Integridade Estrutural de peças de alumínio obtidas por HPDC e Rheocasting

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brites, Catarina Filipa Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/63035
Resumo: O desígnio desta dissertação assenta numa análise comparativa entre peças produzidas por duas ligas distintas de alumínio, EN AB-42000 e EN AC-46000, manufaturadas por dois processos de fundição em molde permanente, Rheocasting e High Pressure Die Casting (HPDC), respetivamente. A motivação e interesse deste estudo reside sobretudo na similaridade de ambos os processos e o seu interesse para várias e diversas indústrias, sendo este estudo proposto pela Hanon Systems, Portugal. No âmbito desta investigação, foram estudados os fundamentos teóricos de ambos os processos e levados a cabo estudos experimentais, tais como ensaios de dureza e análises a microscópio de defeitos. Estes estudos permitiram recolher dados, que depois de tratados, levaram à caracterização da microestrutura, da dureza e dos tipos de defeitos intrínsecos aos dois processos de fabrico. Foi investigada a integridade estrutural de ambas as peças, nomeadamente, efetuou-se o cálculo da tensão limite de fadiga, , que se encontra diretamente relacionada com a área de porosidades e durezas, fornecendo, assim, uma previsão de durabilidade. Emboras os processos Rheocasting e HPDC sejam idênticos o custo de produção e a distribuição de defeitos intrínsecos a cada um dos processos, é diferente. Torna-se, por isso, crucial o seu conhecimento. O software de simulação, QuikCAST, foi usado de modo a averiguar, com a alteração de parâmetros de fabrico, a presença de hotspots, com intuito de minimizar a distribuição de defeitos obtendo informações e considerações a ter em conta na fase conceptual e de produção. Concluiu-se que embora a peça produzida por HPDC apresente maior distribuição e quantidade de defeitos, a peça produzida por Rheocasting incorpora mais defeitos intrínsecos ao processo. No entanto, no estudo de previsão de vida à fadiga, concluiu-se que ambas as peças de ligas diferentes, e processos diferentes apresentam durabilidade inferior a 10000 ciclos e tensão limite de fadiga de inferiores a 250 MPa.
id RCAP_5bc40393d5b95e051055b0bfb67a091b
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/63035
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integridade Estrutural de peças de alumínio obtidas por HPDC e RheocastingEN AB-42000EN AC-46000RheocastingHPDCintegridade estruturaldefeitosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaO desígnio desta dissertação assenta numa análise comparativa entre peças produzidas por duas ligas distintas de alumínio, EN AB-42000 e EN AC-46000, manufaturadas por dois processos de fundição em molde permanente, Rheocasting e High Pressure Die Casting (HPDC), respetivamente. A motivação e interesse deste estudo reside sobretudo na similaridade de ambos os processos e o seu interesse para várias e diversas indústrias, sendo este estudo proposto pela Hanon Systems, Portugal. No âmbito desta investigação, foram estudados os fundamentos teóricos de ambos os processos e levados a cabo estudos experimentais, tais como ensaios de dureza e análises a microscópio de defeitos. Estes estudos permitiram recolher dados, que depois de tratados, levaram à caracterização da microestrutura, da dureza e dos tipos de defeitos intrínsecos aos dois processos de fabrico. Foi investigada a integridade estrutural de ambas as peças, nomeadamente, efetuou-se o cálculo da tensão limite de fadiga, , que se encontra diretamente relacionada com a área de porosidades e durezas, fornecendo, assim, uma previsão de durabilidade. Emboras os processos Rheocasting e HPDC sejam idênticos o custo de produção e a distribuição de defeitos intrínsecos a cada um dos processos, é diferente. Torna-se, por isso, crucial o seu conhecimento. O software de simulação, QuikCAST, foi usado de modo a averiguar, com a alteração de parâmetros de fabrico, a presença de hotspots, com intuito de minimizar a distribuição de defeitos obtendo informações e considerações a ter em conta na fase conceptual e de produção. Concluiu-se que embora a peça produzida por HPDC apresente maior distribuição e quantidade de defeitos, a peça produzida por Rheocasting incorpora mais defeitos intrínsecos ao processo. No entanto, no estudo de previsão de vida à fadiga, concluiu-se que ambas as peças de ligas diferentes, e processos diferentes apresentam durabilidade inferior a 10000 ciclos e tensão limite de fadiga de inferiores a 250 MPa.Morgado, TeresaMourão, AntónioRUNBrites, Catarina Filipa Vieira2019-03-12T11:05:30Z2018-1220182018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/63035porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:29:49Zoai:run.unl.pt:10362/63035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:51.152621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integridade Estrutural de peças de alumínio obtidas por HPDC e Rheocasting
title Integridade Estrutural de peças de alumínio obtidas por HPDC e Rheocasting
spellingShingle Integridade Estrutural de peças de alumínio obtidas por HPDC e Rheocasting
Brites, Catarina Filipa Vieira
EN AB-42000
EN AC-46000
Rheocasting
HPDC
integridade estrutural
defeitos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
title_short Integridade Estrutural de peças de alumínio obtidas por HPDC e Rheocasting
title_full Integridade Estrutural de peças de alumínio obtidas por HPDC e Rheocasting
title_fullStr Integridade Estrutural de peças de alumínio obtidas por HPDC e Rheocasting
title_full_unstemmed Integridade Estrutural de peças de alumínio obtidas por HPDC e Rheocasting
title_sort Integridade Estrutural de peças de alumínio obtidas por HPDC e Rheocasting
author Brites, Catarina Filipa Vieira
author_facet Brites, Catarina Filipa Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, Teresa
Mourão, António
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Brites, Catarina Filipa Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv EN AB-42000
EN AC-46000
Rheocasting
HPDC
integridade estrutural
defeitos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
topic EN AB-42000
EN AC-46000
Rheocasting
HPDC
integridade estrutural
defeitos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
description O desígnio desta dissertação assenta numa análise comparativa entre peças produzidas por duas ligas distintas de alumínio, EN AB-42000 e EN AC-46000, manufaturadas por dois processos de fundição em molde permanente, Rheocasting e High Pressure Die Casting (HPDC), respetivamente. A motivação e interesse deste estudo reside sobretudo na similaridade de ambos os processos e o seu interesse para várias e diversas indústrias, sendo este estudo proposto pela Hanon Systems, Portugal. No âmbito desta investigação, foram estudados os fundamentos teóricos de ambos os processos e levados a cabo estudos experimentais, tais como ensaios de dureza e análises a microscópio de defeitos. Estes estudos permitiram recolher dados, que depois de tratados, levaram à caracterização da microestrutura, da dureza e dos tipos de defeitos intrínsecos aos dois processos de fabrico. Foi investigada a integridade estrutural de ambas as peças, nomeadamente, efetuou-se o cálculo da tensão limite de fadiga, , que se encontra diretamente relacionada com a área de porosidades e durezas, fornecendo, assim, uma previsão de durabilidade. Emboras os processos Rheocasting e HPDC sejam idênticos o custo de produção e a distribuição de defeitos intrínsecos a cada um dos processos, é diferente. Torna-se, por isso, crucial o seu conhecimento. O software de simulação, QuikCAST, foi usado de modo a averiguar, com a alteração de parâmetros de fabrico, a presença de hotspots, com intuito de minimizar a distribuição de defeitos obtendo informações e considerações a ter em conta na fase conceptual e de produção. Concluiu-se que embora a peça produzida por HPDC apresente maior distribuição e quantidade de defeitos, a peça produzida por Rheocasting incorpora mais defeitos intrínsecos ao processo. No entanto, no estudo de previsão de vida à fadiga, concluiu-se que ambas as peças de ligas diferentes, e processos diferentes apresentam durabilidade inferior a 10000 ciclos e tensão limite de fadiga de inferiores a 250 MPa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018
2018-12-01T00:00:00Z
2019-03-12T11:05:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/63035
url http://hdl.handle.net/10362/63035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137960779579392