Conhecimentos sobre sexualidade: Construção e validação de um instrumento de avaliação para adolescentes em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/47058 https://doi.org/10.21814/rpe.9032 |
Resumo: | O conhecimento, enquanto fator capaz de exercer influência sobre as atitudes, é um pré-requisito fundamental nos programas de prevenção dos comportamentos sexuais de risco. Este estudo teve como objetivo desenvolver um instrumento para avaliar os conhecimentos dos adolescentes sobre a sexualidade. O Questionário de Conhecimentos sobre Sexualidade pretende avaliar os conhecimentos num continuum de dificuldade e distinguir os alunos com diferentes níveis de saberes. A amostra foi constituída por 1545 adolescentes com uma média de 16 anos (DP=1.80) que frequentam a escola. Os resultados evidenciam que as raparigas estão mais informadas do que os rapazes, e que os jovens portugueses com mais de 15 anos, sem religião, com mais de 5 anos de educação sexual na escola e que tiveram a mãe como educadora sexual são os que têm mais conhecimentos sobre a sexualidade. As atitudes dos adolescentes em relação ao preservativo mostraram estar associadas aos conhecimentos e os adolescentes que usaram preservativo no último encontro sexual revelaram níveis mais elevados de conhecimentos. |
id |
RCAP_5ac61fb0e992f718d4cc9cfbbe1b2a63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/47058 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimentos sobre sexualidade: Construção e validação de um instrumento de avaliação para adolescentes em contexto escolarConhecimentos sobre sexualidadeConhecimentos; Educação Sexual; Adolescentes; QuestionárioKnowledge; Sexual Education; Adolescents; QuestionnaireConnaissances; Éducation Sexuelle; Adolescents; QuestionnaireO conhecimento, enquanto fator capaz de exercer influência sobre as atitudes, é um pré-requisito fundamental nos programas de prevenção dos comportamentos sexuais de risco. Este estudo teve como objetivo desenvolver um instrumento para avaliar os conhecimentos dos adolescentes sobre a sexualidade. O Questionário de Conhecimentos sobre Sexualidade pretende avaliar os conhecimentos num continuum de dificuldade e distinguir os alunos com diferentes níveis de saberes. A amostra foi constituída por 1545 adolescentes com uma média de 16 anos (DP=1.80) que frequentam a escola. Os resultados evidenciam que as raparigas estão mais informadas do que os rapazes, e que os jovens portugueses com mais de 15 anos, sem religião, com mais de 5 anos de educação sexual na escola e que tiveram a mãe como educadora sexual são os que têm mais conhecimentos sobre a sexualidade. As atitudes dos adolescentes em relação ao preservativo mostraram estar associadas aos conhecimentos e os adolescentes que usaram preservativo no último encontro sexual revelaram níveis mais elevados de conhecimentos.Abstract: Knowledge, as a factor that exerts influence on attitudes, is a fundamental prerequisite in prevention programs of risky sexual behaviours. The aim of this study was to develop an instrument that would assess the knowledge that adolescents have about sexuality. The Knowledge about Sexuality Questionnaire assesses the knowledge in a difficulty continuum and also the distinction of students with different levels of knowledge. The sample was composed by 1545 adolescents with a mean age of 16 years (SD=1.80) that attend school. The results show that girls are more informed than boys, and that Portuguese adolescents older than 15, without religion, with more than 5 years of sexual education in school and having their mothers as sexual educators are the ones with more knowledge about sexuality. The attitudes of the adolescents towards the use of condom are associated with the knowledge they have about it and the adolescents that used condom in their last sexual relation reveal higher levels of knowledge.Résumé: En tant que potentiel facteur d’influence sur les attitudes, la connaissance est un préalable fondamental dans les programmes de préventions des comportements sexuels à risque. L’étude présentée ici a pour objectif de développer un instrument permettant d’évaluer les connaissances des adolescents sur la sexualité. Le Questionnaire des Connaissances sur la Sexualité permet ainsi d’évaluer les connaissances dans un continuum de difficultés et permet en outre de classer les élèves selon différents niveaux de savoir. L’échantillon utilisé est constitué de 1545 adolescents fréquentant des classes allant de la 5ème à la terminale (M=16,44 ans ; DP=1,80). Les résultats ont permis de mettre en évidence que les filles sont plus informées que les garçons, et que les jeunes de plus de 15 ans, sans religion, ayant fréquenté les cours d‘éducation sexuelle pendant plus de 5 ans et qui ont eu leur mère comme éducatrice sur les questions de sexualité sont les plus informés sur ce sujet. Les attitudes des adolescents au sujet du préservatif sont associées aux connaissances et ceux qui ont utilisé un préservatif lors de leur dernière relation sexuelle montre des niveaux plus élevés de connaissance.Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT (Referência SFRH/BD/75130/2010).Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho (UM)2017-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/47058http://hdl.handle.net/10316/47058https://doi.org/10.21814/rpe.9032por0871-9187http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/9032Carvalho, CristianaPinheiro, Maria do RosárioPinto Gouveia, JoséVilar, Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-29T10:04:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/47058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:53:09.017577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimentos sobre sexualidade: Construção e validação de um instrumento de avaliação para adolescentes em contexto escolar Conhecimentos sobre sexualidade |
title |
Conhecimentos sobre sexualidade: Construção e validação de um instrumento de avaliação para adolescentes em contexto escolar |
spellingShingle |
Conhecimentos sobre sexualidade: Construção e validação de um instrumento de avaliação para adolescentes em contexto escolar Carvalho, Cristiana Conhecimentos; Educação Sexual; Adolescentes; Questionário Knowledge; Sexual Education; Adolescents; Questionnaire Connaissances; Éducation Sexuelle; Adolescents; Questionnaire |
title_short |
Conhecimentos sobre sexualidade: Construção e validação de um instrumento de avaliação para adolescentes em contexto escolar |
title_full |
Conhecimentos sobre sexualidade: Construção e validação de um instrumento de avaliação para adolescentes em contexto escolar |
title_fullStr |
Conhecimentos sobre sexualidade: Construção e validação de um instrumento de avaliação para adolescentes em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Conhecimentos sobre sexualidade: Construção e validação de um instrumento de avaliação para adolescentes em contexto escolar |
title_sort |
Conhecimentos sobre sexualidade: Construção e validação de um instrumento de avaliação para adolescentes em contexto escolar |
author |
Carvalho, Cristiana |
author_facet |
Carvalho, Cristiana Pinheiro, Maria do Rosário Pinto Gouveia, José Vilar, Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Maria do Rosário Pinto Gouveia, José Vilar, Duarte |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Cristiana Pinheiro, Maria do Rosário Pinto Gouveia, José Vilar, Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimentos; Educação Sexual; Adolescentes; Questionário Knowledge; Sexual Education; Adolescents; Questionnaire Connaissances; Éducation Sexuelle; Adolescents; Questionnaire |
topic |
Conhecimentos; Educação Sexual; Adolescentes; Questionário Knowledge; Sexual Education; Adolescents; Questionnaire Connaissances; Éducation Sexuelle; Adolescents; Questionnaire |
description |
O conhecimento, enquanto fator capaz de exercer influência sobre as atitudes, é um pré-requisito fundamental nos programas de prevenção dos comportamentos sexuais de risco. Este estudo teve como objetivo desenvolver um instrumento para avaliar os conhecimentos dos adolescentes sobre a sexualidade. O Questionário de Conhecimentos sobre Sexualidade pretende avaliar os conhecimentos num continuum de dificuldade e distinguir os alunos com diferentes níveis de saberes. A amostra foi constituída por 1545 adolescentes com uma média de 16 anos (DP=1.80) que frequentam a escola. Os resultados evidenciam que as raparigas estão mais informadas do que os rapazes, e que os jovens portugueses com mais de 15 anos, sem religião, com mais de 5 anos de educação sexual na escola e que tiveram a mãe como educadora sexual são os que têm mais conhecimentos sobre a sexualidade. As atitudes dos adolescentes em relação ao preservativo mostraram estar associadas aos conhecimentos e os adolescentes que usaram preservativo no último encontro sexual revelaram níveis mais elevados de conhecimentos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/47058 http://hdl.handle.net/10316/47058 https://doi.org/10.21814/rpe.9032 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/47058 https://doi.org/10.21814/rpe.9032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0871-9187 http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/9032 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho (UM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho (UM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133818013089792 |