As estratégias competitivas dos estabelecimentos hoteleiros de interesse para o turismo: o caso da região de turismo da Serra da Estrela
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2880 |
Resumo: | Considerando a gestão estratégica como um meio de uma empresa alcançar uma performance superior face aos seus concorrentes torna-se, necessário identificar as fontes de rentabilidade para o negócio, para formular e implementar uma estratégia que delas retire os maiores proveitos. A análise estratégica proporciona um conjunto de conceitos, modelos e técnicas de avaliação, que permitem aos gestores tomarem decisões mais adequadas às necessidades percebidas. Na verdade, as alterações sucessivas verificadas no ambiente competitivo e a um ritmo cada vez mais crescente colocam às empresas a exigência de responder apropriadamente ao mercado, de forma a acautelarem a sustentabilidade e o sucesso da sua actividade. Esta conjuntura não é estranha à indústria do turismo, que tem assistido à emergência de novos modelos de negócio, à mudança das preferências dos consumidores, ao incremento da tecnologia e, em alguns sectores, à desregulamentação, com implicações directas ao nível da gestão. O presente trabalho de investigação visa estudar a identificação das estratégias competitivas, no sector da hotelaria, na Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), reconhecendo os elementos intervenientes neste sector, percebendo as relações de interdependência estabelecidas entre estes e identificando e organizando os factores relevantes para as decisões estratégicas. Para alcançar tais objectivos desenvolveu-se um estudo empírico, tendo por base as informações obtidas das análises estatísticas dos questionários realizados aos directores dos estabelecimentos hoteleiros de interesse para o turismo da RTSE. Deste processo resultou que as empresas pertencentes ao sector hoteleiro à semelhança das empresas de outros sectores, consideram que a estratégia assume um papel determinante para o sucesso da sua actividade. Concluímos que os estabelecimentos hoteleiros seguem estratégias combinadas em vez de uma estratégia específica e detectamos ainda a existência de diferentes grupos estratégicos no qual utilizam estratégias competitivas similares. |
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As estratégias competitivas dos estabelecimentos hoteleiros de interesse para o turismo: o caso da região de turismo da Serra da EstrelaTurismo - Hotelaria - Estudo de caso - Serra da EstrelaHotelaria - CompetitividadeConsiderando a gestão estratégica como um meio de uma empresa alcançar uma performance superior face aos seus concorrentes torna-se, necessário identificar as fontes de rentabilidade para o negócio, para formular e implementar uma estratégia que delas retire os maiores proveitos. A análise estratégica proporciona um conjunto de conceitos, modelos e técnicas de avaliação, que permitem aos gestores tomarem decisões mais adequadas às necessidades percebidas. Na verdade, as alterações sucessivas verificadas no ambiente competitivo e a um ritmo cada vez mais crescente colocam às empresas a exigência de responder apropriadamente ao mercado, de forma a acautelarem a sustentabilidade e o sucesso da sua actividade. Esta conjuntura não é estranha à indústria do turismo, que tem assistido à emergência de novos modelos de negócio, à mudança das preferências dos consumidores, ao incremento da tecnologia e, em alguns sectores, à desregulamentação, com implicações directas ao nível da gestão. O presente trabalho de investigação visa estudar a identificação das estratégias competitivas, no sector da hotelaria, na Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), reconhecendo os elementos intervenientes neste sector, percebendo as relações de interdependência estabelecidas entre estes e identificando e organizando os factores relevantes para as decisões estratégicas. Para alcançar tais objectivos desenvolveu-se um estudo empírico, tendo por base as informações obtidas das análises estatísticas dos questionários realizados aos directores dos estabelecimentos hoteleiros de interesse para o turismo da RTSE. Deste processo resultou que as empresas pertencentes ao sector hoteleiro à semelhança das empresas de outros sectores, consideram que a estratégia assume um papel determinante para o sucesso da sua actividade. Concluímos que os estabelecimentos hoteleiros seguem estratégias combinadas em vez de uma estratégia específica e detectamos ainda a existência de diferentes grupos estratégicos no qual utilizam estratégias competitivas similares.Considering the strategic management as a means of a firm achieve a superior performance compared to its competitors it is necessary to identify the sources of profitability for the business, to formulate and implement a strategy which will get the most income. The strategic analysis provides a set of concepts, models and evaluation techniques, which allow managers to make decisions best suited to the needs perceived. Indeed, the successive changes in the competitive environment and found a rhythm increasingly pose a requirement for firms to respond appropriately to the market in order to avoid the sustainability and success of their business. This situation is not peculiar to the tourism industry, which has seen the emergence of new business models, to the changing consumer preferences, the growth of technology and, in some sectors, to deregulation, with direct implications in terms of management. This research aims to study the identification of competitive strategies, in the hotel sector in the Region of Tourism of the Serra da Estrela (RTSE), recognising the elements involved in this sector, realising the relationship of interdependence between them and identifying and organising the factors relevant to strategic decisions. To achieve these objectives it has developed an empirical study, based on information obtained from statistical analysis of the questionnaires made the managers of the hotel establishments of interest to the tourism of RTSE. This has led to firms on the hotel sector, as businesses from other sectors, consider that the strategy assumes a crucial role in the success of their business. We conclude that the hotel establishments following strategies combined instead a specific strategy and still detect the existence of different groups in which strategic use competitive strategies similar.Ferreira, João José de MatosuBibliorumEstevão, Cristina Maria Santos2015-01-19T17:24:35Z200820082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:06Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:27.982645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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