Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/6220 |
Resumo: | Este relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico intitulado “Utilização de situações do dia a dia, no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo Tempo”, apresenta uma investigação para a ação, tentando responder a duas questões, que surgiram durante a Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar: - Qual o contributo das situações do dia a dia para a abordagem ao conteúdo Tempo, no pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico? Que situações do quotidiano podemos promover no sentido de ajudar e melhorar as aprendizagens do conteúdo tempo, nestes níveis de Ensino? Este trabalho assenta na premissa de que, as situações do dia a dia numa sala de PréEscolar e numa sala de 1º Ciclo, em particular no 3º Ano do 1ºCiclo do Ensino Básico, são situações por excelência favoráveis à aquisição de diferentes conteúdos, nomeadamente o conteúdo Tempo. As conclusões obtidas, em particular no Pré-Escolar, já que devido à Pandemia a Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo realizou-se em moldes diferentes, foram interessantes e evidenciaram um maior interesse das crianças por este tema. |
id |
RCAP_5abf4d5ba8d8ac4370e3fd2e905a3cf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/6220 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempoMatemáticaPré-escola1º Ciclo do ensino básicoTempoSituações do dia-a-dia.Este relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico intitulado “Utilização de situações do dia a dia, no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo Tempo”, apresenta uma investigação para a ação, tentando responder a duas questões, que surgiram durante a Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar: - Qual o contributo das situações do dia a dia para a abordagem ao conteúdo Tempo, no pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico? Que situações do quotidiano podemos promover no sentido de ajudar e melhorar as aprendizagens do conteúdo tempo, nestes níveis de Ensino? Este trabalho assenta na premissa de que, as situações do dia a dia numa sala de PréEscolar e numa sala de 1º Ciclo, em particular no 3º Ano do 1ºCiclo do Ensino Básico, são situações por excelência favoráveis à aquisição de diferentes conteúdos, nomeadamente o conteúdo Tempo. As conclusões obtidas, em particular no Pré-Escolar, já que devido à Pandemia a Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo realizou-se em moldes diferentes, foram interessantes e evidenciaram um maior interesse das crianças por este tema.2024-02-22T11:31:16Z2023-11-24T00:00:00Z2023-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/6220TID:203458052porPereira, Arlete Maria Torrejaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T09:10:20Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/6220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:40.295355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo |
title |
Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo |
spellingShingle |
Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo Pereira, Arlete Maria Torrejais Matemática Pré-escola 1º Ciclo do ensino básico Tempo Situações do dia-a-dia. |
title_short |
Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo |
title_full |
Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo |
title_fullStr |
Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo |
title_full_unstemmed |
Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo |
title_sort |
Utilização de situações do dia a dia, no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo tempo |
author |
Pereira, Arlete Maria Torrejais |
author_facet |
Pereira, Arlete Maria Torrejais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Arlete Maria Torrejais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Pré-escola 1º Ciclo do ensino básico Tempo Situações do dia-a-dia. |
topic |
Matemática Pré-escola 1º Ciclo do ensino básico Tempo Situações do dia-a-dia. |
description |
Este relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico intitulado “Utilização de situações do dia a dia, no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, como recurso para uma abordagem pedagógica ao conteúdo Tempo”, apresenta uma investigação para a ação, tentando responder a duas questões, que surgiram durante a Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar: - Qual o contributo das situações do dia a dia para a abordagem ao conteúdo Tempo, no pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico? Que situações do quotidiano podemos promover no sentido de ajudar e melhorar as aprendizagens do conteúdo tempo, nestes níveis de Ensino? Este trabalho assenta na premissa de que, as situações do dia a dia numa sala de PréEscolar e numa sala de 1º Ciclo, em particular no 3º Ano do 1ºCiclo do Ensino Básico, são situações por excelência favoráveis à aquisição de diferentes conteúdos, nomeadamente o conteúdo Tempo. As conclusões obtidas, em particular no Pré-Escolar, já que devido à Pandemia a Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo realizou-se em moldes diferentes, foram interessantes e evidenciaram um maior interesse das crianças por este tema. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-24T00:00:00Z 2023-11-24 2024-02-22T11:31:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/6220 TID:203458052 |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/6220 |
identifier_str_mv |
TID:203458052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137790063017984 |