Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/51141 |
Resumo: | O envelhecimento da população é, sem dúvida, um dos fenómenos mais preocupantes da atualidade, colocando sérios problemas e novos desafios às sociedades contemporâneas. Neste ensaio, pretendemos convidar o leitor a refletir connosco acerca de alguns dos desafios que o envelhecimento da população coloca à vivência intracomunitária dos nossos dias, de um modo particular, os de natureza educacional. A intenção é, em primeiro lugar, tentar desocultar as articulações que se estabelecem entre os conceitos de envelhecimento bem sucedido, qualidade de vida e saúde no sentido de compreender se o envelhecimento bem sucedido é uma realidade possível. Em segundo lugar, a nossa reflexão projeta uma incontornável relação entre educação e envelhecimento bem sucedido, tecendo algumas propostas de reconfiguração da educação de forma a esta poder ser entendida como fator promotor do envelhecimento bem sucedido e qualidade de vida na população idosa. |
id |
RCAP_5be13edb00d0d5e9ceae02eb34097d1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51141 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de açãoEducar para un envejecimiento exitoso: reflexiones y propuestas de acciónEducate for successful aging: reflections and proposals for actionEnvelhecimento bem sucedidoQualidade de vidaSaúdeEducaçãoEnvejecimiento exitosoCalidad de vidaSaludEducaciónSuccessful agingQuality of lifeHealthEducationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesO envelhecimento da população é, sem dúvida, um dos fenómenos mais preocupantes da atualidade, colocando sérios problemas e novos desafios às sociedades contemporâneas. Neste ensaio, pretendemos convidar o leitor a refletir connosco acerca de alguns dos desafios que o envelhecimento da população coloca à vivência intracomunitária dos nossos dias, de um modo particular, os de natureza educacional. A intenção é, em primeiro lugar, tentar desocultar as articulações que se estabelecem entre os conceitos de envelhecimento bem sucedido, qualidade de vida e saúde no sentido de compreender se o envelhecimento bem sucedido é uma realidade possível. Em segundo lugar, a nossa reflexão projeta uma incontornável relação entre educação e envelhecimento bem sucedido, tecendo algumas propostas de reconfiguração da educação de forma a esta poder ser entendida como fator promotor do envelhecimento bem sucedido e qualidade de vida na população idosa.El envejecimiento de la población es, sin duda, uno de los fenómenos más inquietantes de nuestro tiempo, el cual da lugar a serios problemas y a nuevos desafíos para las sociedades contemporáneas. En este ensayo nos proponemos invitar al lector a reflexionar sobre algunos de los retos más apremiantes que el envejecimiento de la población plantea al transcurrir del día a día en nuestras comunidades y, de manera particular, en el ámbito educativo. La intención es, en primer lugar, tratar de descubrir las conexiones que se establecen entre los conceptos de envejecimiento exitoso, calidad de vida y salud, a fin de comprender si envejecer con éxito es una realidad posible. En segundo lugar, nuestra reflexión revela una relación inevitable entre la educación y el envejecimiento exitoso y articula algunas propuestas para reconfigurar la educación de forma tal que pueda ser entendida como un factor capaz de promover el envejecimiento exitoso y la calidad de vida entre la población de edad avanzada.The aging population is undoubtedly one of the most disturbing phenomenon of our time, posing serious problems and new challenges to contemporary societies. In this essay, we intend to invite the reader to reflect with us about some of the compelling challenges that the aging population places to the intra-community experience of our days, in a particular way, those of education. The intention is, first of all, try to uncover the joints that are established between the concepts of successful aging, quality of life and health in order to understand if successful aging is a possible reality. Secondly, our designs reflect an inescapable relationship between education and successful aging, weaving some proposals of reconfiguration of education so that this can be understood as a promoting factor of successful aging and quality of life of the elderly population.info:eu-repo/semantics/publishedVersionEdiciones Universidad de SalamancaUniversidade do MinhoAntunes, Maria da Conceição Pinto20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51141por1130-37432386-566010.14201/teoredu2015272185201http://revistas.usal.es/index.php/1130-3743/article/view/teoredu2015272185201/14250info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:41.005797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação Educar para un envejecimiento exitoso: reflexiones y propuestas de acción Educate for successful aging: reflections and proposals for action |
title |
Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação |
spellingShingle |
Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação Antunes, Maria da Conceição Pinto Envelhecimento bem sucedido Qualidade de vida Saúde Educação Envejecimiento exitoso Calidad de vida Salud Educación Successful aging Quality of life Health Education Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
title_short |
Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação |
title_full |
Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação |
title_fullStr |
Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação |
title_full_unstemmed |
Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação |
title_sort |
Educar para um envelhecimento bem sucedido: reflexões e propostas de ação |
author |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
author_facet |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envelhecimento bem sucedido Qualidade de vida Saúde Educação Envejecimiento exitoso Calidad de vida Salud Educación Successful aging Quality of life Health Education Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
topic |
Envelhecimento bem sucedido Qualidade de vida Saúde Educação Envejecimiento exitoso Calidad de vida Salud Educación Successful aging Quality of life Health Education Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
description |
O envelhecimento da população é, sem dúvida, um dos fenómenos mais preocupantes da atualidade, colocando sérios problemas e novos desafios às sociedades contemporâneas. Neste ensaio, pretendemos convidar o leitor a refletir connosco acerca de alguns dos desafios que o envelhecimento da população coloca à vivência intracomunitária dos nossos dias, de um modo particular, os de natureza educacional. A intenção é, em primeiro lugar, tentar desocultar as articulações que se estabelecem entre os conceitos de envelhecimento bem sucedido, qualidade de vida e saúde no sentido de compreender se o envelhecimento bem sucedido é uma realidade possível. Em segundo lugar, a nossa reflexão projeta uma incontornável relação entre educação e envelhecimento bem sucedido, tecendo algumas propostas de reconfiguração da educação de forma a esta poder ser entendida como fator promotor do envelhecimento bem sucedido e qualidade de vida na população idosa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/51141 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/51141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1130-3743 2386-5660 10.14201/teoredu2015272185201 http://revistas.usal.es/index.php/1130-3743/article/view/teoredu2015272185201/14250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ediciones Universidad de Salamanca |
publisher.none.fl_str_mv |
Ediciones Universidad de Salamanca |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132712865366016 |