Comunicação e museografia da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerhardt, Roberto Osvaldo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/11318
Resumo: O presente projeto desenvolve-se no contexto da museografia e decorre do tema genérico do design da identidade. Procura-se contribuir para a comunicação do património histórico e cultural da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, intervindo no interior de sua Igreja sem interferir na atmosfera do local. Focam-se temas essenciais associados às disciplinas do conhecimento pertinentes para as diversas questões estratégicas, analisando, sobretudo, uma solução com um carácter multifuncional que não só não se sobreponha aos artefactos expostos, como também permita manter a disponibilidade do local para as celebrações religiosas. Para o desenvolvimento desta investigação foram utilizados dois procedimentos metodológicos: Revisão bibliográfica e prática projetual. Para a revisão bibliográfica foram pesquisados autores e correntes de pensamento relevantes ao estudo. Para o projeto de comunicação foi efetuada uma pesquisa direcionada para a procura de um elemento simbólico que represente na sua plenitude a simbologia da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro e para a museografia, foi efetuado um levantamento completo das informações arquitectónicas e culturais da Igreja da Misericórdia visando informar o acervo aos visitantes. Como pressuposto de contribuir para potencializar os valores culturais e conceituais da instituição, recorre-se, por um lado, aos recursos técnicos, tecnológicos e Know-how existentes, assim como à identidade da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro e atuais considerações em torno do branding e da museografia. Resultam do presente projeto a identificação e comunicação do acervo histórico e cultural da instituição e o desenho de uma nova identidade visual capaz de comunicar o património da instituição na contemporaneidade, fortalecendo a sua identidade tanto interna como externamente. Pretende-se que a identidade visual da Misericórdia, amparada pela museografia, possa aproximar a comunidade e a instituição, refletindo, numa nova sensibilidade comunicacional estética, o caráter que a marca pretende implementar.
id RCAP_5be899d4ba54e8a05b509f847631cd4b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/11318
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação e museografia da Santa Casa da Misericórdia de AveiroDesignMuseografiaMuseus - SinaléticaVisualização gráficaO presente projeto desenvolve-se no contexto da museografia e decorre do tema genérico do design da identidade. Procura-se contribuir para a comunicação do património histórico e cultural da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, intervindo no interior de sua Igreja sem interferir na atmosfera do local. Focam-se temas essenciais associados às disciplinas do conhecimento pertinentes para as diversas questões estratégicas, analisando, sobretudo, uma solução com um carácter multifuncional que não só não se sobreponha aos artefactos expostos, como também permita manter a disponibilidade do local para as celebrações religiosas. Para o desenvolvimento desta investigação foram utilizados dois procedimentos metodológicos: Revisão bibliográfica e prática projetual. Para a revisão bibliográfica foram pesquisados autores e correntes de pensamento relevantes ao estudo. Para o projeto de comunicação foi efetuada uma pesquisa direcionada para a procura de um elemento simbólico que represente na sua plenitude a simbologia da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro e para a museografia, foi efetuado um levantamento completo das informações arquitectónicas e culturais da Igreja da Misericórdia visando informar o acervo aos visitantes. Como pressuposto de contribuir para potencializar os valores culturais e conceituais da instituição, recorre-se, por um lado, aos recursos técnicos, tecnológicos e Know-how existentes, assim como à identidade da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro e atuais considerações em torno do branding e da museografia. Resultam do presente projeto a identificação e comunicação do acervo histórico e cultural da instituição e o desenho de uma nova identidade visual capaz de comunicar o património da instituição na contemporaneidade, fortalecendo a sua identidade tanto interna como externamente. Pretende-se que a identidade visual da Misericórdia, amparada pela museografia, possa aproximar a comunidade e a instituição, refletindo, numa nova sensibilidade comunicacional estética, o caráter que a marca pretende implementar.The current project is being developed in a museography context and it stems from the generic theme of identity design. The aim is to contribute to the historical and cultural heritage of Aveiro’s Santa Casa da Misericórdia, by intervening in the interior of its church without interfering in the local atmosphere. We focus on essential themes, associated with relevant knowledge disciplines on the various strategic questions, analyzing, above all, a solution with a multifunctional character that not only does not overlap the artifacts on display, but can also keep the availability for religious celebrations. In this investigation’s development, two methodological procedures were used: bibliographical revision and design practice. For the bibliographical revision, authors and relevant currents of thought to this study were researched. For the communication project, an investigation was conducted which focused on the search for a symbolic element that fully represents the symbology of the Santa Casa da Misericórdia de Aveiro. On the museography, a complete auditing of the architectural and cultural informations of the Igreja da Misericórdia aiming to inform the collection to its visitors. With the objective of contributing for the potentiation of cultural and conceptual values of the institution, we resort, on one hand on technical and technological resources as well as existing know-how, and on the other on the Aveiro’s Santa Casa da Misericórdia identity and current considerations around branding and museography. The current project results in the identification and communication of the historical and cultural collection of the institution and the development of a new visual identity, capable of communicating the institution’s contemporary heritage, strengthening both its internal and external. The goal is that the Misercórdia’s visual identity, supported by museography, can bring together the community and the institution, reflecting in a new aesthetical communicational sensitivity the character that the brand intends to implement.Universidade de Aveiro2013-10-22T17:19:32Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11318TID:201591448porGerhardt, Roberto Osvaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:48:06Zoai:ria.ua.pt:10773/11318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:48:06Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e museografia da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro
title Comunicação e museografia da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro
spellingShingle Comunicação e museografia da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro
Gerhardt, Roberto Osvaldo
Design
Museografia
Museus - Sinalética
Visualização gráfica
title_short Comunicação e museografia da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro
title_full Comunicação e museografia da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro
title_fullStr Comunicação e museografia da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro
title_full_unstemmed Comunicação e museografia da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro
title_sort Comunicação e museografia da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro
author Gerhardt, Roberto Osvaldo
author_facet Gerhardt, Roberto Osvaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerhardt, Roberto Osvaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Museografia
Museus - Sinalética
Visualização gráfica
topic Design
Museografia
Museus - Sinalética
Visualização gráfica
description O presente projeto desenvolve-se no contexto da museografia e decorre do tema genérico do design da identidade. Procura-se contribuir para a comunicação do património histórico e cultural da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, intervindo no interior de sua Igreja sem interferir na atmosfera do local. Focam-se temas essenciais associados às disciplinas do conhecimento pertinentes para as diversas questões estratégicas, analisando, sobretudo, uma solução com um carácter multifuncional que não só não se sobreponha aos artefactos expostos, como também permita manter a disponibilidade do local para as celebrações religiosas. Para o desenvolvimento desta investigação foram utilizados dois procedimentos metodológicos: Revisão bibliográfica e prática projetual. Para a revisão bibliográfica foram pesquisados autores e correntes de pensamento relevantes ao estudo. Para o projeto de comunicação foi efetuada uma pesquisa direcionada para a procura de um elemento simbólico que represente na sua plenitude a simbologia da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro e para a museografia, foi efetuado um levantamento completo das informações arquitectónicas e culturais da Igreja da Misericórdia visando informar o acervo aos visitantes. Como pressuposto de contribuir para potencializar os valores culturais e conceituais da instituição, recorre-se, por um lado, aos recursos técnicos, tecnológicos e Know-how existentes, assim como à identidade da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro e atuais considerações em torno do branding e da museografia. Resultam do presente projeto a identificação e comunicação do acervo histórico e cultural da instituição e o desenho de uma nova identidade visual capaz de comunicar o património da instituição na contemporaneidade, fortalecendo a sua identidade tanto interna como externamente. Pretende-se que a identidade visual da Misericórdia, amparada pela museografia, possa aproximar a comunidade e a instituição, refletindo, numa nova sensibilidade comunicacional estética, o caráter que a marca pretende implementar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22T17:19:32Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/11318
TID:201591448
url http://hdl.handle.net/10773/11318
identifier_str_mv TID:201591448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543503679324160