Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Bernardo Filipe Nunes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17999
Resumo: Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional
id RCAP_5aeebf337aec9b2c64a5d9a86f6d6e1f
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17999
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ rolePISATransmissão Intergeracional de PreferênciasConsciênciaAtitudesInfluência ParentalAmbienteODSIntergenerational Transmission of PreferencesAwarenessAttitudesParental InfluenceEnvironmentSDGMestrado em Desenvolvimento e Cooperação InternacionalA presente dissertação visa explicar a formação de atitudes e consciência dos estudantes em relação às questões ambientais dando enfoque ao papel dos pais. A amostra usa como fonte os microdados PISA Portugal 2015, baseados em quatro questionários: o dos estudantes (N=7325) e dos respectivos pais e ainda da escola e dos professores. A análisa empírica tira partido da existência de perguntas iguais ou comparáveis nos questionários dos estudantes e dos pais. Os resultados, obtidos com base em modelos lineares e análises de correlação, revelam uma transmissão de preferências parentais mais forte na componente atitudinal, do que na relativa à consciência. As características pessoais de pais e estudantes possuem poder explicativo, ao contrário das características da escola e dos professores. O prazer na aprendizagem científica e a expetativa de um maior nível educacional no futuro são fatores que afetam positivamente a consciência e atitudes ambientais. Conclui-se, também, que as raparigas em comparação com os rapazes apresentam uma maior correlação com atitudes e tomada de consciência dos progenitores. As atitudes e tomada de consciência ambiental das mães, quando comparadas com a dos pais, relacionam-se mais com as dos filhos e filhas. Os recursos culturais e o número de livros disponíveis no agregado familiar mostraram-se significativos na explicação de atitudes e consciência ambiental, em especial para as estudantes, pelo contrário, para os estudantes do sexo masculino, são os rendimentos familiares e outros recursos materiais. Os níveis educacionais dos pais favorecem a consciência ambiental dos estudantes não se refletindo nas atitudes.The present thesis aims at comprehending the young's formation of awareness and attitudes towards environmental issues, stressing the parents' role. This work uses the microdata for PISA Portugal 2015, comprehending 4 questionnaires addressed to: students (N=7325) and respective parents, schools and teachers. The empirical analysis takes advantage of comparable questions in the students' and parents' questionnaires. The results, obtained via linear models and correlation analyses, show a higher transmission of parental preferences in the attitudinal component than in the awareness aspects. Student and parental characteristics show a major role performed by these agents, as opposed to the lack of significance showed for school and teacher characteristics. Student's enjoyment of learning science and a higher expected future educational level are predictors that affect positively environmental awareness and attitudes. It is furtherly suggested that girls correlate heavier with their parents than boys and mothers correlate heavier with their children than fathers. As for household characteristics the cultural resources and books plays a part, especially concerning female students. For male students, the household income and other materialistic resources appear to have a higher importance in both awareness and attitudes. The parents' educational attainments only favour the students' awareness not showing significance for the attitudes.Instituto Superior de Economia e GestãoFontainha, ElsaRepositório da Universidade de LisboaGraça, Bernardo Filipe Nunes2019-12-01T01:30:17Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17999engGraça, Bernardo Filipe Nunes (2018). "Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:38Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:07.634915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role
title Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role
spellingShingle Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role
Graça, Bernardo Filipe Nunes
PISA
Transmissão Intergeracional de Preferências
Consciência
Atitudes
Influência Parental
Ambiente
ODS
Intergenerational Transmission of Preferences
Awareness
Attitudes
Parental Influence
Environment
SDG
title_short Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role
title_full Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role
title_fullStr Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role
title_full_unstemmed Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role
title_sort Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role
author Graça, Bernardo Filipe Nunes
author_facet Graça, Bernardo Filipe Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fontainha, Elsa
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Bernardo Filipe Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv PISA
Transmissão Intergeracional de Preferências
Consciência
Atitudes
Influência Parental
Ambiente
ODS
Intergenerational Transmission of Preferences
Awareness
Attitudes
Parental Influence
Environment
SDG
topic PISA
Transmissão Intergeracional de Preferências
Consciência
Atitudes
Influência Parental
Ambiente
ODS
Intergenerational Transmission of Preferences
Awareness
Attitudes
Parental Influence
Environment
SDG
description Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-12-01T01:30:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/17999
url http://hdl.handle.net/10400.5/17999
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Graça, Bernardo Filipe Nunes (2018). "Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131121319936000