Consciência de si, qualidade de vida, depressão, ansiedade e stress
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11253 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo, realizado com uma amostra de jovens estudantes portugueses, encontra-se dividido em duas partes. Primeiramente realizámos uma análise psicométrica de uma versão portuguesa da Self-Consciousness Scale Revised, (SCS-R; Scheier & Carver, 1985) junto de uma população de jovens estudantes portugueses. Por análise confirmatória (AFC) retivemos três fatores, de acordo com a versão original, embora com uma diferente composição. Na segunda parte, tomando como referência o construto consciência de si, averiguámos possíveis diferenças entre géneros e faixas etárias, bem como possíveis efeitos, desse construto, no desempenho escolar dos mesmos. O género feminino apresentou uma pontuação mais elevada para os fatores ansiedade social e consciência de si privada, e não foram encontradas diferenças entre grupos etários para nenhum dos fatores da escala. Relativamente ao número de reprovações, verificámos a existência de diferenças entre grupos para os fatores ansiedade social e consciência de si privada, tendo os alunos sem reprovações apresentado as pontuações mais elevadas para estes dois fatores, apesar da magnitude da diferença ser considerada pequena. |
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Consciência de si, qualidade de vida, depressão, ansiedade e stressConsciência de siconhecimento de si-mesmoO objetivo do presente estudo, realizado com uma amostra de jovens estudantes portugueses, encontra-se dividido em duas partes. Primeiramente realizámos uma análise psicométrica de uma versão portuguesa da Self-Consciousness Scale Revised, (SCS-R; Scheier & Carver, 1985) junto de uma população de jovens estudantes portugueses. Por análise confirmatória (AFC) retivemos três fatores, de acordo com a versão original, embora com uma diferente composição. Na segunda parte, tomando como referência o construto consciência de si, averiguámos possíveis diferenças entre géneros e faixas etárias, bem como possíveis efeitos, desse construto, no desempenho escolar dos mesmos. O género feminino apresentou uma pontuação mais elevada para os fatores ansiedade social e consciência de si privada, e não foram encontradas diferenças entre grupos etários para nenhum dos fatores da escala. Relativamente ao número de reprovações, verificámos a existência de diferenças entre grupos para os fatores ansiedade social e consciência de si privada, tendo os alunos sem reprovações apresentado as pontuações mais elevadas para estes dois fatores, apesar da magnitude da diferença ser considerada pequena.The main goal of the present study, carried out with a sample of young Portuguese students, is divided into two parts. First, we performed a psychometric analysis of a Portuguese version of the Self-Consciousness Scale Revised (SCS-R; Scheier & Carver, 1985) with a population of young Portuguese students. By confirmatory analysis (CFA) we retained three factors, according to the original version, although with a different composition. In the second part, using the self-consciousness construct as a reference, we investigated possible differences between genders and age groups, as well as possible effects of this construct on their school performance. The female gender had a higher score for the factors social anxiety and private self-consciousness, and no differences were found between age groups for any of the factors on the scale. Regarding the number of failures, we found differences between groups for the factors social anxiety and private self-consciousness, with students without failures showing the highest scores for these two factors, despite the magnitude of the difference being considered small.2022-05-19T15:09:18Z2022-03-23T00:00:00Z2022-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11253porTeixeira, Bruna Raquel da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T04:17:49Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T04:17:49Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O objetivo do presente estudo, realizado com uma amostra de jovens estudantes portugueses, encontra-se dividido em duas partes. Primeiramente realizámos uma análise psicométrica de uma versão portuguesa da Self-Consciousness Scale Revised, (SCS-R; Scheier & Carver, 1985) junto de uma população de jovens estudantes portugueses. Por análise confirmatória (AFC) retivemos três fatores, de acordo com a versão original, embora com uma diferente composição. Na segunda parte, tomando como referência o construto consciência de si, averiguámos possíveis diferenças entre géneros e faixas etárias, bem como possíveis efeitos, desse construto, no desempenho escolar dos mesmos. O género feminino apresentou uma pontuação mais elevada para os fatores ansiedade social e consciência de si privada, e não foram encontradas diferenças entre grupos etários para nenhum dos fatores da escala. Relativamente ao número de reprovações, verificámos a existência de diferenças entre grupos para os fatores ansiedade social e consciência de si privada, tendo os alunos sem reprovações apresentado as pontuações mais elevadas para estes dois fatores, apesar da magnitude da diferença ser considerada pequena. |
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