Artefactos e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/19092 |
Resumo: | O Relatório Final “Artefactos e Aprendizagem” pretende, fundamentalmente, descrever de forma sucinta o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em 1º e Prática de Ensino Supervisionada em 2º Ciclos do Ensino Básico, de um curso de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico da ESEC. Este relatório denominado “Artefactos e Aprendizagem”, envolve quatro partes e tem subjacentes as seguintes ideias: “o processo de ensino e aprendizagem é mediado por artefactos e há tendência para subestimar a complexidade de explorar este potencial e especificadamente a complexidade do papel do professor a orquestrar o processo de ensino e aprendizagem” (Bussi & Mariotti, 2008, citado em Mariotti, 2014); “não se pode esperar que as crianças descubram ideias matemáticas apenas por lhes disponibilizarmos materiais para explorar, é também necessário desenvolver capacidades para converter de uma modalidade para a outra o que depende provavelmente, tanto de capacidades individuais como de experiências educativas” (Dowker, 2005, citado em Björklund, 2014). Na primeira parte deste Relatório Final (Capítulo I a VI) apresenta-se um estudo de natureza qualitativa cujas questões de investigação foram: Como é que os alunos do primeiro ano do 1º CEB compreendem conceitos de valor posição, usando diferentes artefactos (quadro de valor de posição, palitos, material multibásico, mãos e dedos, problemas de palavras, colar de contas, reta numérica)?; Que oportunidades de ensino e aprendizagem este contexto ofereceu?. Os resultados desta investigação apontam que conceitos de valor de posição foram fomentados pela compreensão pelos alunos do conceito de dezena e que “o conceito de dezena ainda está em construção”. O contexto do estudo deu oportunidade aos alunos de desenvolver o sentido do número, nos aspetos de contagem, numerosidade e medida. O aprofundamento de conhecimentos científicos, pedagógicos e curriculares e competências em pensamento reflexivo da investigadora, foram desenvolvidos neste contexto. Na segunda parte do Relatório Final (Capítulo VII a IX), descreve-se a Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, onde a organização das atividades à Prática Profissional no 1º Ciclo do Ensino Básico, a caraterização do contexto de intervenção, a fundamentação orientadora das Práticas Pedagógicas em 1º CEB e duas Experiências-chave (“Transtorno do deficit de atenção com Hiperatividade (TDAH) na sala de aula” e “Reforço no comportamento e aprendizagem dos alunos”) são descritas. A terceira parte do Relatório Final (Capítulo X a XI), refere-se à Prática de Ensino Supervisionada em 2º Ciclo do Ensino Básico, que envolveu quatro domínios: Português, Ciências Naturais, Matemática e História e Geografia de Portugal. Para cada um dos domínios é apresentada a fundamentação das práticas e reflexão sobre a prática. Considerações Finais sobre as aprendizagens desenvolvidas pela estagiária durante a elaboração deste Relatório Final, estarão na quarta parte do Relatório Final. |
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