A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/1216 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_5bd7a69fddd0ba6a017e8680a09d4c37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1216 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de LouresEducaçãoEnsino básico1º CicloAgrupamento de escolasInovações educativasMudançasLiderançaFormação contínuaBibliotecas escolaresLouresDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaO tema deste estudo centra-se na problemática da inovação e mudança nas escolas do 1º ciclo, de grandes dimensões, em agrupamento, do concelho de Loures. Em 98, introduz-se em todas as escolas públicas um novo regime de autonomia, administração e gestão, baseado teoricamente na ideia da escola como centro das políticas educativas. Em 2003, através do ordenamento da rede educativa, procura-se agrupar todas as escolas em unidades de gestão, privilegiando os agrupamentos verticais. Esta investigação dá a conhecer a nova “organização educativa de escolas – os agrupamentos” e a situação em que se encontram as escolas do 1ºciclo e os seus actores, a nível de inovação e mudança. No sentido de apresentar um trabalho perceptível e coerente, fez – se um levantamento bibliográfico, a nível teórico e empírico destro desta temática. O estudo empírico deste trabalho visa caracterizar e identificar a perspectiva dos actores (professores com mais de quatro anos de serviço) sobre a promoção da inovação e mudança nas escolas do 1º ciclo em agrupamento, tendo como foco a liderança (comunicação; participação; inovação), a formação contínua e a biblioteca escolar. Escolheu-se uma abordagem descritiva e interpretativa como método de investigação. A estratégia de investigação seleccionada foi o estudo extensivo ou survey, optando-se pelo inquérito por questionário, como principal técnica de recolha de dados empíricos. A análise dos dados recolhidos demonstrou que as escolas do 1º ciclo em agrupamento apresentam actualmente duas estratégias de inovação em franco desenvolvimento: a formação contínua e a biblioteca escolar, explicando-se pelas condições estruturantes de apoio exógenas (rede de bibliotecas escolares, bibliotecas publicas, plano nacional de leitura e instituições de ensino superior). A nível de liderança as conclusões apontam que os professores mais empreendedores da inovação e mudança não são valorizados pelo órgão de gestão. O excesso de burocratização é a base da comunicação entre os A promoção da inovação e mudança nas escolas do 1ºciclo, em agrupamento, no concelho de Loures vários actores, consolidando-se uma imposição burocrática de soluções uniformes para todos os ciclos, não tendo em conta a especificidade do 1º ciclo.Grave-Resendes, LídiaRepositório AbertoCosta, Maria da Luz Mercê Vargas Fragoso2009-02-05T16:52:54Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1216porCosta, Maria da Luz Mercê Vargas Fragoso - A promoção da inovação e mudança nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures [Em linha]. [Lisboa : s.n.], 2008. 211 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:47:00Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:08.297363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures |
title |
A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures |
spellingShingle |
A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures Costa, Maria da Luz Mercê Vargas Fragoso Educação Ensino básico 1º Ciclo Agrupamento de escolas Inovações educativas Mudanças Liderança Formação contínua Bibliotecas escolares Loures |
title_short |
A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures |
title_full |
A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures |
title_fullStr |
A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures |
title_full_unstemmed |
A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures |
title_sort |
A promoção da inovação e mudanças nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures |
author |
Costa, Maria da Luz Mercê Vargas Fragoso |
author_facet |
Costa, Maria da Luz Mercê Vargas Fragoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Grave-Resendes, Lídia Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria da Luz Mercê Vargas Fragoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino básico 1º Ciclo Agrupamento de escolas Inovações educativas Mudanças Liderança Formação contínua Bibliotecas escolares Loures |
topic |
Educação Ensino básico 1º Ciclo Agrupamento de escolas Inovações educativas Mudanças Liderança Formação contínua Bibliotecas escolares Loures |
description |
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2009-02-05T16:52:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/1216 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/1216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa, Maria da Luz Mercê Vargas Fragoso - A promoção da inovação e mudança nas escolas do 1º Ciclo, em agrupamento, no Concelho de Loures [Em linha]. [Lisboa : s.n.], 2008. 211 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134997343371264 |