Onde Estamos? O Uso do Geocaching na construção de conhecimentos de localização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Leandro Dinis Paiva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93806
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_5be3402608342e7726aae9abad0cad86
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93806
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Onde Estamos? O Uso do Geocaching na construção de conhecimentos de localização.Where are we? The use of Geocaching in the construction of localization know ledge.Prática Pedagógica SupervisionadaGeocachingLocalizaçãoEnsino de GeografiaTrabalho Colaborativo.Supervised Pedagogical PracticeGeocachingLocationGeography TeachingCollaborative WorkRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO relatório aqui apresentado visa fazer uma reflexão sobre as atividades letivas e não letivas realizadas na Escola Secundária e de 3º Ciclo Dr.ª Maria Cândida, em Mira, durante o estágio pedagógico supervisionado que aí decorreu no ano letivo de 2018/2019. É ainda apresentada, descrita e analisada uma estratégia de ensino-aprendizagem tendo por base o tema “A Localização de Lugares na Superfície da Terra”, que tem como objetivo valorizar e destacar a importância de conteúdos geográficos no fortalecimento da educação geográfica no mundo atual.Na primeira parte deste relatório é feita uma apresentação de todas as atividades letivas e não letivas realizadas por mim e pelo núcleo de estágio onde estive inserido, bem como uma apresentação da escola, do núcleo de estágio e da turma que me foi destinada. Além disso, apresenta-se ainda uma breve reflexão sobre toda a prática pedagógica feita durante o ano de estágio. Em seguida, faz-se uma apresentação de todos os conceitos associados ao tema da “Localização de Lugares na Superfície da Terra”, como “informação geográfica”, “espaço geográfico” e “geocaching”.Numa segunda parte do relatório será feita a apresentação da estratégia didático-pedagógica, tendo por base um jogo de geocaching, onde os alunos colocam em prática os conhecimentos sobre localização, exploram o espaço geográfico e usam a informação geográfica para responder a questões do formulário do jogo. A estratégia teve como base o trabalho de grupo e o uso de tecnologias, as quais permitiram a implementação de uma atividade fora do ambiente mais formal da sala de aula, permitindo a exploração do espaço e da informação geográfica num contexto lúdico dedicado à consolidação de conhecimentos.The report presented here aims to reflect on the teaching and non-teaching activities carried out at the Dr.ª Maria Cândida School, located at Mira, during the supervised pedagogical internship that took place there in the 2018/2019 school year. A teaching-learning strategy is presented, described and analyzed, based on the issue “Locating Places on the Earth's Surface”, which aims to enhance and highlight the importance of basic geographic knowledge to strengthen the geographic education in the current world. In the first part of this report a presentation was made of all the teaching and non-teaching activities performed by me and the internship nucleus where I was inserted, as well as a presentation of the school, the internship nucleus and the class tutored by me. In addition, a brief analysis focused on all the pedagogical practice made during the internship year is presented. Afterwards, a presentation of all the concepts associated with the theme of “Location of Places on the Earth's Surface”, such as “geographic information”, “geographic space” and “geocaching”, is made.The second part of this report presents the didactic-pedagogical strategy, based on the geocaching approach, aiming to explore geographic space, use geographic information to answer questions and consolidate knowledge associated to relative location. The strategy was based on group work and the use of technologies, which supported the implementation of a strategy that provided students the opportunity to put in practice knowledge outside a formal classroom environment, allowing the exploration of space and geographic information.2020-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93806http://hdl.handle.net/10316/93806TID:202490874porCustódio, Leandro Dinis Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:18:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:42.020621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Onde Estamos? O Uso do Geocaching na construção de conhecimentos de localização.
Where are we? The use of Geocaching in the construction of localization know ledge.
title Onde Estamos? O Uso do Geocaching na construção de conhecimentos de localização.
spellingShingle Onde Estamos? O Uso do Geocaching na construção de conhecimentos de localização.
Custódio, Leandro Dinis Paiva
Prática Pedagógica Supervisionada
Geocaching
Localização
Ensino de Geografia
Trabalho Colaborativo.
Supervised Pedagogical Practice
Geocaching
Location
Geography Teaching
Collaborative Work
title_short Onde Estamos? O Uso do Geocaching na construção de conhecimentos de localização.
title_full Onde Estamos? O Uso do Geocaching na construção de conhecimentos de localização.
title_fullStr Onde Estamos? O Uso do Geocaching na construção de conhecimentos de localização.
title_full_unstemmed Onde Estamos? O Uso do Geocaching na construção de conhecimentos de localização.
title_sort Onde Estamos? O Uso do Geocaching na construção de conhecimentos de localização.
author Custódio, Leandro Dinis Paiva
author_facet Custódio, Leandro Dinis Paiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio, Leandro Dinis Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Pedagógica Supervisionada
Geocaching
Localização
Ensino de Geografia
Trabalho Colaborativo.
Supervised Pedagogical Practice
Geocaching
Location
Geography Teaching
Collaborative Work
topic Prática Pedagógica Supervisionada
Geocaching
Localização
Ensino de Geografia
Trabalho Colaborativo.
Supervised Pedagogical Practice
Geocaching
Location
Geography Teaching
Collaborative Work
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93806
http://hdl.handle.net/10316/93806
TID:202490874
url http://hdl.handle.net/10316/93806
identifier_str_mv TID:202490874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134022416203776