As implicações do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Christiana Figueiredo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6951
Resumo: A educação inclusiva implica um processo de reestruturação de todos os aspetos constitutivos da escola, envolvendo a gestão de cada unidade e os próprios sistemas educacionais. Assim sendo, um elemento necessário à promoção de uma educação inclusiva é a formação e a conscientização da gestão para a inclusão destes alunos. Este projecto teve como objetivo compreender como os gestores escolares promovem o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) em suas escolas, bem como, descrever estratégias de intervenção de gestão escolar que contribuam para essa inclusão. Para se atingirem os objetivos pretendidos, esta pesquisa contou com a participação de 8 gestoras da cidade do Recife, sendo quatro da rede pública e quatro da rede privada. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aos dados obtidos foi feita uma análise de conteúdo. Conclui-se que a gestão escolar quando se encontra revestida por característica considerada integradora e/ou especial, não favorece o processo de inclusão de alunos com NEE, criando barreiras que dificultam o acesso, o ingresso e a permanência destes alunos, bem como uma aprendizagem de qualidade. Enquanto uma gestão considerada inclusiva, elabora estratégias de intervenção que facilitam a implantação da inclusão escolar dos alunos com NEE (s), congregando toda equipa no fim único de possibilitar que todos os sujeitos aprendam e participem da sociedade. Face a estas conclusões foi elaborada uma proposta de projecto de intervenção a ser apresentado aos participantes
id RCAP_5aec46ea8f490d51162a410515d6bcf5
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6951
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As implicações do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiaisGestor escolarEducação inclusivaNecessidades educacionais especiaisSchool managementInclusive educationEducational needsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA educação inclusiva implica um processo de reestruturação de todos os aspetos constitutivos da escola, envolvendo a gestão de cada unidade e os próprios sistemas educacionais. Assim sendo, um elemento necessário à promoção de uma educação inclusiva é a formação e a conscientização da gestão para a inclusão destes alunos. Este projecto teve como objetivo compreender como os gestores escolares promovem o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) em suas escolas, bem como, descrever estratégias de intervenção de gestão escolar que contribuam para essa inclusão. Para se atingirem os objetivos pretendidos, esta pesquisa contou com a participação de 8 gestoras da cidade do Recife, sendo quatro da rede pública e quatro da rede privada. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aos dados obtidos foi feita uma análise de conteúdo. Conclui-se que a gestão escolar quando se encontra revestida por característica considerada integradora e/ou especial, não favorece o processo de inclusão de alunos com NEE, criando barreiras que dificultam o acesso, o ingresso e a permanência destes alunos, bem como uma aprendizagem de qualidade. Enquanto uma gestão considerada inclusiva, elabora estratégias de intervenção que facilitam a implantação da inclusão escolar dos alunos com NEE (s), congregando toda equipa no fim único de possibilitar que todos os sujeitos aprendam e participem da sociedade. Face a estas conclusões foi elaborada uma proposta de projecto de intervenção a ser apresentado aos participantesThe inclusive education implies a process of restructuring all the constitutive aspects of the school, involving the management of each unit and the own educational systems. In this way, it´s necessary to promote inclusive education and training and management awareness for the inclusion of these students. This project aimed to understand how these school managers promote the project of inclusion of students with Special Educational Needs (SEN) in their schools, as well as describe strategies of intervention of school management that contribute to this inclusion. In order to achieve the intended objectives, this research had the participation of 8 (eight) managers from the city of Recife, four of them from the public sector and four from the private sector. Semistructured surveys were performed and a content analysis was performed. It was concluded that the school management when it’s covered by a characteristic that’s considered integrative and / or special, doesn’t favor the integration process of students with SEN, creating barriers that make it difficult for students to access, stay and stay, as well as learning quality. While a management considered inclusive, it elaborates intervention strategies that facilitate the implantation of the school inclusion of the students with SENs, congregating all the team in the unique purpose of enabling all the subjects to learn and participate in the society. Based on these conclusions, a proposal for an intervention project was prepared and presented to the participants.Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCruz, Christiana Figueiredo2018-10-03T13:20:07Z2018-07-062018-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6951TID:202692540porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-03T02:00:37Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6951Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:51.013718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As implicações do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
title As implicações do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
spellingShingle As implicações do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
Cruz, Christiana Figueiredo
Gestor escolar
Educação inclusiva
Necessidades educacionais especiais
School management
Inclusive education
Educational needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As implicações do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
title_full As implicações do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
title_fullStr As implicações do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
title_full_unstemmed As implicações do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
title_sort As implicações do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
author Cruz, Christiana Figueiredo
author_facet Cruz, Christiana Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Fátima
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Christiana Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestor escolar
Educação inclusiva
Necessidades educacionais especiais
School management
Inclusive education
Educational needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Gestor escolar
Educação inclusiva
Necessidades educacionais especiais
School management
Inclusive education
Educational needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A educação inclusiva implica um processo de reestruturação de todos os aspetos constitutivos da escola, envolvendo a gestão de cada unidade e os próprios sistemas educacionais. Assim sendo, um elemento necessário à promoção de uma educação inclusiva é a formação e a conscientização da gestão para a inclusão destes alunos. Este projecto teve como objetivo compreender como os gestores escolares promovem o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) em suas escolas, bem como, descrever estratégias de intervenção de gestão escolar que contribuam para essa inclusão. Para se atingirem os objetivos pretendidos, esta pesquisa contou com a participação de 8 gestoras da cidade do Recife, sendo quatro da rede pública e quatro da rede privada. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aos dados obtidos foi feita uma análise de conteúdo. Conclui-se que a gestão escolar quando se encontra revestida por característica considerada integradora e/ou especial, não favorece o processo de inclusão de alunos com NEE, criando barreiras que dificultam o acesso, o ingresso e a permanência destes alunos, bem como uma aprendizagem de qualidade. Enquanto uma gestão considerada inclusiva, elabora estratégias de intervenção que facilitam a implantação da inclusão escolar dos alunos com NEE (s), congregando toda equipa no fim único de possibilitar que todos os sujeitos aprendam e participem da sociedade. Face a estas conclusões foi elaborada uma proposta de projecto de intervenção a ser apresentado aos participantes
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-03T13:20:07Z
2018-07-06
2018-07-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6951
TID:202692540
url http://hdl.handle.net/10284/6951
identifier_str_mv TID:202692540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130304897613824