Adolescência e as transições da escola para o trabalho: um processo de inclusão e exclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Antonio Batista da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/89149
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a percepção do adolescente do ensino médio da escola pública sobre o processo de inserção no mercado de trabalho. Na sociedade contemporânea existe uma crise de valores e ao mesmo tempo uma transformação que repercute na forma do jovem ingressar no mundo do trabalho. O trabalho é considerado pelos clássicos da sociologia e por educadores como vital para o desenvolvimento da sociedade e do sujeito. Neste contexto perguntamos para os jovens o que significa ser jovem e qual o significado do trabalho, bem como as suas expectativas para ingressar neste mundo. Para coletar as informações utilizamos questionários e a técnica de grupo focal, além da nossa vivência com esta temática.
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