Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9363 |
Resumo: | O nível de educação que caracteriza a população de um determinado país está intrinsecamente ligado ao seu nível de desenvolvimento económico e social, de tal forma que existem correlações positivas geralmente significativas entre esses fatores. Alcançar maiores níveis de desenvolvimento dos países e regiões tem exigido a capacidade das estruturas económicas e sociais se tornarem mais competitivas e mais coesas. Os objectivos europeus associados à coesão tornaram‐se mais relevantes ao nível do Tratado da União Europeia, assinado em 1992. Mais recentemente, em 2008 e 2009, o debate em torno da questão da coesão foi relançado com a discussão pública acerca do Livro Verde sobre a Coesão Territorial (Comissão Europeia, 2008). Este documento chama a atenção para a perspectiva de coesão territorial e social. De salientar também que a política da UE para os países do Mediterrâneo corresponde ao chamado Processo de Barcelona ou parceria Euro‐Mediterrânica. Destina‐se a reforçar as relações entre a UE e os países parceiros favorecendo, ao mesmo tempo, o fortalecimento das relações entre os próprios países mediterrânicos. A Política Europeia de Vizinhança (PEV), lançada em 2003, no contexto do alargamento da União Europeia, foi concebida como um novo quadro para as relações entre a Comunidade e os países vizinhos do Leste, com base em compromissos mútuos já existentes, mas permitindo um grau de integração económica e um relacionamento político mais profundo. A PEV pretende suportar as formas de vizinhanças com base na parceria e na comunhão de valores políticos e económicos. Neste processo, não se pode negligenciar o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na construção de um ambiente mais propício para melhorar o desenvolvimento e coesão nos países e regiões. Na realidade, a região euro‐mediterrânica caracteriza‐se por muitos exemplos em que a sua capacidade de estabelecer ligações para buscar formas de ação que não se limitam a uma dimensão local ou nacional. Neste trabalho, pretende‐se atingir os seguintes objetivos: i) verificar como as IES compõem redes universitárias destinadas a facilitar a mobilidade e o intercâmbio de pessoas e recursos culturais, com o objetivo final de promover a pesquisa interdisciplinar e o ensino universitário; ii) verificar a existência de alguma evidência sobre os efeitos dessas redes das sociedades civis do Mediterrâneo na promoção da equidade, a coesão social e da cidadania ativa. |
id |
RCAP_5b6126ab43ce930493bbf583d328626c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9363 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânicaCoesão SocialEducação SuperiorPolíticas europeias para a região euromediterrânicaRedes Mediterrânicas de UniversidadesSociedade civilO nível de educação que caracteriza a população de um determinado país está intrinsecamente ligado ao seu nível de desenvolvimento económico e social, de tal forma que existem correlações positivas geralmente significativas entre esses fatores. Alcançar maiores níveis de desenvolvimento dos países e regiões tem exigido a capacidade das estruturas económicas e sociais se tornarem mais competitivas e mais coesas. Os objectivos europeus associados à coesão tornaram‐se mais relevantes ao nível do Tratado da União Europeia, assinado em 1992. Mais recentemente, em 2008 e 2009, o debate em torno da questão da coesão foi relançado com a discussão pública acerca do Livro Verde sobre a Coesão Territorial (Comissão Europeia, 2008). Este documento chama a atenção para a perspectiva de coesão territorial e social. De salientar também que a política da UE para os países do Mediterrâneo corresponde ao chamado Processo de Barcelona ou parceria Euro‐Mediterrânica. Destina‐se a reforçar as relações entre a UE e os países parceiros favorecendo, ao mesmo tempo, o fortalecimento das relações entre os próprios países mediterrânicos. A Política Europeia de Vizinhança (PEV), lançada em 2003, no contexto do alargamento da União Europeia, foi concebida como um novo quadro para as relações entre a Comunidade e os países vizinhos do Leste, com base em compromissos mútuos já existentes, mas permitindo um grau de integração económica e um relacionamento político mais profundo. A PEV pretende suportar as formas de vizinhanças com base na parceria e na comunhão de valores políticos e económicos. Neste processo, não se pode negligenciar o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na construção de um ambiente mais propício para melhorar o desenvolvimento e coesão nos países e regiões. Na realidade, a região euro‐mediterrânica caracteriza‐se por muitos exemplos em que a sua capacidade de estabelecer ligações para buscar formas de ação que não se limitam a uma dimensão local ou nacional. Neste trabalho, pretende‐se atingir os seguintes objetivos: i) verificar como as IES compõem redes universitárias destinadas a facilitar a mobilidade e o intercâmbio de pessoas e recursos culturais, com o objetivo final de promover a pesquisa interdisciplinar e o ensino universitário; ii) verificar a existência de alguma evidência sobre os efeitos dessas redes das sociedades civis do Mediterrâneo na promoção da equidade, a coesão social e da cidadania ativa. APDR2014-01-08T12:43:43Z2014-01-082013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9363http://hdl.handle.net/10174/9363porRego, Conceição; Baltazar, Saudade; Caleiro, António (2013), “Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrâ- nica”, Livro de Actas do 19.º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, APDR, Angra do Heroísmo, pp. 784-795, (ISBN: 978-989-96353-8-8).mcpr@uevora.ptbaltazar@uevora.ptcaleiro@uevora.pt255Rego, ConceiçãoBaltazar, SaudadeCaleiro, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:50:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:19.218421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica |
title |
Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica |
spellingShingle |
Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica Rego, Conceição Coesão Social Educação Superior Políticas europeias para a região euromediterrânica Redes Mediterrânicas de Universidades Sociedade civil |
title_short |
Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica |
title_full |
Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica |
title_fullStr |
Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica |
title_full_unstemmed |
Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica |
title_sort |
Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica |
author |
Rego, Conceição |
author_facet |
Rego, Conceição Baltazar, Saudade Caleiro, António |
author_role |
author |
author2 |
Baltazar, Saudade Caleiro, António |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rego, Conceição Baltazar, Saudade Caleiro, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coesão Social Educação Superior Políticas europeias para a região euromediterrânica Redes Mediterrânicas de Universidades Sociedade civil |
topic |
Coesão Social Educação Superior Políticas europeias para a região euromediterrânica Redes Mediterrânicas de Universidades Sociedade civil |
description |
O nível de educação que caracteriza a população de um determinado país está intrinsecamente ligado ao seu nível de desenvolvimento económico e social, de tal forma que existem correlações positivas geralmente significativas entre esses fatores. Alcançar maiores níveis de desenvolvimento dos países e regiões tem exigido a capacidade das estruturas económicas e sociais se tornarem mais competitivas e mais coesas. Os objectivos europeus associados à coesão tornaram‐se mais relevantes ao nível do Tratado da União Europeia, assinado em 1992. Mais recentemente, em 2008 e 2009, o debate em torno da questão da coesão foi relançado com a discussão pública acerca do Livro Verde sobre a Coesão Territorial (Comissão Europeia, 2008). Este documento chama a atenção para a perspectiva de coesão territorial e social. De salientar também que a política da UE para os países do Mediterrâneo corresponde ao chamado Processo de Barcelona ou parceria Euro‐Mediterrânica. Destina‐se a reforçar as relações entre a UE e os países parceiros favorecendo, ao mesmo tempo, o fortalecimento das relações entre os próprios países mediterrânicos. A Política Europeia de Vizinhança (PEV), lançada em 2003, no contexto do alargamento da União Europeia, foi concebida como um novo quadro para as relações entre a Comunidade e os países vizinhos do Leste, com base em compromissos mútuos já existentes, mas permitindo um grau de integração económica e um relacionamento político mais profundo. A PEV pretende suportar as formas de vizinhanças com base na parceria e na comunhão de valores políticos e económicos. Neste processo, não se pode negligenciar o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na construção de um ambiente mais propício para melhorar o desenvolvimento e coesão nos países e regiões. Na realidade, a região euro‐mediterrânica caracteriza‐se por muitos exemplos em que a sua capacidade de estabelecer ligações para buscar formas de ação que não se limitam a uma dimensão local ou nacional. Neste trabalho, pretende‐se atingir os seguintes objetivos: i) verificar como as IES compõem redes universitárias destinadas a facilitar a mobilidade e o intercâmbio de pessoas e recursos culturais, com o objetivo final de promover a pesquisa interdisciplinar e o ensino universitário; ii) verificar a existência de alguma evidência sobre os efeitos dessas redes das sociedades civis do Mediterrâneo na promoção da equidade, a coesão social e da cidadania ativa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01T00:00:00Z 2014-01-08T12:43:43Z 2014-01-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9363 http://hdl.handle.net/10174/9363 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rego, Conceição; Baltazar, Saudade; Caleiro, António (2013), “Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrâ- nica”, Livro de Actas do 19.º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, APDR, Angra do Heroísmo, pp. 784-795, (ISBN: 978-989-96353-8-8). mcpr@uevora.pt baltazar@uevora.pt caleiro@uevora.pt 255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APDR |
publisher.none.fl_str_mv |
APDR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136517443026944 |