As pedras provisórias: fixidez e mobilidade na obra de António Lobo Antunes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Norberto do Vale Loureiro Teixeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/27046
Resumo: É nossa intenção discutir neste artigo os modos como fixidez e mobilidade estabelecem sinergias na obra de António Lobo Antunes. Da personagem marginalizada dos primeiros romances até às mais recentes, que podemos encontrar, por exemplo, em Até Que As Pedras Se Tornem Mais Leves Que A Água, verificaremos que essas duas forças (fixidez e mobilidade) não são apenas tópicos importantes ao longo da obra antuniana, mas que as mesmas revelam modos através dos quais o autor tentar encontrar as ‘palavras certas’. Tendo isto em mente, propomos abordar também a questão da fixação de texto (edição ne varietur: palavras que o autor, por vezes, altera de romance para romance de acordo com uma linguagem própria). Em suma, deveremos questionar-nos: estará realmente tudo em movimento?
id RCAP_5b190cab58e9fa8954d650fd7947c445
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/27046
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As pedras provisórias: fixidez e mobilidade na obra de António Lobo AntunesFixidezMobilidadePalavrasFixação de textoÉ nossa intenção discutir neste artigo os modos como fixidez e mobilidade estabelecem sinergias na obra de António Lobo Antunes. Da personagem marginalizada dos primeiros romances até às mais recentes, que podemos encontrar, por exemplo, em Até Que As Pedras Se Tornem Mais Leves Que A Água, verificaremos que essas duas forças (fixidez e mobilidade) não são apenas tópicos importantes ao longo da obra antuniana, mas que as mesmas revelam modos através dos quais o autor tentar encontrar as ‘palavras certas’. Tendo isto em mente, propomos abordar também a questão da fixação de texto (edição ne varietur: palavras que o autor, por vezes, altera de romance para romance de acordo com uma linguagem própria). Em suma, deveremos questionar-nos: estará realmente tudo em movimento?This paper intends to discuss the ways in which fixity and mobility fuel the two main synergies in the novels of António Lobo Antunes. Moving from the first novels and their marginalized personage, to the more recent embodiments exemplified for instance in Until Stones Become Lighter Than Water (Até que as pedras se tornem mais leves que a água), one perceives that these two criteria (fixity and mobility) do not merely constitute key issues throughout Antunes’ work, but that they also document the author’s pathways to finding the ‘right words’. With this in mind, the paper tackles the issue of textual stability / fixity (ne varietur edition as a tool to track words that the author alters, at times from one novel to another, to accommodate his own language). In the end one must ask: is everything in fact mobile and shifting?Baywolf PressBiblioteca Digital do IPBCardoso, Norberto do Vale Loureiro Teixeira2023-02-17T16:26:41Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/27046porCardoso, Norberto do Vale Loureiro Teixeira (2021). As pedras provisórias: fixidez e mobilidade na obra de António Lobo Antunes. Portuguese Studies Review. ISSN 1057-1515. 29:2, p. 233-250.1057-1515info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T11:00:11Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/27046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:17:27.867041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As pedras provisórias: fixidez e mobilidade na obra de António Lobo Antunes
title As pedras provisórias: fixidez e mobilidade na obra de António Lobo Antunes
spellingShingle As pedras provisórias: fixidez e mobilidade na obra de António Lobo Antunes
Cardoso, Norberto do Vale Loureiro Teixeira
Fixidez
Mobilidade
Palavras
Fixação de texto
title_short As pedras provisórias: fixidez e mobilidade na obra de António Lobo Antunes
title_full As pedras provisórias: fixidez e mobilidade na obra de António Lobo Antunes
title_fullStr As pedras provisórias: fixidez e mobilidade na obra de António Lobo Antunes
title_full_unstemmed As pedras provisórias: fixidez e mobilidade na obra de António Lobo Antunes
title_sort As pedras provisórias: fixidez e mobilidade na obra de António Lobo Antunes
author Cardoso, Norberto do Vale Loureiro Teixeira
author_facet Cardoso, Norberto do Vale Loureiro Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Norberto do Vale Loureiro Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Fixidez
Mobilidade
Palavras
Fixação de texto
topic Fixidez
Mobilidade
Palavras
Fixação de texto
description É nossa intenção discutir neste artigo os modos como fixidez e mobilidade estabelecem sinergias na obra de António Lobo Antunes. Da personagem marginalizada dos primeiros romances até às mais recentes, que podemos encontrar, por exemplo, em Até Que As Pedras Se Tornem Mais Leves Que A Água, verificaremos que essas duas forças (fixidez e mobilidade) não são apenas tópicos importantes ao longo da obra antuniana, mas que as mesmas revelam modos através dos quais o autor tentar encontrar as ‘palavras certas’. Tendo isto em mente, propomos abordar também a questão da fixação de texto (edição ne varietur: palavras que o autor, por vezes, altera de romance para romance de acordo com uma linguagem própria). Em suma, deveremos questionar-nos: estará realmente tudo em movimento?
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-02-17T16:26:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/27046
url http://hdl.handle.net/10198/27046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, Norberto do Vale Loureiro Teixeira (2021). As pedras provisórias: fixidez e mobilidade na obra de António Lobo Antunes. Portuguese Studies Review. ISSN 1057-1515. 29:2, p. 233-250.
1057-1515
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Baywolf Press
publisher.none.fl_str_mv Baywolf Press
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135464866709504