A agenda e o discurso da qualidade em educação: os limites da participação democrática nas escolas do Brasil e de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/77550 |
Resumo: | O presente artigo expõe os principais resultados da pesquisa de doutoramento em ciências da educação, especialização em sociologia da educação e políticas educativas. Ancorada numa abordagem qualitativa, a investigação se desenvolveu através do estudo de caso de duas escolas públicas brasileiras e um agrupamento de escolas em Portugal. O objetivo da pesquisa pautou-se em analisar os limites da participação democrática através da presença do discurso da qualidade em educação. Para além da vasta análise documental, realizaram-se entrevistas e inquéritos por questionário aos/às professores/as e gestores/as das escolas tomadas como estudo de caso com o objetivo de explorar suas relações com o discurso da qualidade e as interferências nas possibilidades de participação democrática das escolas. Os resultados apontam para uma intensa influência das resoluções dos poderes públicos do Brasil e de Portugal, sob a égide do discurso da qualidade, no processo de racionalização e burocratização da vida escolar. As escolas apresentam investidas para a garantia de qualidade em educação que, com efeito, imputam à docência e à escola um ritmo industrial de trabalho, aprofundando a limitação da participação democrática nos rumos da escola, prevalecendo a escola para o trabalho de execução de tarefas e alcance de resultados de qualidade. |
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A agenda e o discurso da qualidade em educação: os limites da participação democrática nas escolas do Brasil e de PortugalAgenda and discourse of quality of education: the limits of democratic participation in schools in Brazil and PortugalAgenda et discours sur la qualité dans le domaine de l’éducation: les limites de la participation démocratiques dans les écoles au Brésil et au PortugalEducaçãoBurocraciaQualidadeRacionalizaçãoParticipaçãoEducationQualityBureaucracyRationalizationParticipationÉducationQualitéBureaucratieRationalisationParticipationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::SociologiaEducação de qualidadeO presente artigo expõe os principais resultados da pesquisa de doutoramento em ciências da educação, especialização em sociologia da educação e políticas educativas. Ancorada numa abordagem qualitativa, a investigação se desenvolveu através do estudo de caso de duas escolas públicas brasileiras e um agrupamento de escolas em Portugal. O objetivo da pesquisa pautou-se em analisar os limites da participação democrática através da presença do discurso da qualidade em educação. Para além da vasta análise documental, realizaram-se entrevistas e inquéritos por questionário aos/às professores/as e gestores/as das escolas tomadas como estudo de caso com o objetivo de explorar suas relações com o discurso da qualidade e as interferências nas possibilidades de participação democrática das escolas. Os resultados apontam para uma intensa influência das resoluções dos poderes públicos do Brasil e de Portugal, sob a égide do discurso da qualidade, no processo de racionalização e burocratização da vida escolar. As escolas apresentam investidas para a garantia de qualidade em educação que, com efeito, imputam à docência e à escola um ritmo industrial de trabalho, aprofundando a limitação da participação democrática nos rumos da escola, prevalecendo a escola para o trabalho de execução de tarefas e alcance de resultados de qualidade.The present article exposes the main results of the doctoral research developed within the educational sciences, specifically in the area of sociology of education and educational policies. Based on the qualitative research context, the investigation was developed through a case study of two Brazilian state schools and a school cluster located in Portugal with the aim of analyzing the limits of democratic participation through the presence of the discourse of quality in education. In addition to the extensive documentary analysis, interviews and questionnaire surveys were carried out with teachers and principals, taken as a case study, with the aim of exploring their relationship with the discourse of quality and the interference in the possibilities of democratic participation of schools. The results point to an intense influence of the resolutions of the public authorities of Brazil and Portugal, under the aegis of the quality discourse, in the process of rationalization and bureaucratization of school life. Schools have invested in quality in education that, in effect, attribute to teaching and school an industrial rhythm of work, deepening the limitation of democratic participation in the course of the school, prevailing the school for the work of performing tasks and achieving quality results.L’article présente les principaux résultats de la recherche doctorale en sciences de l’éduca‑ tion, spécialisation en sociologie de l’éducation et des politiques éducatives. Ancrée dans une approche qualitative, l’enquête a été développée à travers l’étude de cas de deux écoles publiques brésiliennes et un school cluster au Portugal. L’objectif était basé sur l’analyse des limites de la participation démo‑ cratique à travers la présence du discours de la qualité dans l’éducation. En plus de l’analyse docu‑ mentaire approfondie, des entretiens et des enquêtes par questionnaire ont été menés auprès d’en‑ seignants et de directeurs d’école, pris comme étude de cas, dans le but d’explorer leur relation avec le discours de la qualité et son interférence dans les possibilités de participation démocratique des écoles. Les résultats indiquent une influence intense des résolutions des autorités publiques du Brésil et du Portugal, sous l’égide du discours de la qualité, dans le processus de rationalisation et de bureaucratisation de la vie scolaire. Les écoles présentent des tentatives d’assurer la qualité de l’édu‑ cation qui, en effet, imposent à l’enseignement et à l’école un rythme de travail industriel approfondissant la limitation de la participation démocratique, prévalant l’école pour le travail d’exécution des tâches et de l’obtention de résultats de qualité.Trabalho financiado pelo CIEd – Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)Universidade do MinhoBraga, AltamiroTorres, Leonor Lima2022-03-212022-03-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/77550porBraga, Altamiro, & Torres, Leonor L. (2022). A agenda e o discurso da qualidade em educação: Os limites da participação democrática nas escolas do Brasil e de Portugal. Educação, Sociedade & Culturas, (61), 73–91. https://doi.org/10.24840/esc.vi61.4350872-76432184-840810.24840/esc.vi61.435https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/435info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:52.288187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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