Consciência de si, qualidade de vida, depressão, ansiedade e stress

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Bruna Raquel da Cunha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11253
Resumo: O objetivo do presente estudo, realizado com uma amostra de jovens estudantes portugueses, encontra-se dividido em duas partes. Primeiramente realizámos uma análise psicométrica de uma versão portuguesa da Self-Consciousness Scale Revised, (SCS-R; Scheier & Carver, 1985) junto de uma população de jovens estudantes portugueses. Por análise confirmatória (AFC) retivemos três fatores, de acordo com a versão original, embora com uma diferente composição. Na segunda parte, tomando como referência o construto consciência de si, averiguámos possíveis diferenças entre géneros e faixas etárias, bem como possíveis efeitos, desse construto, no desempenho escolar dos mesmos. O género feminino apresentou uma pontuação mais elevada para os fatores ansiedade social e consciência de si privada, e não foram encontradas diferenças entre grupos etários para nenhum dos fatores da escala. Relativamente ao número de reprovações, verificámos a existência de diferenças entre grupos para os fatores ansiedade social e consciência de si privada, tendo os alunos sem reprovações apresentado as pontuações mais elevadas para estes dois fatores, apesar da magnitude da diferença ser considerada pequena.
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