Utilização de dispositivos móveis na escola do séc. XX I: o impacto do podcast no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa no 7º ano do 3º ciclo do ensino básico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Célia Maria Cardoso de Abreu Vasconcelos Quintanilha
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/530
Resumo: Numa sociedade cada vez mais dominada pela Tecnologia, onde se depende cada vez mais do resultado da interacção do Homem com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), novas respostas têm de ser encontradas. Desde muito cedo, o Homem se preocupou em aprender uma outra língua como forma de criar pontes para passar para outras margens. Também desde logo, com mais ou menos tecnologia, se processou a aprendizagem de uma segunda língua. Em pleno séc. XXI, é essencial valorizar e modernizar a escola, criar as condições que promovam as aprendizagens dos alunos e favoreçam o seu sucesso escolar, consolidando o papel das TIC enquanto recurso essencial para aprender e ensinar nesta nova era. A integração das TIC, no processo de ensino-aprendizagem é condição necessária para a construção da escola do futuro e para o sucesso escolar das novas gerações de portugueses. Esta é a filosofia patente no Plano Tecnológico da Educação. Este trabalho de investigação retrata um estudo que se realizou numa escola Portuguesa onde o referido Plano teima em chegar. Como forma de contornar os inconvenientes existentes na escola, que não difere de muitas outras escolas portuguesas, onde ainda existem obstáculos para a livre utilização das TIC, recorreu-se ao podcast, enquanto ferramenta M-learning. Tendo consciência do facto de o telemóvel e o leitor Mp3, hoje em dia, serem objectos que fazem parte da vida quotidiana dos alunos, integrou-se o podcast como ferramenta de apoio, complemento e motivação para a aprendizagem. Com este estudo, propomo-nos reflectir acerca da temática específica das TIC, mais concretamente, do impacto da sua utilização enquanto complemento às aprendizagens em regime presencial, no desenvolvimento e aquisição de competências, transversais e específicas, em alunos do 7º ano do 3º ciclo do ensino básico, no domínio do processo ensino-aprendizagem na disciplina de Inglês, ressaltando o potencial do podcast, utilizado na modalidade M-learning, compreendendo de que forma este paradigma inovador de ensino-aprendizagem poderá ser uma mais-valia para os alunos na aquisição e aperfeiçoamento de competências. In a society dominated by technology, which depends more and more on the result of the human interaction with the Information and Communication Technologies (ICT), new answers have to be found. Since early days Man has always concerned to learn another language as a way to raise bridges to cross to other banks. The process of learning a second language happened with more or less technology, more or less sophisticated, and more or less rudimentary learning tools. At the beginning of the XXI century it is essential to enhance and update the school, creating conditions for the students’ success, consolidating the role of ICT as a key resource for learning and teaching in this new era. The integration of ICT in the teaching and learning process is a condition of greatest priority for the construction of the school's future and to the success of new Portuguese generation. This philosophy is reflected in the Technological Plan of Education. This research work describes a study that was held in a Portuguese school where there is still little evidence of that Plan. As a way to overcome the obstacles in a school, which does not differ from many other schools in Portugal, where the possibility of using ICT without restrictions is still dreamlike, the podcast was implemented as an M-learning tool. Being aware of the fact that nowadays the mobile phones and the Mp3 players are part of our students’ daily routine, the Podcast was implemented as a tool to support, to enhance and to motivate students for learning. With this study we will reflect on this specific theme of ICT, particularly, on the impact of the podcast used as a complement to traditional learning. We will also evaluate the impact on the acquisition of specific and cross skills on 7th Grade English language students, emphasizing the potential of the podcast used in an M-learning approach, realizing how this new paradigm of teaching-learning can be an advantage for students in the acquisition and improvement of skills.
id RCAP_5bd086489cfe6e9a75d1c9f49f50019d
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/530
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Utilização de dispositivos móveis na escola do séc. XX I: o impacto do podcast no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa no 7º ano do 3º ciclo do ensino básico.Informática educacionalWeb 2.0PodcastE-LearningB-learningM-learning Ensino-aprendizagem do inglês Dispositivos móveisTMINuma sociedade cada vez mais dominada pela Tecnologia, onde se depende cada vez mais do resultado da interacção do Homem com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), novas respostas têm de ser encontradas. Desde muito cedo, o Homem se preocupou em aprender uma outra língua como forma de criar pontes para passar para outras margens. Também desde logo, com mais ou menos tecnologia, se processou a aprendizagem de uma segunda língua. Em pleno séc. XXI, é essencial valorizar e modernizar a escola, criar as condições que promovam as aprendizagens dos alunos e favoreçam o seu sucesso escolar, consolidando o papel das TIC enquanto recurso essencial para aprender e ensinar nesta nova era. A integração das TIC, no processo de ensino-aprendizagem é condição necessária para a construção da escola do futuro e para o sucesso escolar das novas gerações de portugueses. Esta é a filosofia patente no Plano Tecnológico da Educação. Este trabalho de investigação retrata um estudo que se realizou numa escola Portuguesa onde o referido Plano teima em chegar. Como forma de contornar os inconvenientes existentes na escola, que não difere de muitas outras escolas portuguesas, onde ainda existem obstáculos para a livre utilização das TIC, recorreu-se ao podcast, enquanto ferramenta M-learning. Tendo consciência do facto de o telemóvel e o leitor Mp3, hoje em dia, serem objectos que fazem parte da vida quotidiana dos alunos, integrou-se o podcast como ferramenta de apoio, complemento e motivação para a aprendizagem. Com este estudo, propomo-nos reflectir acerca da temática específica das TIC, mais concretamente, do impacto da sua utilização enquanto complemento às aprendizagens em regime presencial, no desenvolvimento e aquisição de competências, transversais e específicas, em alunos do 7º ano do 3º ciclo do ensino básico, no domínio do processo ensino-aprendizagem na disciplina de Inglês, ressaltando o potencial do podcast, utilizado na modalidade M-learning, compreendendo de que forma este paradigma inovador de ensino-aprendizagem poderá ser uma mais-valia para os alunos na aquisição e aperfeiçoamento de competências. In a society dominated by technology, which depends more and more on the result of the human interaction with the Information and Communication Technologies (ICT), new answers have to be found. Since early days Man has always concerned to learn another language as a way to raise bridges to cross to other banks. The process of learning a second language happened with more or less technology, more or less sophisticated, and more or less rudimentary learning tools. At the beginning of the XXI century it is essential to enhance and update the school, creating conditions for the students’ success, consolidating the role of ICT as a key resource for learning and teaching in this new era. The integration of ICT in the teaching and learning process is a condition of greatest priority for the construction of the school's future and to the success of new Portuguese generation. This philosophy is reflected in the Technological Plan of Education. This research work describes a study that was held in a Portuguese school where there is still little evidence of that Plan. As a way to overcome the obstacles in a school, which does not differ from many other schools in Portugal, where the possibility of using ICT without restrictions is still dreamlike, the podcast was implemented as an M-learning tool. Being aware of the fact that nowadays the mobile phones and the Mp3 players are part of our students’ daily routine, the Podcast was implemented as a tool to support, to enhance and to motivate students for learning. With this study we will reflect on this specific theme of ICT, particularly, on the impact of the podcast used as a complement to traditional learning. We will also evaluate the impact on the acquisition of specific and cross skills on 7th Grade English language students, emphasizing the potential of the podcast used in an M-learning approach, realizing how this new paradigm of teaching-learning can be an advantage for students in the acquisition and improvement of skills.2013-08-16T12:28:50Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/530porcota: TMI 22Menezes, Célia Maria Cardoso de Abreu Vasconcelos Quintanilhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:45ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de dispositivos móveis na escola do séc. XX I: o impacto do podcast no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa no 7º ano do 3º ciclo do ensino básico.
title Utilização de dispositivos móveis na escola do séc. XX I: o impacto do podcast no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa no 7º ano do 3º ciclo do ensino básico.
spellingShingle Utilização de dispositivos móveis na escola do séc. XX I: o impacto do podcast no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa no 7º ano do 3º ciclo do ensino básico.
Menezes, Célia Maria Cardoso de Abreu Vasconcelos Quintanilha
Informática educacional
Web 2.0
Podcast
E-Learning
B-learning
M-learning 
Ensino-aprendizagem do inglês 
Dispositivos móveis
TMI
title_short Utilização de dispositivos móveis na escola do séc. XX I: o impacto do podcast no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa no 7º ano do 3º ciclo do ensino básico.
title_full Utilização de dispositivos móveis na escola do séc. XX I: o impacto do podcast no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa no 7º ano do 3º ciclo do ensino básico.
title_fullStr Utilização de dispositivos móveis na escola do séc. XX I: o impacto do podcast no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa no 7º ano do 3º ciclo do ensino básico.
title_full_unstemmed Utilização de dispositivos móveis na escola do séc. XX I: o impacto do podcast no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa no 7º ano do 3º ciclo do ensino básico.
title_sort Utilização de dispositivos móveis na escola do séc. XX I: o impacto do podcast no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa no 7º ano do 3º ciclo do ensino básico.
author Menezes, Célia Maria Cardoso de Abreu Vasconcelos Quintanilha
author_facet Menezes, Célia Maria Cardoso de Abreu Vasconcelos Quintanilha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Célia Maria Cardoso de Abreu Vasconcelos Quintanilha
dc.subject.por.fl_str_mv Informática educacional
Web 2.0
Podcast
E-Learning
B-learning
M-learning 
Ensino-aprendizagem do inglês 
Dispositivos móveis
TMI
topic Informática educacional
Web 2.0
Podcast
E-Learning
B-learning
M-learning 
Ensino-aprendizagem do inglês 
Dispositivos móveis
TMI
description Numa sociedade cada vez mais dominada pela Tecnologia, onde se depende cada vez mais do resultado da interacção do Homem com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), novas respostas têm de ser encontradas. Desde muito cedo, o Homem se preocupou em aprender uma outra língua como forma de criar pontes para passar para outras margens. Também desde logo, com mais ou menos tecnologia, se processou a aprendizagem de uma segunda língua. Em pleno séc. XXI, é essencial valorizar e modernizar a escola, criar as condições que promovam as aprendizagens dos alunos e favoreçam o seu sucesso escolar, consolidando o papel das TIC enquanto recurso essencial para aprender e ensinar nesta nova era. A integração das TIC, no processo de ensino-aprendizagem é condição necessária para a construção da escola do futuro e para o sucesso escolar das novas gerações de portugueses. Esta é a filosofia patente no Plano Tecnológico da Educação. Este trabalho de investigação retrata um estudo que se realizou numa escola Portuguesa onde o referido Plano teima em chegar. Como forma de contornar os inconvenientes existentes na escola, que não difere de muitas outras escolas portuguesas, onde ainda existem obstáculos para a livre utilização das TIC, recorreu-se ao podcast, enquanto ferramenta M-learning. Tendo consciência do facto de o telemóvel e o leitor Mp3, hoje em dia, serem objectos que fazem parte da vida quotidiana dos alunos, integrou-se o podcast como ferramenta de apoio, complemento e motivação para a aprendizagem. Com este estudo, propomo-nos reflectir acerca da temática específica das TIC, mais concretamente, do impacto da sua utilização enquanto complemento às aprendizagens em regime presencial, no desenvolvimento e aquisição de competências, transversais e específicas, em alunos do 7º ano do 3º ciclo do ensino básico, no domínio do processo ensino-aprendizagem na disciplina de Inglês, ressaltando o potencial do podcast, utilizado na modalidade M-learning, compreendendo de que forma este paradigma inovador de ensino-aprendizagem poderá ser uma mais-valia para os alunos na aquisição e aperfeiçoamento de competências. In a society dominated by technology, which depends more and more on the result of the human interaction with the Information and Communication Technologies (ICT), new answers have to be found. Since early days Man has always concerned to learn another language as a way to raise bridges to cross to other banks. The process of learning a second language happened with more or less technology, more or less sophisticated, and more or less rudimentary learning tools. At the beginning of the XXI century it is essential to enhance and update the school, creating conditions for the students’ success, consolidating the role of ICT as a key resource for learning and teaching in this new era. The integration of ICT in the teaching and learning process is a condition of greatest priority for the construction of the school's future and to the success of new Portuguese generation. This philosophy is reflected in the Technological Plan of Education. This research work describes a study that was held in a Portuguese school where there is still little evidence of that Plan. As a way to overcome the obstacles in a school, which does not differ from many other schools in Portugal, where the possibility of using ICT without restrictions is still dreamlike, the podcast was implemented as an M-learning tool. Being aware of the fact that nowadays the mobile phones and the Mp3 players are part of our students’ daily routine, the Podcast was implemented as a tool to support, to enhance and to motivate students for learning. With this study we will reflect on this specific theme of ICT, particularly, on the impact of the podcast used as a complement to traditional learning. We will also evaluate the impact on the acquisition of specific and cross skills on 7th Grade English language students, emphasizing the potential of the podcast used in an M-learning approach, realizing how this new paradigm of teaching-learning can be an advantage for students in the acquisition and improvement of skills.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2013-08-16T12:28:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/530
url http://hdl.handle.net/11328/530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv cota: TMI 22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302546982895616