Economic determinants of the European Union's popularity
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/16735 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Economia |
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Economic determinants of the European Union's popularityEuropean UnionPopularityEconomic performancePanel-dataUnião EuropeiaPopularidadePerformance económicaDados em painel339.923:061.1UE061.1UE:339.923Dissertação de mestrado em EconomiaThe purpose this dissertation is to test the impact of macroeconomic outcomes on citizens’ support for the European integration process. Citizens’ support is vital for the European integration process mainly because without their support, national governments’ will not endorse increases in the levels of integration. In order to analyse the impact of the economic conditions on the European Union’s popularity at an aggregate level, a popularity function was estimated for a panel of the first fifteen EU members, between 1974 and 2008. To control for countries’ different characteristics at different levels, a fixed effects estimation method was used. The results indicate a negative impact of unemployment variations on EU’s citizen support for the EU, and a positive impact of the degree of openness of the economies and of the percentage of trade with other EU countries. There is also evidence of the existence of a honeymoon effect in the first three years of each countries EU membership, and of a decrease in citizens’ support for the EU as time in the Union increases. When the sample is split into different integration stages, econometric results suggest that significant departures of the economic variables from what citizens consider to be ‘acceptable’ levels increase the weight citizens attribute to them in their evaluations of the EU’s performance. These results can have important implications on the EU’s policies since they reveal which variables the EU should focus on when it considers increasing its integration levelsO objectivo desta dissertação é analisar o impacto da performance económica de cada país na opinião dos seus cidadãos sobre o processo de integração europeia. O apoio dos cidadãos é vital para o processo de integração europeia principalmente porque sem ele os governos nacionais não endossarão aumentos nos níveis de integração europeia. De modo a analisar o impacto das condições económicas na popularidade da União Europeia (UE) a um nível agregado, foi estimada uma função popularidade para um painel composto pelos quinze primeiros membros da UE, entre 1974 e 2008. Para controlar para as diferentes características dos países aos mais diversos níveis, foi usado um método de estimação de efeitos fixos. Os resultados indicam um impacto negativo das variações do desemprego na opinião dos cidadãos sobre a UE, e um impacto positivo do nível de abertura da economia e da percentagem de comércio realizada com outros países da UE. Existe também evidência da existência de um efeito lua-de-mel nos primeiros três anos após a entrada de cada país na UE, e de uma diminuição da popularidade da UE em cada país ao longo do tempo. Quando a amostra é dividida em diferentes fases de integração, os resultados econométricos sugerem que desvios significativos de uma variável económica daquilo que os cidadãos consideram valores ‘aceitáveis’ aumentam o peso que os indivíduos lhes atribuem nas suas avaliações da performance da UE. Estes resultados podem ter implicações importantes nas políticas da UE dado que revelam em que variáveis a UE se deve concentrar quando considerar aumentar os seus níveis de integração.Veiga, Linda GonçalvesUniversidade do MinhoNogueira, Carlos André da Silva Gama20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/16735enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:02.037785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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