of the XXI century.Esta investigación ha sido financiada con fondos nacionales de la Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), I.P., en el marco del proyecto UIDB/00736/2020.Pontificia Universidad Católica de Chile. Facultad de ComunicacionesUniversidade do MinhoMarinho, SandraSánchez-García, Pilar20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68899spaMarinho, S., & Sánchez-García, P. (2020). Historia de la enseñanza del periodismo en España y Portugal: una línea de tiempo con paralelismos y contrastes. Cuadernos.Info, (47), 138-161. https://doi.org/10.7764/cdi.47.17810719-36610719-367x10.7764/cdi.47.1781https://cuadernos.info/index.php/CDIinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:37.297177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Historia de la enseñanza del periodismo en España y Portugal: una línea de tiempo con paralelismos y contrastes
History of journalism training in Spain and Portugal: a timeline with parallels and contrasts
História do ensino do jornalismo em Espanha e Portugal: uma cronologia com paralelismos e contrastes
title Historia de la enseñanza del periodismo en España y Portugal: una línea de tiempo con paralelismos y contrastes
spellingShingle Historia de la enseñanza del periodismo en España y Portugal: una línea de tiempo con paralelismos y contrastes
Marinho, Sandra
Ensino do Jornalismo
História
Universidade
Espanha
Portugal
Journalism education
History
University
Spain
Enseñanza del periodismo
Historia
Universidad
España
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Social Sciences
Educação de qualidade
title_short Historia de la enseñanza del periodismo en España y Portugal: una línea de tiempo con paralelismos y contrastes
title_full Historia de la enseñanza del periodismo en España y Portugal: una línea de tiempo con paralelismos y contrastes
title_fullStr Historia de la enseñanza del periodismo en España y Portugal: una línea de tiempo con paralelismos y contrastes
title_full_unstemmed Historia de la enseñanza del periodismo en España y Portugal: una línea de tiempo con paralelismos y contrastes
title_sort Historia de la enseñanza del periodismo en España y Portugal: una línea de tiempo con paralelismos y contrastes
author Marinho, Sandra
author_facet Marinho, Sandra
Sánchez-García, Pilar
author_role author
author2 Sánchez-García, Pilar
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Sandra
Sánchez-García, Pilar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do Jornalismo
História
Universidade
Espanha
Portugal
Journalism education
History
University
Spain
Enseñanza del periodismo
Historia
Universidad
España
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Social Sciences
Educação de qualidade
topic Ensino do Jornalismo
História
Universidade
Espanha
Portugal
Journalism education
History
University
Spain
Enseñanza del periodismo
Historia
Universidad
España
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Social Sciences
Educação de qualidade
description A formação dos jornalistas pelo mundo é parte de um debate permanente sobre como criar planos de estudo que proporcionem tanto pensamento crítico como adaptação às mudanças tecnológicas progressivas. Para melhor percebermos o que há a fazer no futuro, é importante olhar para o caminho que tem sido feito, numa tentativa de compreender o que ficou para trás e o que diferentes países podem aprender pela partilha de experiências. Tendo em vista a importância em articular a investigação internacional, este artigo oferece uma revisão bibliográfica comparativa sobre a evolução do ensino do Jornalismo em Portugal e em Espanha ao longo do último século, e poderão ser tomado por referência para futuros estudos comparativos pelos países de expressão portuguesa e espanhola da América Latina. Através de uma revisão documental qualitativa, este artigo atualiza o estado da arte e propõe uma cronologia de marcos do ensino do Jornalismo, organizados em quatro etapas, replicáveis em investigações noutros países: pré-científica/ política-ditatorial/ universitária/ transição tecnológica. Alguns dos resultados mais relevantes apontam para os paralelismos em ambos os países, fruto dos seus contextos políticos e sociais, e do interesse de determinados de grupos do poder em influenciar o ensino do Jornalismo. Entre as diferenças que se destacam, há uma maior influência da Igreja na Espanha e os sindicatos desempenham um papel muito relevante em Portugal, a par de uma melhor adaptação tecnológica dos planos de estudo em Portugal, nos primeiros anos do século XXI.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68899
url http://hdl.handle.net/1822/68899
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv Marinho, S., & Sánchez-García, P. (2020). Historia de la enseñanza del periodismo en España y Portugal: una línea de tiempo con paralelismos y contrastes. Cuadernos.Info, (47), 138-161. https://doi.org/10.7764/cdi.47.1781
0719-3661
0719-367x
10.7764/cdi.47.1781
https://cuadernos.info/index.php/CDI
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontificia Universidad Católica de Chile. Facultad de Comunicaciones
publisher.none.fl_str_mv Pontificia Universidad Católica de Chile. Facultad de Comunicaciones
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132247582834688