Valor de Marca e Capital Intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, João Paulo Amaral
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6187
Resumo: O capital intelectual é o conhecimento, experiência aplicada, tecnologia organizacional, relações com os clientes e habilidades profissionais que orientadas para o mercado conferem capacidade competitiva ao clube de futebol. A presente investigação visa compreender em que medida o capital intelectual influencia o valor de marca. Com este propósito genérico, foram tidos em consideração diversos indicadores, representativos de cada uma das tipologias de capital, nomeadamente, o capital humano, o capital organizacional e o capital relacional, que integram o capital intelectual e influenciam o valor de marca. Os dados recolhidos são referentes a uma amostra de trinta e cinco clubes de futebol ingleses, que disputaram os principais campeonatos de futebol de Inglaterra, designadamente, Premier, First Division e Second Division, no período compreendido entre 1992 e 2010. Na presente investigação o valor de marca é representado pela proxy incompleta respeitante às receitas dos clubes. Os resultados obtidos permitem revelar que os ativos associados ao capital intelectual nos clubes de futebol são, de um modo geral, quando bem geridos, uma ferramenta geradora de valor para a marca do clube. Assim, a posição ocupada no campeonato, os salários dos recursos humanos e o lucro bruto dos clubes de futebol influenciam positivamente as receitas. Por seu turno, constata-se que o endividamento de longo prazo influencia negativamente a geração de receitas.
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