Argumentação e escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33557 |
Resumo: | O presente estudo pretendia promover a reflexão sobre a argumentação ligada à produção de textos argumentativos escritos. Deveria ter sido desenvolvido com uma turma do 4.º ano de escolaridade, mas tal não aconteceu devido à suspensão das atividades presenciais nas escolas causada pela pandemia. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Que dificuldades apresentam alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na produção de textos argumentativos escritos? Que estratégias poderá o professor utilizar para ajudar os alunos a superar essas dificuldades? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Identificar e caracterizar as dificuldades de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na produção de textos argumentativos escritos e Encontrar estratégias de superação dessas dificuldades. Assim, concebemos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiriam sobre a reflexão acerca da natureza da argumentação e terminariam pela produção de textos argumentativos escritos focados num problema da sociedade atual, e os instrumentos necessários para recolher e analisar dados. Na impossibilidade de a implementar, procedemos à respetiva fundamentação teórica. |
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Argumentação e escrita no 1º Ciclo do Ensino BásicoEscritaArgumentaçãoEnsino da língua materna1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo pretendia promover a reflexão sobre a argumentação ligada à produção de textos argumentativos escritos. Deveria ter sido desenvolvido com uma turma do 4.º ano de escolaridade, mas tal não aconteceu devido à suspensão das atividades presenciais nas escolas causada pela pandemia. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Que dificuldades apresentam alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na produção de textos argumentativos escritos? Que estratégias poderá o professor utilizar para ajudar os alunos a superar essas dificuldades? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Identificar e caracterizar as dificuldades de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na produção de textos argumentativos escritos e Encontrar estratégias de superação dessas dificuldades. Assim, concebemos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiriam sobre a reflexão acerca da natureza da argumentação e terminariam pela produção de textos argumentativos escritos focados num problema da sociedade atual, e os instrumentos necessários para recolher e analisar dados. Na impossibilidade de a implementar, procedemos à respetiva fundamentação teórica.This study aimed to promote the reflection on argumentation related to the writing of argumentative texts. It should have been developed with a class of 4th graders, which did not happen due to the suspension of all presential activities in the schools because of the pandemic. The project was supposed to help us find answers for two research questions: What problems pupils attending primary school present concerning the production of argumentative written texts? What strategies must the teacher use to help them to solve those problems? The research objectives were the following ones: To identify and describe the problems of pupils attending primary school concerning the production of argumentative written texts and To find strategies to solve those problems. With this purpose, we conceived a didactic intervention, including five sessions focused on the reflection on argumentation leading to the writing of argumentative texts dealing with a contemporary social issue and all the tools necessary to gather and analyze data. As we could not implement this intervention, we focused on its theoretical justification.Cette étude avait pour but de promouvoir la réflexion sur l’argumentation et la production de textes argumentatifs écrits. Elle aurait dû être développée avec un groupe de CM1, mais cela n’est pas arrivé dû à la suspension de toute activité présentielle dans les écoles à cause de la pandémie. Le projet était guidé par deux questions de recherche : Quels problèmes les élèves de l’école primaire présentent concernant la production de textes argumentatifs écrits ? Quelles stratégies pourra le professeur adopter pour les aider à surmonter ces problèmes ? Il y avait aussi deux objectifs de recherche : Identifier et décrire les problèmes d’élèves de l’école primaire concernant la production de textes argumentatifs écrits et Trouver des stratégies pour surmonter ces problèmes. Par conséquent, on a préparé une intervention didactique en cinq séances axées sur la réflexion sur l’argumentation qui devrait amener à la production de textes argumentatifs écrits sur un problème de la société actuelle et tous les instruments nécessaires pour recueillir et analyser les données. Vu que l’on a été empêché de mener à bout cette intervention didactique, on s’est concentré sur sa justification théorique.2022-03-24T12:11:04Z2020-10-23T00:00:00Z2020-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33557porMartins, Andreia Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:37Zoai:ria.ua.pt:10773/33557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:58.862453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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