Competências de parentalidade percebida, estilos de vinculação e psicopatologia parental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/18426 |
Resumo: | De acordo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (2021), “a parentalidade envolve assegurar a saúde e a segurança dos filhos. Transmitindo valores sociais e culturais, promovendo o desenvolvimento de competências e recursos, de modo a tornarem-se crianças, jovens e depois adultos competentes e capazes de atingirem os seus objetivos. As mães e os pais, por vezes outros cuidadores, oferecem às crianças um contexto de proteção e cuidado onde podem desenvolver-se física, cognitiva, emocional e socialmente de forma de forma positiva”. Neste estudo participaram um total de 57 mães (10 provenientes de uma população em risco psicossocial e 47 oriundas da população geral). O principal objetivo do estudo foi o de investigar a associação entre as competências parentais percebidas, a vulnerabilidade da vinculação e a sintomatologia psicopatológica parental. Utilizou-se para esse efeito os seguintes instrumentos: Parent Sense of Competence Scale (PSOC); o Brief Symptom Inventory (BSI); o Vulnerable Attachment Scale Questionnaire (VASQ) e um Questionário de Dados Sociodemográficos. Relativamente aos resultados deste estudo foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o grupo de mães em risco psicossocial e o grupo de mães da amostra comunitária somente no que diz respeito ao estilo de vinculação correspondido. No que se refere à análise de eventuais diferenças entre os dois grupos nas restantes variáveis em estudo, foi possível determinar que, tanto na amostra comunitária como na amostra de risco, quanto maior sintomatologia psicopatológica maior o nível de insegurança no estilo de vinculação e maior a procura de proximidade vinculativa. Não foram, no entanto, encontradas diferenças na escala de perceção de competência parental, entre os grupos. Estes resultados são discutidos à luz dos estudos que concluíram da necessidade em trabalhar a saúde mental e as competências parentais dos cuidadores principais, de modo a prevenir problemas futuros de saúde mental nas crianças e nos jovens. |
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Competências de parentalidade percebida, estilos de vinculação e psicopatologia parentalParentalidadeVinculaçãoCompetências parentais percebidasPsicopatologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisDe acordo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (2021), “a parentalidade envolve assegurar a saúde e a segurança dos filhos. Transmitindo valores sociais e culturais, promovendo o desenvolvimento de competências e recursos, de modo a tornarem-se crianças, jovens e depois adultos competentes e capazes de atingirem os seus objetivos. As mães e os pais, por vezes outros cuidadores, oferecem às crianças um contexto de proteção e cuidado onde podem desenvolver-se física, cognitiva, emocional e socialmente de forma de forma positiva”. Neste estudo participaram um total de 57 mães (10 provenientes de uma população em risco psicossocial e 47 oriundas da população geral). O principal objetivo do estudo foi o de investigar a associação entre as competências parentais percebidas, a vulnerabilidade da vinculação e a sintomatologia psicopatológica parental. Utilizou-se para esse efeito os seguintes instrumentos: Parent Sense of Competence Scale (PSOC); o Brief Symptom Inventory (BSI); o Vulnerable Attachment Scale Questionnaire (VASQ) e um Questionário de Dados Sociodemográficos. Relativamente aos resultados deste estudo foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o grupo de mães em risco psicossocial e o grupo de mães da amostra comunitária somente no que diz respeito ao estilo de vinculação correspondido. No que se refere à análise de eventuais diferenças entre os dois grupos nas restantes variáveis em estudo, foi possível determinar que, tanto na amostra comunitária como na amostra de risco, quanto maior sintomatologia psicopatológica maior o nível de insegurança no estilo de vinculação e maior a procura de proximidade vinculativa. Não foram, no entanto, encontradas diferenças na escala de perceção de competência parental, entre os grupos. Estes resultados são discutidos à luz dos estudos que concluíram da necessidade em trabalhar a saúde mental e as competências parentais dos cuidadores principais, de modo a prevenir problemas futuros de saúde mental nas crianças e nos jovens.According to the Portuguese Order of Psychologists (2021), “parenthood involves ensuring the health and safety of children. Transmitting social and cultural values, promoting the development of skills and resources, in order to become children, young people and later adults competent and capable of achieving their goals. Mothers and fathers, sometimes other caregivers, offer children a context of protection and care where they can develop positively physically, cognitively, emotionally and socially”. A total of 57 mothers participated in this study (10 from a population at psychosocial risk and 47 from the general population). The main objective of the study was to investigate the association between perceived parenting skills, attachment vulnerability and parental psychopathological symptomatology. The following instruments were used for this purpose: Parent Sense of Competence Scale (PSOC); the Brief Symptom Inventory (BSI); the Vulnerable Attachment Scale Questionnaire (VASQ) and a Sociodemographic Data Questionnaire. Regarding the results of this study, statistically significant differences were found between the group of mothers at psychosocial risk and the group of mothers in the community sample only with regard to the matched attachment style. With regard to the analysis of possible differences between the two groups in the remaining variables under study, it was possible to determine that, both in the community sample and in the risk sample, the greater the psychopathological symptomatology, the greater the level of insecurity in the attachment style and the greater the looking for binding proximity. However, no differences were found in the parental competence perception scale between the groups. These results are discussed in the light of studies that concluded the need to work on mental health and parenting skills of primary caregivers, in order to prevent future mental health problems in children and young people.Lemos, IdaSapientiaFernandes, Helena Sofia da Silva2022-10-25T13:18:12Z2022-02-012022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/18426TID:202948870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:30:40Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:11.874916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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