A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria da Luz Mercê Vargas Fragoso
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1216
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_5bd7a69fddd0ba6a017e8680a09d4c37
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1216
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de LouresEducaçãoEnsino básico1º CicloAgrupamento de escolasInovações educativasMudançasLiderançaFormação contínuaBibliotecas escolaresLouresDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaO tema deste estudo centra-se na problemática da inovação e mudança nas escolas do 1º ciclo, de grandes dimensões, em agrupamento, do concelho de Loures. Em 98, introduz-se em todas as escolas públicas um novo regime de autonomia, administração e gestão, baseado teoricamente na ideia da escola como centro das políticas educativas. Em 2003, através do ordenamento da rede educativa, procura-se agrupar todas as escolas em unidades de gestão, privilegiando os agrupamentos verticais. Esta investigação dá a conhecer a nova “organização educativa de escolas – os agrupamentos” e a situação em que se encontram as escolas do 1ºciclo e os seus actores, a nível de inovação e mudança. No sentido de apresentar um trabalho perceptível e coerente, fez – se um levantamento bibliográfico, a nível teórico e empírico destro desta temática. O estudo empírico deste trabalho visa caracterizar e identificar a perspectiva dos actores (professores com mais de quatro anos de serviço) sobre a promoção da inovação e mudança nas escolas do 1º ciclo em agrupamento, tendo como foco a liderança (comunicação; participação; inovação), a formação contínua e a biblioteca escolar. Escolheu-se uma abordagem descritiva e interpretativa como método de investigação. A estratégia de investigação seleccionada foi o estudo extensivo ou survey, optando-se pelo inquérito por questionário, como principal técnica de recolha de dados empíricos. A análise dos dados recolhidos demonstrou que as escolas do 1º ciclo em agrupamento apresentam actualmente duas estratégias de inovação em franco desenvolvimento: a formação contínua e a biblioteca escolar, explicando-se pelas condições estruturantes de apoio exógenas (rede de bibliotecas escolares, bibliotecas publicas, plano nacional de leitura e instituições de ensino superior). A nível de liderança as conclusões apontam que os professores mais empreendedores da inovação e mudança não são valorizados pelo órgão de gestão. O excesso de burocratização é a base da comunicação entre os A promoção da inovação e mudança nas escolas do 1ºciclo, em agrupamento, no concelho de Loures vários actores, consolidando-se uma imposição burocrática de soluções uniformes para todos os ciclos, não tendo em conta a especificidade do 1º ciclo.Grave-Resendes, LídiaRepositório AbertoCosta, Maria da Luz Mercê Vargas Fragoso2009-02-05T16:52:54Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1216porCosta, Maria da Luz Mercê Vargas Fragoso - A promoção da inovação e mudança nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures [Em linha]. [Lisboa : s.n.], 2008. 211 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:47:00Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:08.297363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures
title A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures
spellingShingle A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures
Costa, Maria da Luz Mercê Vargas Fragoso
Educação
Ensino básico
1º Ciclo
Agrupamento de escolas
Inovações educativas
Mudanças
Liderança
Formação contínua
Bibliotecas escolares
Loures
title_short A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures
title_full A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures
title_fullStr A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures
title_full_unstemmed A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures
title_sort A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures
author Costa, Maria da Luz Mercê Vargas Fragoso
author_facet Costa, Maria da Luz Mercê Vargas Fragoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grave-Resendes, Lídia
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria da Luz Mercê Vargas Fragoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino básico
1º Ciclo
Agrupamento de escolas
Inovações educativas
Mudanças
Liderança
Formação contínua
Bibliotecas escolares
Loures
topic Educação
Ensino básico
1º Ciclo
Agrupamento de escolas
Inovações educativas
Mudanças
Liderança
Formação contínua
Bibliotecas escolares
Loures
description Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2009-02-05T16:52:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1216
url http://hdl.handle.net/10400.2/1216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Maria da Luz Mercê Vargas Fragoso - A promoção da inovação e mudança nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures [Em linha]. [Lisboa : s.n.], 2008. 211 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134997343371264