Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Arlete Maria Torrejais
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/6220
Resumo: Este relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico intitulado “Utilização de situações do dia a dia, no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo Tempo”, apresenta uma investigação para a ação, tentando responder a duas questões, que surgiram durante a Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar: - Qual o contributo das situações do dia a dia para a abordagem ao conteúdo Tempo, no pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico? Que situações do quotidiano podemos promover no sentido de ajudar e melhorar as aprendizagens do conteúdo tempo, nestes níveis de Ensino? Este trabalho assenta na premissa de que, as situações do dia a dia numa sala de PréEscolar e numa sala de 1º Ciclo, em particular no 3º Ano do 1ºCiclo do Ensino Básico, são situações por excelência favoráveis à aquisição de diferentes conteúdos, nomeadamente o conteúdo Tempo. As conclusões obtidas, em particular no Pré-Escolar, já que devido à Pandemia a Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo realizou-se em moldes diferentes, foram interessantes e evidenciaram um maior interesse das crianças por este tema.
id RCAP_5abf4d5ba8d8ac4370e3fd2e905a3cf0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/6220
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempoMatemáticaPré-escola1º Ciclo do ensino básicoTempoSituações do dia-a-dia.Este relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico intitulado “Utilização de situações do dia a dia, no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo Tempo”, apresenta uma investigação para a ação, tentando responder a duas questões, que surgiram durante a Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar: - Qual o contributo das situações do dia a dia para a abordagem ao conteúdo Tempo, no pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico? Que situações do quotidiano podemos promover no sentido de ajudar e melhorar as aprendizagens do conteúdo tempo, nestes níveis de Ensino? Este trabalho assenta na premissa de que, as situações do dia a dia numa sala de PréEscolar e numa sala de 1º Ciclo, em particular no 3º Ano do 1ºCiclo do Ensino Básico, são situações por excelência favoráveis à aquisição de diferentes conteúdos, nomeadamente o conteúdo Tempo. As conclusões obtidas, em particular no Pré-Escolar, já que devido à Pandemia a Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo realizou-se em moldes diferentes, foram interessantes e evidenciaram um maior interesse das crianças por este tema.2024-02-22T11:31:16Z2023-11-24T00:00:00Z2023-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/6220TID:203458052porPereira, Arlete Maria Torrejaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T09:10:20Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/6220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:40.295355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo
title Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo
spellingShingle Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo
Pereira, Arlete Maria Torrejais
Matemática
Pré-escola
1º Ciclo do ensino básico
Tempo
Situações do dia-a-dia.
title_short Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo
title_full Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo
title_fullStr Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo
title_full_unstemmed Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo
title_sort Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo
author Pereira, Arlete Maria Torrejais
author_facet Pereira, Arlete Maria Torrejais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Arlete Maria Torrejais
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Pré-escola
1º Ciclo do ensino básico
Tempo
Situações do dia-a-dia.
topic Matemática
Pré-escola
1º Ciclo do ensino básico
Tempo
Situações do dia-a-dia.
description Este relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico intitulado “Utilização de situações do dia a dia, no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo Tempo”, apresenta uma investigação para a ação, tentando responder a duas questões, que surgiram durante a Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar: - Qual o contributo das situações do dia a dia para a abordagem ao conteúdo Tempo, no pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico? Que situações do quotidiano podemos promover no sentido de ajudar e melhorar as aprendizagens do conteúdo tempo, nestes níveis de Ensino? Este trabalho assenta na premissa de que, as situações do dia a dia numa sala de PréEscolar e numa sala de 1º Ciclo, em particular no 3º Ano do 1ºCiclo do Ensino Básico, são situações por excelência favoráveis à aquisição de diferentes conteúdos, nomeadamente o conteúdo Tempo. As conclusões obtidas, em particular no Pré-Escolar, já que devido à Pandemia a Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo realizou-se em moldes diferentes, foram interessantes e evidenciaram um maior interesse das crianças por este tema.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24T00:00:00Z
2023-11-24
2024-02-22T11:31:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12207/6220
TID:203458052
url https://hdl.handle.net/20.500.12207/6220
identifier_str_mv TID:203458052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137790063017984