Caracterização do perfil de ruído em vias de grande tráfego em Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Jacob Torreira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10230
Resumo: Trabalho final de mestrado (projeto) para obtenção do grau de mestre em Engenharia da Qualidade e Ambiente
id RCAP_5abf1a5d5fa0e368f61dfec5bdd9d9d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10230
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização do perfil de ruído em vias de grande tráfego em LisboaRuídoNoiseTráfego rodoviárioRoad trafficAplicações de ruído para smartphoneSmartphone noise appsModelaçãoModellingPoluição sonoraNoise pollutionTrabalho final de mestrado (projeto) para obtenção do grau de mestre em Engenharia da Qualidade e AmbienteO ruído proveniente de tráfego rodoviário constitui a maior fonte de poluição sonora na Europa. Estima-se que cerca de 100 milhões de pessoas são afetadas por níveis prejudiciais de ruído proveniente de tráfego rodoviário. As medições de ruído são habitualmente realizadas com sonómetros devidamente calibrados. Os smartphones, dispositivos móveis que possuem uma entrada de áudio incorporada como dispositivo de medição de som conjugados com a utilização de aplicações específicas são um método de registo de níveis de ruído e geolocalização, utilizando o áudio e o GPS para mapear os níveis de ruído em ambientes urbanos. O objetivo do presente estudo é caraterizar uma das vias mais movimentadas de Portugal, a segunda circular, em termos de ruído proveniente do tráfego rodoviário, com a utilização desses mesmos dispositivos. Com os resultados obtidos desenvolveu-se um modelo matemático que relaciona o número, o tipo de veículos e a velocidade média a que se deslocam, com o ruído. O modelo adotado baseia-se no IMAGINE, o modelo de emissão de ruído de tráfego rodoviário europeu. O modelo e resultados obtidos poderão suportar futuras decisões de construção nas proximidades bem como fornecer orientações nas medidas de mitigação do ruído em instalações já existentes como escolas, hospitais, grandes edifícios, entre outras.Road traffic noise is the largest source of noise pollution in Europe. It is estimated that around 100 million people are affected by harmful levels of noise from road traffic. Noise measurements are usually made with properly calibrated sound level meters. Smartphones, mobile devices that have a built-in audio input as a sound meter device combined with the use of specific applications are a method of recording noise levels and geolocation, using audio and GPS to map the noise levels in urban environments. The objective of the present study is to characterize one of the busiest roads in Portugal, “segunda circular”, in terms of road traffic noise, using these same devices. With the results obtained a mathematical model was developed relating the number, the type of vehicles and their average speed, with the produced noise. The adopted model is based on IMAGINE, the European road traffic noise model. The model and results obtained will support future construction decisions in the vicinity as well as provide guidance on noise mitigation measures in existing facilities such as schools, hospitals, large buildings, among others.Instituto Superior de Engenharia de LisboaMatos, Manuel José deSantos, Maria Teresa Loureiro dosRCIPLMatos, Jacob Torreira de2019-06-27T20:35:21Z2019-01-232019-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10230TID:202259374porMATOS, Jacob Torreira de - Caracterização do perfil de ruído em vias de grande tráfego em Lisboa. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2019. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:41.670160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização do perfil de ruído em vias de grande tráfego em Lisboa
title Caracterização do perfil de ruído em vias de grande tráfego em Lisboa
spellingShingle Caracterização do perfil de ruído em vias de grande tráfego em Lisboa
Matos, Jacob Torreira de
Ruído
Noise
Tráfego rodoviário
Road traffic
Aplicações de ruído para smartphone
Smartphone noise apps
Modelação
Modelling
Poluição sonora
Noise pollution
title_short Caracterização do perfil de ruído em vias de grande tráfego em Lisboa
title_full Caracterização do perfil de ruído em vias de grande tráfego em Lisboa
title_fullStr Caracterização do perfil de ruído em vias de grande tráfego em Lisboa
title_full_unstemmed Caracterização do perfil de ruído em vias de grande tráfego em Lisboa
title_sort Caracterização do perfil de ruído em vias de grande tráfego em Lisboa
author Matos, Jacob Torreira de
author_facet Matos, Jacob Torreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Manuel José de
Santos, Maria Teresa Loureiro dos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Jacob Torreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ruído
Noise
Tráfego rodoviário
Road traffic
Aplicações de ruído para smartphone
Smartphone noise apps
Modelação
Modelling
Poluição sonora
Noise pollution
topic Ruído
Noise
Tráfego rodoviário
Road traffic
Aplicações de ruído para smartphone
Smartphone noise apps
Modelação
Modelling
Poluição sonora
Noise pollution
description Trabalho final de mestrado (projeto) para obtenção do grau de mestre em Engenharia da Qualidade e Ambiente
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-27T20:35:21Z
2019-01-23
2019-01-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10230
TID:202259374
url http://hdl.handle.net/10400.21/10230
identifier_str_mv TID:202259374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MATOS, Jacob Torreira de - Caracterização do perfil de ruído em vias de grande tráfego em Lisboa. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2019. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133452038045696