Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Conceição
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Baltazar, Saudade, Caleiro, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9363
Resumo: O nível de educação que caracteriza a população de um determinado país está intrinsecamente ligado ao  seu  nível  de  desenvolvimento  económico  e  social,  de  tal  forma  que  existem  correlações  positivas  geralmente significativas entre esses fatores. Alcançar maiores níveis de desenvolvimento dos países e  regiões tem exigido a capacidade das estruturas económicas e sociais se tornarem mais competitivas e  mais  coesas.    Os  objectivos  europeus  associados  à  coesão  tornaram‐se  mais  relevantes  ao  nível  do  Tratado da União Europeia, assinado em 1992. Mais recentemente, em 2008 e 2009, o debate em torno  da  questão  da  coesão  foi  relançado  com  a  discussão  pública  acerca  do  Livro  Verde  sobre  a  Coesão  Territorial (Comissão  Europeia, 2008). Este documento chama a atenção para a perspectiva  de coesão  territorial e social.  De salientar também que a política da UE para os países do Mediterrâneo corresponde  ao  chamado  Processo  de  Barcelona  ou  parceria  Euro‐Mediterrânica.  Destina‐se  a  reforçar  as  relações  entre a UE e os países parceiros favorecendo, ao mesmo tempo, o fortalecimento das relações entre os  próprios países mediterrânicos.  A Política Europeia de Vizinhança (PEV), lançada em 2003, no contexto do  alargamento  da  União  Europeia,  foi  concebida  como  um  novo  quadro  para  as  relações  entre  a  Comunidade  e  os  países  vizinhos  do  Leste,  com  base  em  compromissos  mútuos  já  existentes,  mas  permitindo  um  grau  de  integração  económica  e  um  relacionamento  político  mais  profundo.  A  PEV  pretende suportar as formas de vizinhanças com base na parceria e na comunhão de valores políticos e  económicos. Neste processo, não se pode negligenciar o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na  construção  de  um  ambiente  mais  propício  para  melhorar  o  desenvolvimento  e  coesão  nos  países  e  regiões.    Na  realidade,  a  região  euro‐mediterrânica  caracteriza‐se  por  muitos  exemplos  em  que  a  sua  capacidade de estabelecer ligações para buscar formas de ação que não se limitam a uma dimensão local  ou nacional.  Neste trabalho, pretende‐se atingir os seguintes objetivos: i) verificar como as IES compõem   redes universitárias destinadas a facilitar a mobilidade e o intercâmbio de pessoas e recursos culturais,  com  o  objetivo  final  de  promover  a  pesquisa  interdisciplinar  e  o  ensino  universitário;  ii)  verificar  a  existência de alguma evidência sobre os efeitos dessas redes das sociedades civis do Mediterrâneo na  promoção da equidade, a coesão social e da cidadania ativa. 
id RCAP_5b6126ab43ce930493bbf583d328626c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9363
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânicaCoesão SocialEducação SuperiorPolíticas europeias para a região euromediterrânicaRedes Mediterrânicas de UniversidadesSociedade civilO nível de educação que caracteriza a população de um determinado país está intrinsecamente ligado ao  seu  nível  de  desenvolvimento  económico  e  social,  de  tal  forma  que  existem  correlações  positivas  geralmente significativas entre esses fatores. Alcançar maiores níveis de desenvolvimento dos países e  regiões tem exigido a capacidade das estruturas económicas e sociais se tornarem mais competitivas e  mais  coesas.    Os  objectivos  europeus  associados  à  coesão  tornaram‐se  mais  relevantes  ao  nível  do  Tratado da União Europeia, assinado em 1992. Mais recentemente, em 2008 e 2009, o debate em torno  da  questão  da  coesão  foi  relançado  com  a  discussão  pública  acerca  do  Livro  Verde  sobre  a  Coesão  Territorial (Comissão  Europeia, 2008). Este documento chama a atenção para a perspectiva  de coesão  territorial e social.  De salientar também que a política da UE para os países do Mediterrâneo corresponde  ao  chamado  Processo  de  Barcelona  ou  parceria  Euro‐Mediterrânica.  Destina‐se  a  reforçar  as  relações  entre a UE e os países parceiros favorecendo, ao mesmo tempo, o fortalecimento das relações entre os  próprios países mediterrânicos.  A Política Europeia de Vizinhança (PEV), lançada em 2003, no contexto do  alargamento  da  União  Europeia,  foi  concebida  como  um  novo  quadro  para  as  relações  entre  a  Comunidade  e  os  países  vizinhos  do  Leste,  com  base  em  compromissos  mútuos  já  existentes,  mas  permitindo  um  grau  de  integração  económica  e  um  relacionamento  político  mais  profundo.  A  PEV  pretende suportar as formas de vizinhanças com base na parceria e na comunhão de valores políticos e  económicos. Neste processo, não se pode negligenciar o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na  construção  de  um  ambiente  mais  propício  para  melhorar  o  desenvolvimento  e  coesão  nos  países  e  regiões.    Na  realidade,  a  região  euro‐mediterrânica  caracteriza‐se  por  muitos  exemplos  em  que  a  sua  capacidade de estabelecer ligações para buscar formas de ação que não se limitam a uma dimensão local  ou nacional.  Neste trabalho, pretende‐se atingir os seguintes objetivos: i) verificar como as IES compõem   redes universitárias destinadas a facilitar a mobilidade e o intercâmbio de pessoas e recursos culturais,  com  o  objetivo  final  de  promover  a  pesquisa  interdisciplinar  e  o  ensino  universitário;  ii)  verificar  a  existência de alguma evidência sobre os efeitos dessas redes das sociedades civis do Mediterrâneo na  promoção da equidade, a coesão social e da cidadania ativa. APDR2014-01-08T12:43:43Z2014-01-082013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9363http://hdl.handle.net/10174/9363porRego, Conceição; Baltazar, Saudade; Caleiro, António (2013), “Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrâ- nica”, Livro de Actas do 19.º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, APDR, Angra do Heroísmo, pp. 784-795, (ISBN: 978-989-96353-8-8).mcpr@uevora.ptbaltazar@uevora.ptcaleiro@uevora.pt255Rego, ConceiçãoBaltazar, SaudadeCaleiro, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:50:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:19.218421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica
title Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica
spellingShingle Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica
Rego, Conceição
Coesão Social
Educação Superior
Políticas europeias para a região euromediterrânica
Redes Mediterrânicas de Universidades
Sociedade civil
title_short Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica
title_full Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica
title_fullStr Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica
title_full_unstemmed Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica
title_sort Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica
author Rego, Conceição
author_facet Rego, Conceição
Baltazar, Saudade
Caleiro, António
author_role author
author2 Baltazar, Saudade
Caleiro, António
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Conceição
Baltazar, Saudade
Caleiro, António
dc.subject.por.fl_str_mv Coesão Social
Educação Superior
Políticas europeias para a região euromediterrânica
Redes Mediterrânicas de Universidades
Sociedade civil
topic Coesão Social
Educação Superior
Políticas europeias para a região euromediterrânica
Redes Mediterrânicas de Universidades
Sociedade civil
description O nível de educação que caracteriza a população de um determinado país está intrinsecamente ligado ao  seu  nível  de  desenvolvimento  económico  e  social,  de  tal  forma  que  existem  correlações  positivas  geralmente significativas entre esses fatores. Alcançar maiores níveis de desenvolvimento dos países e  regiões tem exigido a capacidade das estruturas económicas e sociais se tornarem mais competitivas e  mais  coesas.    Os  objectivos  europeus  associados  à  coesão  tornaram‐se  mais  relevantes  ao  nível  do  Tratado da União Europeia, assinado em 1992. Mais recentemente, em 2008 e 2009, o debate em torno  da  questão  da  coesão  foi  relançado  com  a  discussão  pública  acerca  do  Livro  Verde  sobre  a  Coesão  Territorial (Comissão  Europeia, 2008). Este documento chama a atenção para a perspectiva  de coesão  territorial e social.  De salientar também que a política da UE para os países do Mediterrâneo corresponde  ao  chamado  Processo  de  Barcelona  ou  parceria  Euro‐Mediterrânica.  Destina‐se  a  reforçar  as  relações  entre a UE e os países parceiros favorecendo, ao mesmo tempo, o fortalecimento das relações entre os  próprios países mediterrânicos.  A Política Europeia de Vizinhança (PEV), lançada em 2003, no contexto do  alargamento  da  União  Europeia,  foi  concebida  como  um  novo  quadro  para  as  relações  entre  a  Comunidade  e  os  países  vizinhos  do  Leste,  com  base  em  compromissos  mútuos  já  existentes,  mas  permitindo  um  grau  de  integração  económica  e  um  relacionamento  político  mais  profundo.  A  PEV  pretende suportar as formas de vizinhanças com base na parceria e na comunhão de valores políticos e  económicos. Neste processo, não se pode negligenciar o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na  construção  de  um  ambiente  mais  propício  para  melhorar  o  desenvolvimento  e  coesão  nos  países  e  regiões.    Na  realidade,  a  região  euro‐mediterrânica  caracteriza‐se  por  muitos  exemplos  em  que  a  sua  capacidade de estabelecer ligações para buscar formas de ação que não se limitam a uma dimensão local  ou nacional.  Neste trabalho, pretende‐se atingir os seguintes objetivos: i) verificar como as IES compõem   redes universitárias destinadas a facilitar a mobilidade e o intercâmbio de pessoas e recursos culturais,  com  o  objetivo  final  de  promover  a  pesquisa  interdisciplinar  e  o  ensino  universitário;  ii)  verificar  a  existência de alguma evidência sobre os efeitos dessas redes das sociedades civis do Mediterrâneo na  promoção da equidade, a coesão social e da cidadania ativa. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01T00:00:00Z
2014-01-08T12:43:43Z
2014-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9363
http://hdl.handle.net/10174/9363
url http://hdl.handle.net/10174/9363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rego, Conceição; Baltazar, Saudade; Caleiro, António (2013), “Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrâ- nica”, Livro de Actas do 19.º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, APDR, Angra do Heroísmo, pp. 784-795, (ISBN: 978-989-96353-8-8).
mcpr@uevora.pt
baltazar@uevora.pt
caleiro@uevora.pt
255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APDR
publisher.none.fl_str_mv APDR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136517443026944