Interacção design-artesanto : criação de uma interface
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/7259 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado - Design e Marketing |
id |
RCAP_5ace4a3351f3ef4c5c9e00b74bfca9ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7259 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interacção design-artesanto : criação de uma interface745/749(469)Dissertação de Mestrado - Design e MarketingPorque uma sociedade está constantemente em mutação necessita de produtos que a acompanhem nesse processo, produtos diferenciados que preservem em si mesmos a essência de um povo, da sua cultura. Torna-se necessário desenvolver a capacidade de auto-afirmação, acreditando nas nossas capacidades e nos nossos recursos, ou seja é preciso acreditar nos produtos portugueses. Face à massificação do consumo, a procura de segmentos de mercado específicos pode ser uma alternativa. O trabalho conjunto do designer e do artesão pode ser um factor decisivo para a criação de produtos únicos, em pequenas séries susceptível de ser realizado no contexto do mercado global. Este trabalho de investigação teve como principais objectivos a procura das relações existentes entre o design e as artes e ofícios tradicionais e a apresentação de uma proposta de interface que lhes permitisse enquanto sistemas de comunicação criar em conjunto novos produtos. Evidenciando os factores de preservação/revitalização de técnicas antigas e os de transmissão de conhecimentos, para que estes não se percam no tempo, sendo constantemente renovados pelas gerações futuras. Procuraram-se atingir estes objectivos através da análise histórica da relação entre os métodos de concepção e produção e através do estudo da situação do estado do design e do artesanato em Portugal. Assim, analisaram-se também alguns projectos desenvolvidos no país, que tinham por objectivo a recuperação e inovação das artes e ofícios tradicionais em diferentes áreas de intervenção. Com a realização de entrevistas a designers, artesãos e entidades com responsabilidades na área da preservação, evidenciam-se as diferenças nas atitudes e métodos, o que contribuiu para o desenvolvimento uma metodologia de trabalho que permita aos profissionais das áreas envolvidas trabalharem em conjunto obtendo os melhores resultados na criação de produtos diferenciados e portadores de cultura pela preservação e revitalização de antigas técnicas de produção.As society is constantly changing, it needs products that may keep up with that process, differentiated products that preserve in them the essence of a people and its culture. This demands the development of the ability to sel-assertion, believing in our capacities and our resources, that is we need to believe in the Portuguese products. Considering mass consumption, the search for specific market segments can be an alternative. The work of the designer together with the one of the artisan can be a determinant factor to the creation of unique products, in small amounts susceptible of being produced in the context of a global market. This study aimed at searching for the connections between design and the traditional arts and crafts and at presenting an interface proposal that would allow them, as communication systems, to create new products together. By stressing the factors of preservation/revitalisation of ancient techniques and the ones of knowledge transmission, 50 that these will not be lost in time, constantly renewed by the forthcoming generations. We have attempted to reach these objectives through the historical analysis of the connection between the conception and production methods as well as of the current state of the design and the handicrafts in Portugal. Therefore, we have also analysed some projects developed in our country, which aimed at recovering and innovating traditional arts and crafts in different areas of approach. Through the interviewing of designers, artisans and entities responsible for the area of preservation, we acknowledge the differences in attitudes and methods, which contributes to the development of a work methodology that allows professionals within the involved areas to work together and thus obtaining the best results in the creation of differentiated culture bearing products through the preservation and revitalisation of ancient production techniques.Cunha, JoanaUniversidade do MinhoFelgueiras, Magda Manso Gigante2007-06-202007-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:35.453304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interacção design-artesanto : criação de uma interface |
title |
Interacção design-artesanto : criação de uma interface |
spellingShingle |
Interacção design-artesanto : criação de uma interface Felgueiras, Magda Manso Gigante 745/749(469) |
title_short |
Interacção design-artesanto : criação de uma interface |
title_full |
Interacção design-artesanto : criação de uma interface |
title_fullStr |
Interacção design-artesanto : criação de uma interface |
title_full_unstemmed |
Interacção design-artesanto : criação de uma interface |
title_sort |
Interacção design-artesanto : criação de uma interface |
author |
Felgueiras, Magda Manso Gigante |
author_facet |
Felgueiras, Magda Manso Gigante |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Joana Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felgueiras, Magda Manso Gigante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
745/749(469) |
topic |
745/749(469) |
description |
Dissertação de Mestrado - Design e Marketing |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-20 2007-06-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/7259 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/7259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133104342827008 |