Argumentação e escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Andreia Pinto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33557
Resumo: O presente estudo pretendia promover a reflexão sobre a argumentação ligada à produção de textos argumentativos escritos. Deveria ter sido desenvolvido com uma turma do 4.º ano de escolaridade, mas tal não aconteceu devido à suspensão das atividades presenciais nas escolas causada pela pandemia. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Que dificuldades apresentam alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na produção de textos argumentativos escritos? Que estratégias poderá o professor utilizar para ajudar os alunos a superar essas dificuldades? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Identificar e caracterizar as dificuldades de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na produção de textos argumentativos escritos e Encontrar estratégias de superação dessas dificuldades. Assim, concebemos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiriam sobre a reflexão acerca da natureza da argumentação e terminariam pela produção de textos argumentativos escritos focados num problema da sociedade atual, e os instrumentos necessários para recolher e analisar dados. Na impossibilidade de a implementar, procedemos à respetiva fundamentação teórica.
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