Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/17999 |
Resumo: | Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional |
id |
RCAP_5aeebf337aec9b2c64a5d9a86f6d6e1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17999 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ rolePISATransmissão Intergeracional de PreferênciasConsciênciaAtitudesInfluência ParentalAmbienteODSIntergenerational Transmission of PreferencesAwarenessAttitudesParental InfluenceEnvironmentSDGMestrado em Desenvolvimento e Cooperação InternacionalA presente dissertação visa explicar a formação de atitudes e consciência dos estudantes em relação às questões ambientais dando enfoque ao papel dos pais. A amostra usa como fonte os microdados PISA Portugal 2015, baseados em quatro questionários: o dos estudantes (N=7325) e dos respectivos pais e ainda da escola e dos professores. A análisa empírica tira partido da existência de perguntas iguais ou comparáveis nos questionários dos estudantes e dos pais. Os resultados, obtidos com base em modelos lineares e análises de correlação, revelam uma transmissão de preferências parentais mais forte na componente atitudinal, do que na relativa à consciência. As características pessoais de pais e estudantes possuem poder explicativo, ao contrário das características da escola e dos professores. O prazer na aprendizagem científica e a expetativa de um maior nível educacional no futuro são fatores que afetam positivamente a consciência e atitudes ambientais. Conclui-se, também, que as raparigas em comparação com os rapazes apresentam uma maior correlação com atitudes e tomada de consciência dos progenitores. As atitudes e tomada de consciência ambiental das mães, quando comparadas com a dos pais, relacionam-se mais com as dos filhos e filhas. Os recursos culturais e o número de livros disponíveis no agregado familiar mostraram-se significativos na explicação de atitudes e consciência ambiental, em especial para as estudantes, pelo contrário, para os estudantes do sexo masculino, são os rendimentos familiares e outros recursos materiais. Os níveis educacionais dos pais favorecem a consciência ambiental dos estudantes não se refletindo nas atitudes.The present thesis aims at comprehending the young's formation of awareness and attitudes towards environmental issues, stressing the parents' role. This work uses the microdata for PISA Portugal 2015, comprehending 4 questionnaires addressed to: students (N=7325) and respective parents, schools and teachers. The empirical analysis takes advantage of comparable questions in the students' and parents' questionnaires. The results, obtained via linear models and correlation analyses, show a higher transmission of parental preferences in the attitudinal component than in the awareness aspects. Student and parental characteristics show a major role performed by these agents, as opposed to the lack of significance showed for school and teacher characteristics. Student's enjoyment of learning science and a higher expected future educational level are predictors that affect positively environmental awareness and attitudes. It is furtherly suggested that girls correlate heavier with their parents than boys and mothers correlate heavier with their children than fathers. As for household characteristics the cultural resources and books plays a part, especially concerning female students. For male students, the household income and other materialistic resources appear to have a higher importance in both awareness and attitudes. The parents' educational attainments only favour the students' awareness not showing significance for the attitudes.Instituto Superior de Economia e GestãoFontainha, ElsaRepositório da Universidade de LisboaGraça, Bernardo Filipe Nunes2019-12-01T01:30:17Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17999engGraça, Bernardo Filipe Nunes (2018). "Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:38Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:07.634915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role |
title |
Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role |
spellingShingle |
Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role Graça, Bernardo Filipe Nunes PISA Transmissão Intergeracional de Preferências Consciência Atitudes Influência Parental Ambiente ODS Intergenerational Transmission of Preferences Awareness Attitudes Parental Influence Environment SDG |
title_short |
Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role |
title_full |
Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role |
title_fullStr |
Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role |
title_full_unstemmed |
Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role |
title_sort |
Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role |
author |
Graça, Bernardo Filipe Nunes |
author_facet |
Graça, Bernardo Filipe Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fontainha, Elsa Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graça, Bernardo Filipe Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PISA Transmissão Intergeracional de Preferências Consciência Atitudes Influência Parental Ambiente ODS Intergenerational Transmission of Preferences Awareness Attitudes Parental Influence Environment SDG |
topic |
PISA Transmissão Intergeracional de Preferências Consciência Atitudes Influência Parental Ambiente ODS Intergenerational Transmission of Preferences Awareness Attitudes Parental Influence Environment SDG |
description |
Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-12-01T01:30:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/17999 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/17999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Graça, Bernardo Filipe Nunes (2018). "Awareness and attitudes towards environmental issues among students. The parents’ role". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131121319936000 |