Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria da Conceição Pinto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/51141
Resumo: O envelhecimento da população é, sem dúvida, um dos fenómenos mais preocupantes da atualidade, colocando sérios problemas e novos desafios às sociedades contemporâneas. Neste ensaio, pretendemos convidar o leitor a refletir connosco acerca de alguns dos desafios que o envelhecimento da população coloca à vivência intracomunitária dos nossos dias, de um modo particular, os de natureza educacional. A intenção é, em primeiro lugar, tentar desocultar as articulações que se estabelecem entre os conceitos de envelhecimento bem sucedido, qualidade de vida e saúde no sentido de compreender se o envelhecimento bem sucedido é uma realidade possível. Em segundo lugar, a nossa reflexão projeta uma incontornável relação entre educação e envelhecimento bem sucedido, tecendo algumas propostas de reconfiguração da educação de forma a esta poder ser entendida como fator promotor do envelhecimento bem sucedido e qualidade de vida na população idosa.
id RCAP_5be13edb00d0d5e9ceae02eb34097d1c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51141
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de açãoEducar para un envejecimiento exitoso: reflexiones y propuestas de acciónEducate for successful aging: reflections and proposals for actionEnvelhecimento bem sucedidoQualidade de vidaSaúdeEducaçãoEnvejecimiento exitosoCalidad de vidaSaludEducaciónSuccessful agingQuality of lifeHealthEducationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesO envelhecimento da população é, sem dúvida, um dos fenómenos mais preocupantes da atualidade, colocando sérios problemas e novos desafios às sociedades contemporâneas. Neste ensaio, pretendemos convidar o leitor a refletir connosco acerca de alguns dos desafios que o envelhecimento da população coloca à vivência intracomunitária dos nossos dias, de um modo particular, os de natureza educacional. A intenção é, em primeiro lugar, tentar desocultar as articulações que se estabelecem entre os conceitos de envelhecimento bem sucedido, qualidade de vida e saúde no sentido de compreender se o envelhecimento bem sucedido é uma realidade possível. Em segundo lugar, a nossa reflexão projeta uma incontornável relação entre educação e envelhecimento bem sucedido, tecendo algumas propostas de reconfiguração da educação de forma a esta poder ser entendida como fator promotor do envelhecimento bem sucedido e qualidade de vida na população idosa.El envejecimiento de la población es, sin duda, uno de los fenómenos más inquietantes de nuestro tiempo, el cual da lugar a serios problemas y a nuevos desafíos para las sociedades contemporáneas. En este ensayo nos proponemos invitar al lector a reflexionar sobre algunos de los retos más apremiantes que el envejecimiento de la población plantea al transcurrir del día a día en nuestras comunidades y, de manera particular, en el ámbito educativo. La intención es, en primer lugar, tratar de descubrir las conexiones que se establecen entre los conceptos de envejecimiento exitoso, calidad de vida y salud, a fin de comprender si envejecer con éxito es una realidad posible. En segundo lugar, nuestra reflexión revela una relación inevitable entre la educación y el envejecimiento exitoso y articula algunas propuestas para reconfigurar la educación de forma tal que pueda ser entendida como un factor capaz de promover el envejecimiento exitoso y la calidad de vida entre la población de edad avanzada.The aging population is undoubtedly one of the most disturbing phenomenon of our time, posing serious problems and new challenges to contemporary societies. In this essay, we intend to invite the reader to reflect with us about some of the compelling challenges that the aging population places to the intra-community experience of our days, in a particular way, those of education. The intention is, first of all, try to uncover the joints that are established between the concepts of successful aging, quality of life and health in order to understand if successful aging is a possible reality. Secondly, our designs reflect an inescapable relationship between education and successful aging, weaving some proposals of reconfiguration of education so that this can be understood as a promoting factor of successful aging and quality of life of the elderly population.info:eu-repo/semantics/publishedVersionEdiciones Universidad de SalamancaUniversidade do MinhoAntunes, Maria da Conceição Pinto20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51141por1130-37432386-566010.14201/teoredu2015272185201http://revistas.usal.es/index.php/1130-3743/article/view/teoredu2015272185201/14250info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:41.005797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação
Educar para un envejecimiento exitoso: reflexiones y propuestas de acción
Educate for successful aging: reflections and proposals for action
title Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação
spellingShingle Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação
Antunes, Maria da Conceição Pinto
Envelhecimento bem sucedido
Qualidade de vida
Saúde
Educação
Envejecimiento exitoso
Calidad de vida
Salud
Educación
Successful aging
Quality of life
Health
Education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
title_short Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação
title_full Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação
title_fullStr Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação
title_full_unstemmed Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação
title_sort Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação
author Antunes, Maria da Conceição Pinto
author_facet Antunes, Maria da Conceição Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Maria da Conceição Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento bem sucedido
Qualidade de vida
Saúde
Educação
Envejecimiento exitoso
Calidad de vida
Salud
Educación
Successful aging
Quality of life
Health
Education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
topic Envelhecimento bem sucedido
Qualidade de vida
Saúde
Educação
Envejecimiento exitoso
Calidad de vida
Salud
Educación
Successful aging
Quality of life
Health
Education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
description O envelhecimento da população é, sem dúvida, um dos fenómenos mais preocupantes da atualidade, colocando sérios problemas e novos desafios às sociedades contemporâneas. Neste ensaio, pretendemos convidar o leitor a refletir connosco acerca de alguns dos desafios que o envelhecimento da população coloca à vivência intracomunitária dos nossos dias, de um modo particular, os de natureza educacional. A intenção é, em primeiro lugar, tentar desocultar as articulações que se estabelecem entre os conceitos de envelhecimento bem sucedido, qualidade de vida e saúde no sentido de compreender se o envelhecimento bem sucedido é uma realidade possível. Em segundo lugar, a nossa reflexão projeta uma incontornável relação entre educação e envelhecimento bem sucedido, tecendo algumas propostas de reconfiguração da educação de forma a esta poder ser entendida como fator promotor do envelhecimento bem sucedido e qualidade de vida na população idosa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/51141
url http://hdl.handle.net/1822/51141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1130-3743
2386-5660
10.14201/teoredu2015272185201
http://revistas.usal.es/index.php/1130-3743/article/view/teoredu2015272185201/14250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ediciones Universidad de Salamanca
publisher.none.fl_str_mv Ediciones Universidad de Salamanca
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132712865366016