“No pictures, please”: José Luís Peixoto’s Journey to North Korea The Photograph as a Certificate of Presence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Catarina Nunes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/diacritica.668
Resumo: Em 2012, o escritor português José Luís Peixoto viajou para a Coreia do Norte, uma experiência que descreveu na obra intitulada Dentro do Segredo. Ao longo do relato, o narrador problematiza o uso da fotografia como meio de verificação e legitimação duma viagem. Poucas fotografias produzidas na Coreia do Norte abrem espaço à improvisação e o narrador mostra-se sensível a esse facto. Ele reconhece que diante da sua lente fotográfica existe sempre uma outra lente – a de um regime político austero. O artigo explora justamente a relação entre palavras e imagens presente no relato de Peixoto. Procura demonstrar como as fotografias – sejam elas produzidas ou observadas – constituem formas falíveis de representação do mundo, dificultando eventuais tentativas de descrever fielmente o Outro. Este estudo partirá assim do ponto de vista do autor que considera que qualquer imagem capturada naquele espaço exige uma dupla descodificação.  
id RCAP_5b7e9a2fb2102a27d370cd9119c1d80b
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/4913
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “No pictures, please”: José Luís Peixoto’s Journey to North Korea The Photograph as a Certificate of Presence“No pictures, please”: A viagem de José Luís Peixoto à Coreia do Norte A fotografia como um certificado de presençaCoreia do NorteLiteratura de ViagensFotografiaJosé Luís PeixotoLiteratura portuguesa contemporâneaNorth KoreaTravel WritingPhotographyJosé Luís PeixotoPortuguese contemporary literatureEm 2012, o escritor português José Luís Peixoto viajou para a Coreia do Norte, uma experiência que descreveu na obra intitulada Dentro do Segredo. Ao longo do relato, o narrador problematiza o uso da fotografia como meio de verificação e legitimação duma viagem. Poucas fotografias produzidas na Coreia do Norte abrem espaço à improvisação e o narrador mostra-se sensível a esse facto. Ele reconhece que diante da sua lente fotográfica existe sempre uma outra lente – a de um regime político austero. O artigo explora justamente a relação entre palavras e imagens presente no relato de Peixoto. Procura demonstrar como as fotografias – sejam elas produzidas ou observadas – constituem formas falíveis de representação do mundo, dificultando eventuais tentativas de descrever fielmente o Outro. Este estudo partirá assim do ponto de vista do autor que considera que qualquer imagem capturada naquele espaço exige uma dupla descodificação.  In 2012, the Portuguese writer José Luís Peixoto travelled to North Korea and the result of this trip was the travel account Dentro do Segredo [Inside the Secret]. In his travelogue, Peixoto highlights the use of photography for the verification and legitimization of a journey. Few photographs produced in North Korea have room for improvisation and the author is aware of this fact. He knows that ahead of his photographic lens there is always another lens – that of an austere political regime. The article explores the relationship between words and images in Peixoto’s travel account. It aims to demonstrate how photographs are unreliable forms of representation of the world and – whether they are taken or seen – how they complicate any attempt of a faithful narration of the Other. This study will build on the author’s point that any image captured in that space requires double decoding.  CEHUM2022-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.668https://doi.org/10.21814/diacritica.668Diacrítica; Vol. 35 N.º 3 (2021): Literaturas de Viagem / Migração / Exílio; 74-89Diacrítica; Vol. 35 No. 3 (2021): Travel / Migration / Exile Literature; 74-892183-91740870-896710.21814/diacritica.35.3reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4913https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4913/5780Direitos de Autor (c) 2023 Catarina Catarina Nunes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Catarina Nunes de2023-08-11T07:45:22Zoai:journals.uminho.pt:article/4913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:34.364184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “No pictures, please”: José Luís Peixoto’s Journey to North Korea The Photograph as a Certificate of Presence
“No pictures, please”: A viagem de José Luís Peixoto à Coreia do Norte A fotografia como um certificado de presença
title “No pictures, please”: José Luís Peixoto’s Journey to North Korea The Photograph as a Certificate of Presence
spellingShingle “No pictures, please”: José Luís Peixoto’s Journey to North Korea The Photograph as a Certificate of Presence
Almeida, Catarina Nunes de
Coreia do Norte
Literatura de Viagens
Fotografia
José Luís Peixoto
Literatura portuguesa contemporânea
North Korea
Travel Writing
Photography
José Luís Peixoto
Portuguese contemporary literature
title_short “No pictures, please”: José Luís Peixoto’s Journey to North Korea The Photograph as a Certificate of Presence
title_full “No pictures, please”: José Luís Peixoto’s Journey to North Korea The Photograph as a Certificate of Presence
title_fullStr “No pictures, please”: José Luís Peixoto’s Journey to North Korea The Photograph as a Certificate of Presence
title_full_unstemmed “No pictures, please”: José Luís Peixoto’s Journey to North Korea The Photograph as a Certificate of Presence
title_sort “No pictures, please”: José Luís Peixoto’s Journey to North Korea The Photograph as a Certificate of Presence
author Almeida, Catarina Nunes de
author_facet Almeida, Catarina Nunes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Catarina Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Coreia do Norte
Literatura de Viagens
Fotografia
José Luís Peixoto
Literatura portuguesa contemporânea
North Korea
Travel Writing
Photography
José Luís Peixoto
Portuguese contemporary literature
topic Coreia do Norte
Literatura de Viagens
Fotografia
José Luís Peixoto
Literatura portuguesa contemporânea
North Korea
Travel Writing
Photography
José Luís Peixoto
Portuguese contemporary literature
description Em 2012, o escritor português José Luís Peixoto viajou para a Coreia do Norte, uma experiência que descreveu na obra intitulada Dentro do Segredo. Ao longo do relato, o narrador problematiza o uso da fotografia como meio de verificação e legitimação duma viagem. Poucas fotografias produzidas na Coreia do Norte abrem espaço à improvisação e o narrador mostra-se sensível a esse facto. Ele reconhece que diante da sua lente fotográfica existe sempre uma outra lente – a de um regime político austero. O artigo explora justamente a relação entre palavras e imagens presente no relato de Peixoto. Procura demonstrar como as fotografias – sejam elas produzidas ou observadas – constituem formas falíveis de representação do mundo, dificultando eventuais tentativas de descrever fielmente o Outro. Este estudo partirá assim do ponto de vista do autor que considera que qualquer imagem capturada naquele espaço exige uma dupla descodificação.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/diacritica.668
https://doi.org/10.21814/diacritica.668
url https://doi.org/10.21814/diacritica.668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4913
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4913/5780
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Catarina Catarina Nunes de
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Catarina Catarina Nunes de
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEHUM
publisher.none.fl_str_mv CEHUM
dc.source.none.fl_str_mv Diacrítica; Vol. 35 N.º 3 (2021): Literaturas de Viagem / Migração / Exílio; 74-89
Diacrítica; Vol. 35 No. 3 (2021): Travel / Migration / Exile Literature; 74-89
2183-9174
0870-8967
10.21814/diacritica.35.3
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132072028143616