Relatório de Estágio no Grupo Desportivo de Bragança, na Equipa de Futebol de Juniores C – SUB15, na época desportiva 2016/2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Rafael Lopes do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8406
Resumo: Este documento é fruto do estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ciências do Desporto com Especialização em Jogos Desportivos Coletivos, ministrado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O objetivo do trabalho desenvolvido consiste em compreender, refletir e fundamentar o processo de treino e competição da equipa sub-15 do Grupo Desportivo de Bragança. O estágio pressupõe um trabalho de planeamento, sustentação, intervenção e reflexão diária de um treinador de futebol, que, dada a complexidade e multidimensionalidade da atividade, se confronta diariamente com a necessidade de encontrar soluções para os mais diversos problemas. O cariz científico, humano e artístico da profissão, são variáveis que, não obstante dificultarem e complexificarem a prática diária, não podem ser esquecidas no processo formativo. Este documento contém uma análise ao processo de treino da equipa, discriminando os métodos de treino utilizados ao longo da época desportiva. Neste prisma, numa análise geral às 128 unidades de treino realizadas, constatou-se que os métodos mais utilizados foram os Métodos Específicos de Preparação (MEP) com 62%, seguido dos Métodos Específicos de Preparação Geral (MEPG) com 38%. Como Método Específico de Preparação Geral (MEPG), os exercícios de Manutenção da Posse da Bola e os Descontextualizados foram os mais utilizados. Nos Métodos Específicos de Preparação (MEP), os exercícios Competitivos foram predominantes. Os Métodos de Preparação Geral (MPG) não tiveram utilização significativa, eram apenas utilizados, em algumas sessões, nas partes iniciais, finais e na transição de exercícios. Findas estas considerações, concluo que as experiências adquiridas contribuíram para a construção da minha identidade enquanto treinador, sendo este contributo imbuído de significado pessoal insubstituível.
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