Adolescência e as transições da escola para o trabalho: um processo de inclusão e exclusão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/89149 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir a percepção do adolescente do ensino médio da escola pública sobre o processo de inserção no mercado de trabalho. Na sociedade contemporânea existe uma crise de valores e ao mesmo tempo uma transformação que repercute na forma do jovem ingressar no mundo do trabalho. O trabalho é considerado pelos clássicos da sociologia e por educadores como vital para o desenvolvimento da sociedade e do sujeito. Neste contexto perguntamos para os jovens o que significa ser jovem e qual o significado do trabalho, bem como as suas expectativas para ingressar neste mundo. Para coletar as informações utilizamos questionários e a técnica de grupo focal, além da nossa vivência com esta temática. |
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Adolescência e as transições da escola para o trabalho: um processo de inclusão e exclusãoAdolescence and transitions from school to work: a process of inclusion and exclusionAdolescênciaMundo do trabalhoSocializaçãoEscolaAdolescenceWorld of WorkSocializationSchoolEste artigo tem por objetivo discutir a percepção do adolescente do ensino médio da escola pública sobre o processo de inserção no mercado de trabalho. Na sociedade contemporânea existe uma crise de valores e ao mesmo tempo uma transformação que repercute na forma do jovem ingressar no mundo do trabalho. O trabalho é considerado pelos clássicos da sociologia e por educadores como vital para o desenvolvimento da sociedade e do sujeito. Neste contexto perguntamos para os jovens o que significa ser jovem e qual o significado do trabalho, bem como as suas expectativas para ingressar neste mundo. Para coletar as informações utilizamos questionários e a técnica de grupo focal, além da nossa vivência com esta temática.This article aims to discuss the adolescents’ perceptions of public high school on the process of entering the labor market. In contemporary society there is a crisis of values and at the same time a transformation that affects the way the young are entering the world of work. The work is considered by the classics of sociology and educators as vital to the development of society and the individual. In this context we asked young people what it means to be young and what the meaning of work, as well as their expectations in joining this world. To collect the information we used questionnaires and focus groups, as well as our experience with this topic.Universidade Estadual da Paraíba2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/89149http://hdl.handle.net/10316/89149por2594-7990http://novo.revista.uepb.edu.br/index.php/REIN/article/view/56Silva, Marcos Antonio Batista dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T06:52:05Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/89149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:09:33.733828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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