O marketing turístico como ferramenta para a valorização do território

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Elsa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Paiva, Teresa, Neves, João, Raposo, Daniel, Silva, Ricardo, Castilho, Luísa, Desterro, Teresa, Rodrigues, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/157222
Resumo: UID/EAT/00693/2019
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spelling O marketing turístico como ferramenta para a valorização do territórioTourism marketing as a tool for the valorization of the territorythe case of the Ordo Christi Projecto caso do projeto Ordo ChristiHeritageTerritoryIdentityMarketingPatrimónioTerritórioIdentidadeUID/EAT/00693/2019O Projeto Ordo Christi tem como principais objetivos estudar, comunicar e promover o património artístico da Ordem de Cristo entre o Zêzere e o Tejo (Séc. XV e XVI). A importância desta Ordem Militar na região fica vincada pelas diversas manifestações históricas e artísticas que se fizeram sentir pelas múltiplas Comendas, fator revelador da sua importância no território, especialmente entre o final da Idade Média e o início da época Moderna. Desse modo, o projeto procura ser uma ferramenta de memória e de identidade da região que, através de diversos elementos de comunicação, quer analógicos quer digitais, assim como a criação de rotas patrimoniais, contribua efetivamente para a sensibilização da sociedade, para a coesão territorial e a dinamização da região através da sua História e respetivo património artístico. O processo de criação de roteiros é um instrumento importante ao serviço da valorização dos territórios, aliado ao Marketing, tendo como missão enquanto instrumento de desenvolvimento de base territorial na relação Turismo-Cultura, contribuindo para a atratividade, nomeadamente ao nível do turismo e elaboração de conteúdos educativos de modo a que o conhecimento científico seja mais claro e acessível a todos. O artigo aqui apresentado pretende descrever a roteirização e a estratégia de marketing que foi definida para a gestão das rotas Ordo Christi no território entre o Zêzere e o Tejo, na Região Centro de Portugal. The Ordo Christi Project aims to study, communicate and promote the artistic heritage of the Order of Christ between the Zêzere and the Tagus (15th and 16th centuries). The importance of this Military Order in the region is highlighted by the various historical and artistic manifestations that were felt by the multiple Comendas, a revealing factor of its importance in the territory, especially between the end of the Middle Ages and the beginning of the Modern era. n this way, the project seeks to be a tool of memory and identity of the region that, through various communication elements, both analog and digital, as well as the creation of patrimonial routes, effectively contribute to the awareness of society, territorial cohesion and the dynamization of the region through its history and its artistic heritage. The process of creation of roadmaps is an important instrument in the service of the valorization of the territories, allied to the Marketing, having as mission as instrument of development of territorial base in the relation Tourism-Culture, contributing to the attractiveness, namely in the level of the tourism and elaboration of educational content so that scientific knowledge is clearer and accessible to all. The article presented here intends to describe the routing and the marketing strategy that was defined for the management of the Ordo Christi routes in the territory between Zêzere and Tejo, in the Central Region of Portugal.Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)RUNRamos, ElsaPaiva, TeresaNeves, JoãoRaposo, DanielSilva, RicardoCastilho, LuísaDesterro, TeresaRodrigues, Joana2023-09-01T22:15:37Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article16application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/157222por2659-3580PURE: 67479184info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:39:31Zoai:run.unl.pt:10362/157222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:37.526010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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