PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE UM VOCABULÁRIO CONTROLADO EM EDUCAÇÃO DE SURDOS PARA O REPOSITÓRIO HUET-INES - BRASIL
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/9426 |
Resumo: | A presente comunicação tem por objetivo relatar uma proposta para elaboração de um vocabulário controlado em educação de surdos para o Repositório Huet do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. O vocabulário controlado possui papel importante em um repositório, pois é uma ferramenta que consegue representar as informações contidas nos objetos digitais, permitindo as suas recuperações de forma segura, eficiente e eficaz. Para tanto, neste trabalho, como procedimentos metodológicos adotou-se a abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de natureza descritiva e um estudo de caso. Os resultados indicam o quanto é relevante a existência de um vocabulário controlado sobre o tema de educação de surdos para possibilitar melhores condições de pesquisa a usuários pertencentes a minorias linguísticas que estudem, trabalhem ou convivam em comunidade com essas minorias, como no caso do Repositório Huet. Palavras-chave: Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil; Repositório Huet; Vocabulário controlado. |
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PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE UM VOCABULÁRIO CONTROLADO EM EDUCAÇÃO DE SURDOS PARA O REPOSITÓRIO HUET-INES - BRASILPECHA KUCHA - CONFOAA presente comunicação tem por objetivo relatar uma proposta para elaboração de um vocabulário controlado em educação de surdos para o Repositório Huet do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. O vocabulário controlado possui papel importante em um repositório, pois é uma ferramenta que consegue representar as informações contidas nos objetos digitais, permitindo as suas recuperações de forma segura, eficiente e eficaz. Para tanto, neste trabalho, como procedimentos metodológicos adotou-se a abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de natureza descritiva e um estudo de caso. Os resultados indicam o quanto é relevante a existência de um vocabulário controlado sobre o tema de educação de surdos para possibilitar melhores condições de pesquisa a usuários pertencentes a minorias linguísticas que estudem, trabalhem ou convivam em comunidade com essas minorias, como no caso do Repositório Huet. Palavras-chave: Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil; Repositório Huet; Vocabulário controlado.FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2021-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/9426por2183-66710873-5670Paiva, Rodrigo Oliveira deChalhub, TaniaBenchimol, Alegriainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:43Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/9426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:36.182210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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